Há espanhóis a desobedecer ao estado de emergência

A maioria dos espanhóis está em casa, mas há quem esteja a desafiar o estado de emergência no país vizinho. A polícia já passou multas.

Até ao final do mês de março, os espanhóis só podem sair de casa por “motivos de força maior ou situação de necessidade”. No entanto, há infratores um pouco por todo o país que continuam as suas vidas como se não tivesse sido declarado estado de emergência.

As autoridades espanholas sensibilizam num primeiro momento e, só depois, passam o auto, em caso de desobediência. De acordo com a imprensa, são vários os cidadãos que já terão sido multados, com multas que podem ir dos 100 aos 600 mil euros.

No domingo, no município de La Unión, na província de Múrcia, foram multadas oito pessoas nas primeiras horas do estado de emergência: uma delas estava estendida na praia e as outras sete a pescar. Apesar de os valores das coimas não terem sido revelados, estes não deverão ter passado do mínimo: 100 euros.

Também um pouco por todo o país, as autoridades multaram ciclistas por estarem a fazer desporto na via pública, uma vez que a utilização das bicicletas só está autorizada como meio de transporte e para efetuar deslocações casa-trabalho.

O Observador conta que, na Catalunha, os Mossos d’Esquadra não tiveram mãos a medir e, na madrugada em que o decreto real entrou em vigor, fecharam 238 bares e discotecas que não cumpriram imediatamente as medidas impostas. Já a polícia de Bilbau preferiu sensibilizar.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estupidez europeia! Como infeto ou sou infetado a andar de biciclete, mota ou carro, sozinho, sem parar a falar ou conviver com alguem? Filhos da puta, querem controlar tudo e todos e este virus, infelizmente, deu-lhes exatamente o que eles necessitavam para o fazer. Continuem a votar por esses parasitas, qualquer dia, ai em Portugal e toda a Europa, nem cagar vao poder sem pedir licenca.

RESPONDER

Centeno deixa aviso à Zona Euro. Futuro da UE depende da resposta que der à pandemia

Mário Centeno escreveu aos ministros das Finanças da Zona Euro para os alertar que o futuro da União Europeia depende da forma como conseguir lidar com a crise económica devida à pandemia de Covid-19. Uma …

Governo quer desempregados e trabalhadores em lay-off a reforçar lares e hospitais

O Governo criou uma medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde com o objetivo de apoiar as entidades do setor social e solidário. De acordo com o ECO, o Governo …

Recibos verdes podem pedir apoio a partir desta quarta-feira. Será pago ainda este mês

O apoio por quebra de atividade destina-se a trabalhadores independentes que nos últimos 12 meses tenham tido obrigação contributiva em pelo menos 3 meses consecutivos. O formulário para os trabalhadores independentes pedirem apoio por redução de …

"Este mês é perigosíssimo!" Costa avisa que "não podem ir à terra" na Páscoa

"As pessoas não podem ir à terra!" O alerta é de António Costa que avisa que este mês de Abril "é perigosíssimo" por causa da Páscoa. O primeiro-ministro recomenda também aos emigrantes que não venham …

13% dos casos de covid-19 em Portugal são profissionais de saúde. Há 10 médicos nos cuidados intensivos

Um em cada oito infetados com o novo coronavírus em Portugal é profissional de saúde. O número de médicos, enfermeiros, auxiliares e outros trabalhadores de hospitais e centros de saúde que estão contagiados não pára …

Curva em Itália parece estar a aplanar. Confirmado primeiro caso num campo de refugiados grego

A Itália registou mais 4.053 casos positivos e mais 837 mortes em 24 horas, valores semelhantes aos de segunda-feira e que sugerem que a curva da covid-19 parede estar a estabilizar. De acordo com o Observador, …

Há mais de 8 mil infetados e 187 mortes por covid-19 em Portugal

Há mais 27 mortes em relação a terça-feira, aumentando o número total de óbitos para 87. O número de casos confirmados em Portugal já ascende as 8 mil pessoas. O boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da …

Há falhas no sistema que regista casos de covid-19. A "esmagadora maioria" não vai ser contabilizada

O sistema que regista os casos de covid-19 em Portugal é "um pesadelo burocrático", denunciam os infecciologistas. A "esmagadora maioria" dos casos vai acabar por não ser notificada, acrescentam. O problema tornou-se público quando a Direção-Geral …

Mais de 3600 empresas já pediram acesso ao lay-off simplificado

O Governo já recebeu 3600 pedidos de empresas para aderirem ao regime lay-off lançado na semana passada, disse, esta terça-feira, a ministra do Trabalho e da Segurança Social. Ana Mendes Godinho, que falava aos jornalistas no …

Em tempos de crise, os emprestados podem ser a solução do Benfica

Bruno Varela, Cristián Lema, Filip Krovinovic, Gedson Fernandes e Diogo Gonçalves são hipóteses que Bruno Lage tem a seu dispor para regressar dos empréstimos. A suspensão das competições desportivas deixa muitos clubes entre a espada e …