Espanha passa a exigir teste negativo à covid-19 a quem chega de Portugal

Fernando Bizerra / Lusa

Espanha vai passar a exigir a partir de 23 de novembro a apresentação de um teste PCR negativo realizado 72 horas antes da chegada a um aeroporto ou porto do país de um viajante oriundo de um país de risco.

Portugal está agora incluído na lista “vermelha” de Espanha.

Agências de viagens, operadores turísticos e empresas de transporte aéreo ou marítimo e qualquer outro agente que venda bilhetes devem passar a informar desta nova exigência os passageiros de países considerados de risco da pandemia de covid-19 cujo destino final seja um aeroporto ou porto espanhol, anunciou o Ministério da Saúde espanhol.

No caso dos países europeus e do espaço Schengen será seguido o mapa de risco elaborado pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças.

De acordo com o último relatório deste organismo, todos os países europeus estão em risco máximo, exceto a Noruega, Finlândia e Grécia, que seriam, em princípio, os únicos isentos de apresentar o teste.

Para os países terceiros, a referência será o nível de incidência acumulada de casos diagnosticados por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias.

A nova medida cumpre a recomendação europeia de 13 de outubro, que aconselhou os Estados-membros da União Europeia a terem por base nas suas restrições de viagem na União Europeia a situação epidemiológica, estabelecendo um código de cores por zona.

Esta medida vem juntar-se aos controlos sanitários que já se efetuam, controlo visual e temperatura, a todos os passageiros internacionais nos pontos de chegada a Espanha.

O país já chegou quase aos 1.400.000 casos positivos de covid-19 desde o início da epidemia e está perto das 40.000 mortes, de acordo com dados do Ministério da Saúde espanhol. A incidência média acumulada por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias é atualmente de 514,2 casos, inferior a países como Itália (655,4) e França (908,5), e bastante longe da Bélgica (1.458,4) e da República Checa (1.390,1).

Espanha regista mais de 19 mil novos casos

O Ministério da Saúde espanhol comunicou, esta quarta-feira, 19.096 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando o total acumulado para 1.417.709.

Dos mais de 19 mil casos, 8.943 foram diagnosticados nas últimas 24 horas.

Ao contrário do número de contágios, que tem vindo a descer, o número de vítimas mortais subiu, com 349 óbitos a serem notificados no último dia.

Com esta atualização, o total de óbitos sobe para 40.105.

Deram entrada nos hospitais com a doença nas últimas 24 horas 2.394 pessoas. Em todo o país há 21.051 pessoas hospitalizadas com a Covid-19, o que corresponde a quase 17% das camas, das quais 3.093 pacientes em unidades de cuidados intensivos.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Acho mt bem esta medida, mas tb acho que em relação á Espanha, Portugal deveria ter implementado esta medida já em Agosto. Já nessa altura em Espanha havia nrs de infetados mt preocupantes.
    Mas os (des)governantes Portugueses acharam q não havia problema, agora vê-se os resultados da (des)governamentação. Temos nrs de infetados que não tivemos nem na 1ª vaga(quando tudo era desconhecido). Os politicos acharam que no Verão o virus não atacava… bando de incompetentes. O virus havia de vos infetar a vos e aos vossos sem dó nem piedade. Bandalhos

RESPONDER

Advogado das famílias das vítimas do Meco diz que universidades não devem ser desresponsabilizadas

O advogado das famílias dos seis jovens que morreram na praia do Meco em 2013 defendeu esta sexta-feira que as universidades “não devem ser desresponsabilizadas só por chutarem os alunos para a rua para fazerem …

Pontapés, murros e chicoteamento. Mais 4 instrutores dos Comandos acusados de agressões

Mais quatro instrutores dos Comandos foram acusados de abuso de autoridade por ofensas à integridade física. Os dois sargentos e dois cabos estão no total acusados de 14 crimes de abusos de autoridade por ofensas …

Já foi o "Dono de Lisboa Toda". Agora complica vida a Medina (e embaraça Costa)

A "Operação Olissipus" tem o arquitecto Manuel Salgado, ex-vereador da Câmara de Lisboa e primo de Ricardo Salgado, no centro de uma teia de suspeitas. Na antecipação das autárquicas deste ano, o processo complica a …

Vacinação alargada a diabéticos, obesos e doentes oncológicos. Portugal vai dar vacina da Johnson

Marta Temido, ministra da saúde, Graça Freitas, directora-geral da Saúde, e Gouveia e Melo, coordenador da Task Force de Vacinação, fazem o balanço da primeira fase de vacinação contra a Covid-19 em Portugal, revelando mudanças …

Barcelona quer convencer Messi a ficar (e Grimaldo pode ser um trunfo)

Para convencer Messi a ficar no clube, o Barcelona quer recuperar antigos jogadores. Álex Grimaldo e Thiago Alcântara são as escolhas de Joan Laporta. O presidente do Barcelona, Joan Laporta, está interessado em recuperar alguns dos …

"O maçon nasceu para não confessar que era maçon". Grão-mestre avisa que membros vão desobedecer à lei

Esta terça-feira, na Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados, o grão-mestre do Grande Oriente Lusitano avisou que nenhum maçon irá cumprir uma lei que os obrigue a declarar se são ou não elementos da …

“As vacinas não têm nacionalidade”. Costa pressiona avaliação da Sputnik V

O primeiro-ministro atacou as políticas de fecho de fronteiras para impedir a saída de vacinas e as "guerras nacionais" em função do país de origem dessas vacinas, defendendo em contrapartida mais prevenção e regulação global. Esta …

Já há dois clubes interessados em José Mourinho

Celtic e Valência estão a sondar a possível contratação de José Mourinho, que rescindiu contrato com o Tottenham esta segunda-feira. José Mourinho ainda há pouco tempo rescindiu contrato com o Tottenham, mas já há clubes interessados …

TAP vai ter de dispensar ainda mais trabalhadores, revela secretário de Estado Santos Mendes

A TAP não tem mais meios disponíveis para ajudar a Groundforce, pelo que existe a "possibilidade" de os trabalhadores ficarem sem os salários de maio. Em entrevista ao Tudo é Economia, da RTP3, Hugo Santos Mendes, …

PSD reúne-se com generais contra a lei do Governo para reforma das Forças Armadas

Os sociais-democratas vão receber os mais altos representantes dos oficiais generais na reserva que têm criticado publicamente a proposta de lei do governo para reformar o comando superior das Forças Armadas que visa reforçar o …