Espanhóis roubam a Portugal exportação de azeite para a China

Marcos Silva Pereira / Flickr

-

As importações chinesas de azeite, um dos produtos exóticos que estão a tentar cativar o paladar da nova classe média da China, quase triplicaram nos últimos cinco anos, atingindo 43,4 milhões de litros em 2013, disse um jornal oficial.

“Os chineses estão a ganhar gosto pelo azeite”, afirma o China Daily num artigo publicado na quarta-feira na primeira página do suplemento económico do jornal.

Pelas contas citadas no jornal, em 2009, a China importou apenas 14,7 milhões de litros de azeite.

Contudo, o azeite continua a ser um ingrediente raro na cozinha chinesa e, apesar do acelerado aumento das importações, ainda só representa 1% do consumo de óleos comestíveis usados no país, refere o China Daily.

Entre os produtores de azeite, o jornal destaca a Espanha, afirmando que nos primeiros nove meses de 2013 aquele país exportou para a China 18,7 milhões de litros.

O investimento da Espanha em publicidade na imprensa chinesa, nomeadamente na televisão, e em outras ações de promoção do azeite, também foi elevado: 4,5 milhões de euros, disse ao China Daily o diretor-geral da Associação Espanhola de Exportadores de Azeites, Amparo Chozaz.

No caso de Portugal, pelo contrário, as exportações de azeite para a China diminuíram muito nos últimos dois anos.

Segundo as estatísticas da Administração-geral das Alfandegas Chinesas, que não incluem as transações com Macau e Hong Kong, em 2013, as importações de azeite português caíram para 734.000 euros, uma descida de 47% em relação a 2012 e menos de metade do que em 2011.

/Lusa

 

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. nem de longe o azeite espanhol é tão bom quanto o português. no entanto, os chineses se contentam com qualquer porcaria…

  2. Para falar de produtos sejam eles de azeite ou outros acho que a china tem lugar para todos assim eles queiram portanto não será uma « guerra » só porque os espanhois enviam mais azeite para a china, terá sim que haver por parte dos produtores Portugueses maior divulgação na china dos nossos produtos etc…

  3. Que título mais ridículo e absurdo!! O desenvolvimento da noticia nada tem a ver com o título!!! De resto, e falando de azeite faltaria dizer que também os espanhóis vieram para Portugal plantar oliveiras e assim puderam aumentar a sua produção de azeite. Tudo isto acontece porque os campos portugueses estavam (e estão) ABANDONADOS. Os panhonhas dos portugueses apenas sabem ir para a rua fazer manifestações e greves para que o Governo (que deve ser o pai deles…) lhes dê emprego, lhes dê casa, enfim lhes dê tudo e os campos tão preciosos continuam abandonados. Com o clima que temos… enfim heranças do tão venerado 25 de Abril que tanto teve de MAU como de bom para Portugal.

RESPONDER

A Realidade Virtual pode ser a próxima terapia para tratar pânico, fobias e distúrbios

A Oxford VR, empresa britânica de realidade virtual, acaba de acumular mais de 13 milhões de euros para investir na terapia com a tecnologia do futuro. A companhia surgiu a partir do departamento de psiquiatria da …

Apple não deixa que vilões de filmes usem iPhones

A Apple não deixa que os vilões dos filmes de Hollywood usem os telemóveis iPhone no grande ecrã. Esta é apenas uma das empresas que não permite este tipo de coisa. Os filmes podem ter uma …

O coronavírus pode ser a "doença X" temida pelos especialistas

O coronavírus, que já matou 2.700 pessoas e infetou mais de 80 mil desde dezembro, está a tornar-se "rapidamente" no primeiro grande desafio pandémico do mundo, enquadrando-se nos moldes da "doença X" temida por especialistas. O …

Media Capital passou de lucros a prejuízos de 54,7 milhões

A Media Capital registou prejuízos de 54,7 milhões de euros no ano passado, contra lucros de 21,6 milhões de euros um ano antes, anunciou hoje a dona da TVI, que está em processo de compra …

Camas na classe económica dos aviões podem vir a tornar-se uma realidade

A companhia aérea neozelandesa Air New Zealand está a pensar incluir camas na classe económica de alguns dos seus voos mais longos. A ideia deverá avançar dentro de um ano. A companhia aérea neozelandesa Air New …

Temperatura do planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões de anos

A temperatura no planeta pode estabilizar nos valores de há três milhões a cinco milhões de anos, caso a humanidade consiga estancar as emissões de gases com efeito de estufa até 2030, diz a especialista …

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves arguido por corrupção e abuso de poder

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa Vaz das Neves é arguido na Operação Lex por suspeitas de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos, disse à Lusa fonte …

Governo quer licenças de trabalho parcial pagas para pais no primeiro ano dos filhos

O Governo quer implementar licenças de trabalho parcial remuneradas para pais e mães de crianças no seu primeiro ano de vida, no âmbito do programa para a conciliação entre vida profissional e vida familiar e …

Covid-19. Portugal "tem de preparar-se para o pior" e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação. "Convém …

Misteriosa mensagem esculpida numa rocha em França foi finalmente decifrada

A inscrição, gravada há 250 anos numa rocha na região francesa da Bretanha, foi finalmente decifrada graças a um concurso lançado pelo município. O mistério, que há muitos anos intrigava a comunidade científica e curiosos de …