Espanha “roubou” água do Tejo durante a noite

O Governo espanhol procedeu a um transvase de água do Tejo, para regar os campos do sul do país, numa medida que foi posta em prática na calada da noite e de forma “ilegal”, segundo acusam associações ambientalistas. Há quem fale num verdadeiro “roubo de água”.

Os jornais Sol e Correio da Manhã avançam que este transvase da Cabeceira do Tejo para o rio Segura, no Levante espanhol, começou às 20h00 de 29 de Setembro passado e só terminou na madrugada do dia seguinte.

O transvase teve como objectivo levar água até aos campos do sul do país, nas regiões de Múrcia e Almeria, consideradas a “horta da Europa”, fruto das grandes produções agrícolas que têm sido usadas como “bandeira” do Governo espanhol para ilustrar as boas políticas económicas do país.

Este transvase Tejo-Segura foi “ilegal”, denunciou um elemento da Plataforma em Defesa dos Rios Tejo e Alberche, Miguel Ángel Sánchez. É que desde Maio de 2017 que não são permitidas transferências de águas entre os dois rios porque o nível de água das barragens está bastante abaixo dos mínimos estabelecidos.

Para contornar a situação, o que o Governo espanhol fez “foi disfarçá-lo, chamando-lhe cessão de direitos”, aponta ao jornal i o presidente da Associação de Municípios Ribeirinhos, Francisco Pérez Torrecilla, que representa 22 localidades nas margens do Tejo.

O transvase, autorizado pela Confederação Hidrográfica do Tejo (CHT), que gere o rio em Espanha, terá mesmo causado a demissão do ex-presidente da estrutura, Miguel Antolín, que “se terá recusado a dar ordem para accionar a transferência”, realça o Sol.

O seu sucessor no cargo, Juan Carlos de Cea, que acabou por autorizar o transvase, assegura a este semanário que a lei está a ser cumprida escrupulosamente.

“Portugal deveria denunciar Espanha de forma dura”

Este foco no “discurso legalista” é a estratégia recorrente do Governo espanhol, aponta ao Sol o elemento da Greenpeace Espanha Julio Barea. No caso do transvase Tejo-Segura, “está neste momento blindado por diferentes leis reais e decretos” de modo a que seja “intocável”, considera.

Já em declarações ao i, Barea destaca a “irracionalidade com que se está a gerir a política hídrica espanhola” e aponta que Espanha é “o país com mais denúncias em matéria ambiental da União Europeia”, nomeadamente quanto à questão das águas.

Barea vai mais longe e diz que “Portugal deveria denunciar Espanha de forma dura” perante os parceiros da União Europeia.

Num comunicado da Associação de Municípios Ribeirinhos, citado pelo site ElPeriodicoDeLaEnergia, fala-se declaradamente de “um roubo de água”, lamentando-se que o transvase Tejo-Segura “encarece a energia eléctrica para todos os espanhóis”.

“Estamos a subvencionar o benefício de uns poucos com o dinheiro de todos os espanhóis que, agora, vemos como a luz sobe cada vez mais e mais acrescenta à seca, quando os nossos reservatórios estão preparados para suportar até cinco anos com escassez de chuvas”, queixa-se a Associação de municípios das margens do Tejo.

Enquanto isso, e com os níveis de água a atingirem mínimos históricos, a política de transvases é vista como a única solução em várias zonas de Espanha, nomeadamente na Galiza.

Os rios galegos carregam 80% menos de água do que o habitual, nesta época do ano, refere o El País, frisando que na zona de Ourense, o caudal arrasta “34 metros cúbicos de água por segundo” quando o normal seriam 220 metros cúbicos.

SV, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Os espanhóis tratam todos pela mesma bitola, veja-se o caso dos catalães e bascos, tudo à sua volta é tudo deles e as tais leis deles fazem quantas necessárias para justificarem as suas intenções e são estas que valem perante a UE e outros porque são ditadas por Madrid.

  2. Os espanhóis aproveitam a água embora pareça ser ilegal segundo se afirma para canais artificiais que construíram para sul para aproveitamento de rega, no entanto nós por cá e agora aconteceu certamente quando choveu parte dela que não ficou em albufeiras correu direitinha ao oceano quando poderia ser encaminhada para sul através de canais caso os houvesse, somos atrasados e teimamos sempre na mesma lastimando-nos depois pelas desgraças ocorridas.

  3. De Espanha nem bom vento, nem bom casamento.
    E já agora … nem boa água, nem má água !
    Os espanhóis têm tratado os portugueses como coitadinhos. Veja-se o caso de Almaraz…
    Espanha já deveria ter encerrado aquela Central Nuclear, mas resolve prolongar o seu tempo de vida e criar lá instalações para depósito de resíduos radioativos. Os socialistas portugueses reclamam. Os espanhóis concedem a construção das ditas instalações a Portugal e NUNCA MAIS se falou no assunto !!
    Eles sabem como corromper os governantes portugueses!

RESPONDER

Muco marinho na costa da Turquia ameaça ecossistemas. E é só a ponta do icebergue

Esta semana, a Turquia lançou a maior limpeza marítima da sua história para fazer face à proliferação sem precedentes de muco marinho no Mar de Mármara, um sintoma de um problema ambiental muito maior. Debaixo das …

Fotografia da Rainha Isabel II removida da Universidade de Oxford devido à "história colonial"

Um grupo de estudantes da Universidade de Oxford removeu uma fotografia da Rainha Isabel II da sua área comum devido aos seus laços com a “história colonial”. A atitude gerou uma onda de controvérsia. A imprensa …

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …