Espanha “roubou” água do Tejo durante a noite

O Governo espanhol procedeu a um transvase de água do Tejo, para regar os campos do sul do país, numa medida que foi posta em prática na calada da noite e de forma “ilegal”, segundo acusam associações ambientalistas. Há quem fale num verdadeiro “roubo de água”.

Os jornais Sol e Correio da Manhã avançam que este transvase da Cabeceira do Tejo para o rio Segura, no Levante espanhol, começou às 20h00 de 29 de Setembro passado e só terminou na madrugada do dia seguinte.

O transvase teve como objectivo levar água até aos campos do sul do país, nas regiões de Múrcia e Almeria, consideradas a “horta da Europa”, fruto das grandes produções agrícolas que têm sido usadas como “bandeira” do Governo espanhol para ilustrar as boas políticas económicas do país.

Este transvase Tejo-Segura foi “ilegal”, denunciou um elemento da Plataforma em Defesa dos Rios Tejo e Alberche, Miguel Ángel Sánchez. É que desde Maio de 2017 que não são permitidas transferências de águas entre os dois rios porque o nível de água das barragens está bastante abaixo dos mínimos estabelecidos.

Para contornar a situação, o que o Governo espanhol fez “foi disfarçá-lo, chamando-lhe cessão de direitos”, aponta ao jornal i o presidente da Associação de Municípios Ribeirinhos, Francisco Pérez Torrecilla, que representa 22 localidades nas margens do Tejo.

O transvase, autorizado pela Confederação Hidrográfica do Tejo (CHT), que gere o rio em Espanha, terá mesmo causado a demissão do ex-presidente da estrutura, Miguel Antolín, que “se terá recusado a dar ordem para accionar a transferência”, realça o Sol.

O seu sucessor no cargo, Juan Carlos de Cea, que acabou por autorizar o transvase, assegura a este semanário que a lei está a ser cumprida escrupulosamente.

“Portugal deveria denunciar Espanha de forma dura”

Este foco no “discurso legalista” é a estratégia recorrente do Governo espanhol, aponta ao Sol o elemento da Greenpeace Espanha Julio Barea. No caso do transvase Tejo-Segura, “está neste momento blindado por diferentes leis reais e decretos” de modo a que seja “intocável”, considera.

Já em declarações ao i, Barea destaca a “irracionalidade com que se está a gerir a política hídrica espanhola” e aponta que Espanha é “o país com mais denúncias em matéria ambiental da União Europeia”, nomeadamente quanto à questão das águas.

Barea vai mais longe e diz que “Portugal deveria denunciar Espanha de forma dura” perante os parceiros da União Europeia.

Num comunicado da Associação de Municípios Ribeirinhos, citado pelo site ElPeriodicoDeLaEnergia, fala-se declaradamente de “um roubo de água”, lamentando-se que o transvase Tejo-Segura “encarece a energia eléctrica para todos os espanhóis”.

“Estamos a subvencionar o benefício de uns poucos com o dinheiro de todos os espanhóis que, agora, vemos como a luz sobe cada vez mais e mais acrescenta à seca, quando os nossos reservatórios estão preparados para suportar até cinco anos com escassez de chuvas”, queixa-se a Associação de municípios das margens do Tejo.

Enquanto isso, e com os níveis de água a atingirem mínimos históricos, a política de transvases é vista como a única solução em várias zonas de Espanha, nomeadamente na Galiza.

Os rios galegos carregam 80% menos de água do que o habitual, nesta época do ano, refere o El País, frisando que na zona de Ourense, o caudal arrasta “34 metros cúbicos de água por segundo” quando o normal seriam 220 metros cúbicos.

SV, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Os espanhóis tratam todos pela mesma bitola, veja-se o caso dos catalães e bascos, tudo à sua volta é tudo deles e as tais leis deles fazem quantas necessárias para justificarem as suas intenções e são estas que valem perante a UE e outros porque são ditadas por Madrid.

  2. Os espanhóis aproveitam a água embora pareça ser ilegal segundo se afirma para canais artificiais que construíram para sul para aproveitamento de rega, no entanto nós por cá e agora aconteceu certamente quando choveu parte dela que não ficou em albufeiras correu direitinha ao oceano quando poderia ser encaminhada para sul através de canais caso os houvesse, somos atrasados e teimamos sempre na mesma lastimando-nos depois pelas desgraças ocorridas.

  3. De Espanha nem bom vento, nem bom casamento.
    E já agora … nem boa água, nem má água !
    Os espanhóis têm tratado os portugueses como coitadinhos. Veja-se o caso de Almaraz…
    Espanha já deveria ter encerrado aquela Central Nuclear, mas resolve prolongar o seu tempo de vida e criar lá instalações para depósito de resíduos radioativos. Os socialistas portugueses reclamam. Os espanhóis concedem a construção das ditas instalações a Portugal e NUNCA MAIS se falou no assunto !!
    Eles sabem como corromper os governantes portugueses!

RESPONDER

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …