Espanha “roubou” água do Tejo durante a noite

O Governo espanhol procedeu a um transvase de água do Tejo, para regar os campos do sul do país, numa medida que foi posta em prática na calada da noite e de forma “ilegal”, segundo acusam associações ambientalistas. Há quem fale num verdadeiro “roubo de água”.

Os jornais Sol e Correio da Manhã avançam que este transvase da Cabeceira do Tejo para o rio Segura, no Levante espanhol, começou às 20h00 de 29 de Setembro passado e só terminou na madrugada do dia seguinte.

O transvase teve como objectivo levar água até aos campos do sul do país, nas regiões de Múrcia e Almeria, consideradas a “horta da Europa”, fruto das grandes produções agrícolas que têm sido usadas como “bandeira” do Governo espanhol para ilustrar as boas políticas económicas do país.

Este transvase Tejo-Segura foi “ilegal”, denunciou um elemento da Plataforma em Defesa dos Rios Tejo e Alberche, Miguel Ángel Sánchez. É que desde Maio de 2017 que não são permitidas transferências de águas entre os dois rios porque o nível de água das barragens está bastante abaixo dos mínimos estabelecidos.

Para contornar a situação, o que o Governo espanhol fez “foi disfarçá-lo, chamando-lhe cessão de direitos”, aponta ao jornal i o presidente da Associação de Municípios Ribeirinhos, Francisco Pérez Torrecilla, que representa 22 localidades nas margens do Tejo.

O transvase, autorizado pela Confederação Hidrográfica do Tejo (CHT), que gere o rio em Espanha, terá mesmo causado a demissão do ex-presidente da estrutura, Miguel Antolín, que “se terá recusado a dar ordem para accionar a transferência”, realça o Sol.

O seu sucessor no cargo, Juan Carlos de Cea, que acabou por autorizar o transvase, assegura a este semanário que a lei está a ser cumprida escrupulosamente.

“Portugal deveria denunciar Espanha de forma dura”

Este foco no “discurso legalista” é a estratégia recorrente do Governo espanhol, aponta ao Sol o elemento da Greenpeace Espanha Julio Barea. No caso do transvase Tejo-Segura, “está neste momento blindado por diferentes leis reais e decretos” de modo a que seja “intocável”, considera.

Já em declarações ao i, Barea destaca a “irracionalidade com que se está a gerir a política hídrica espanhola” e aponta que Espanha é “o país com mais denúncias em matéria ambiental da União Europeia”, nomeadamente quanto à questão das águas.

Barea vai mais longe e diz que “Portugal deveria denunciar Espanha de forma dura” perante os parceiros da União Europeia.

Num comunicado da Associação de Municípios Ribeirinhos, citado pelo site ElPeriodicoDeLaEnergia, fala-se declaradamente de “um roubo de água”, lamentando-se que o transvase Tejo-Segura “encarece a energia eléctrica para todos os espanhóis”.

“Estamos a subvencionar o benefício de uns poucos com o dinheiro de todos os espanhóis que, agora, vemos como a luz sobe cada vez mais e mais acrescenta à seca, quando os nossos reservatórios estão preparados para suportar até cinco anos com escassez de chuvas”, queixa-se a Associação de municípios das margens do Tejo.

Enquanto isso, e com os níveis de água a atingirem mínimos históricos, a política de transvases é vista como a única solução em várias zonas de Espanha, nomeadamente na Galiza.

Os rios galegos carregam 80% menos de água do que o habitual, nesta época do ano, refere o El País, frisando que na zona de Ourense, o caudal arrasta “34 metros cúbicos de água por segundo” quando o normal seriam 220 metros cúbicos.

Susana Valente SV, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Os espanhóis tratam todos pela mesma bitola, veja-se o caso dos catalães e bascos, tudo à sua volta é tudo deles e as tais leis deles fazem quantas necessárias para justificarem as suas intenções e são estas que valem perante a UE e outros porque são ditadas por Madrid.

  2. Os espanhóis aproveitam a água embora pareça ser ilegal segundo se afirma para canais artificiais que construíram para sul para aproveitamento de rega, no entanto nós por cá e agora aconteceu certamente quando choveu parte dela que não ficou em albufeiras correu direitinha ao oceano quando poderia ser encaminhada para sul através de canais caso os houvesse, somos atrasados e teimamos sempre na mesma lastimando-nos depois pelas desgraças ocorridas.

  3. De Espanha nem bom vento, nem bom casamento.
    E já agora … nem boa água, nem má água !
    Os espanhóis têm tratado os portugueses como coitadinhos. Veja-se o caso de Almaraz…
    Espanha já deveria ter encerrado aquela Central Nuclear, mas resolve prolongar o seu tempo de vida e criar lá instalações para depósito de resíduos radioativos. Os socialistas portugueses reclamam. Os espanhóis concedem a construção das ditas instalações a Portugal e NUNCA MAIS se falou no assunto !!
    Eles sabem como corromper os governantes portugueses!

RESPONDER

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …

Catarina Martins faz apelo a Costa. "Moratórias têm de ser estendidas já"

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez um apelo direto ao primeiro-ministro, este sábado, para que não espere que "seja tarde demais" e decida já estender as moratórias, evitando assim uma vaga de despejos e …