Espanhóis roubam a Portugal exportação de azeite para a China

Marcos Silva Pereira / Flickr

-

As importações chinesas de azeite, um dos produtos exóticos que estão a tentar cativar o paladar da nova classe média da China, quase triplicaram nos últimos cinco anos, atingindo 43,4 milhões de litros em 2013, disse um jornal oficial.

“Os chineses estão a ganhar gosto pelo azeite”, afirma o China Daily num artigo publicado na quarta-feira na primeira página do suplemento económico do jornal.

Pelas contas citadas no jornal, em 2009, a China importou apenas 14,7 milhões de litros de azeite.

Contudo, o azeite continua a ser um ingrediente raro na cozinha chinesa e, apesar do acelerado aumento das importações, ainda só representa 1% do consumo de óleos comestíveis usados no país, refere o China Daily.

Entre os produtores de azeite, o jornal destaca a Espanha, afirmando que nos primeiros nove meses de 2013 aquele país exportou para a China 18,7 milhões de litros.

O investimento da Espanha em publicidade na imprensa chinesa, nomeadamente na televisão, e em outras ações de promoção do azeite, também foi elevado: 4,5 milhões de euros, disse ao China Daily o diretor-geral da Associação Espanhola de Exportadores de Azeites, Amparo Chozaz.

No caso de Portugal, pelo contrário, as exportações de azeite para a China diminuíram muito nos últimos dois anos.

Segundo as estatísticas da Administração-geral das Alfandegas Chinesas, que não incluem as transações com Macau e Hong Kong, em 2013, as importações de azeite português caíram para 734.000 euros, uma descida de 47% em relação a 2012 e menos de metade do que em 2011.

/Lusa

 

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. nem de longe o azeite espanhol é tão bom quanto o português. no entanto, os chineses se contentam com qualquer porcaria…

  2. Para falar de produtos sejam eles de azeite ou outros acho que a china tem lugar para todos assim eles queiram portanto não será uma « guerra » só porque os espanhois enviam mais azeite para a china, terá sim que haver por parte dos produtores Portugueses maior divulgação na china dos nossos produtos etc…

  3. Que título mais ridículo e absurdo!! O desenvolvimento da noticia nada tem a ver com o título!!! De resto, e falando de azeite faltaria dizer que também os espanhóis vieram para Portugal plantar oliveiras e assim puderam aumentar a sua produção de azeite. Tudo isto acontece porque os campos portugueses estavam (e estão) ABANDONADOS. Os panhonhas dos portugueses apenas sabem ir para a rua fazer manifestações e greves para que o Governo (que deve ser o pai deles…) lhes dê emprego, lhes dê casa, enfim lhes dê tudo e os campos tão preciosos continuam abandonados. Com o clima que temos… enfim heranças do tão venerado 25 de Abril que tanto teve de MAU como de bom para Portugal.

RESPONDER

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …