Espanha passa a exigir teste negativo à covid-19 a quem chega de Portugal

Fernando Bizerra / Lusa

Espanha vai passar a exigir a partir de 23 de novembro a apresentação de um teste PCR negativo realizado 72 horas antes da chegada a um aeroporto ou porto do país de um viajante oriundo de um país de risco.

Portugal está agora incluído na lista “vermelha” de Espanha.

Agências de viagens, operadores turísticos e empresas de transporte aéreo ou marítimo e qualquer outro agente que venda bilhetes devem passar a informar desta nova exigência os passageiros de países considerados de risco da pandemia de covid-19 cujo destino final seja um aeroporto ou porto espanhol, anunciou o Ministério da Saúde espanhol.

No caso dos países europeus e do espaço Schengen será seguido o mapa de risco elaborado pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças.

De acordo com o último relatório deste organismo, todos os países europeus estão em risco máximo, exceto a Noruega, Finlândia e Grécia, que seriam, em princípio, os únicos isentos de apresentar o teste.

Para os países terceiros, a referência será o nível de incidência acumulada de casos diagnosticados por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias.

A nova medida cumpre a recomendação europeia de 13 de outubro, que aconselhou os Estados-membros da União Europeia a terem por base nas suas restrições de viagem na União Europeia a situação epidemiológica, estabelecendo um código de cores por zona.

Esta medida vem juntar-se aos controlos sanitários que já se efetuam, controlo visual e temperatura, a todos os passageiros internacionais nos pontos de chegada a Espanha.

O país já chegou quase aos 1.400.000 casos positivos de covid-19 desde o início da epidemia e está perto das 40.000 mortes, de acordo com dados do Ministério da Saúde espanhol. A incidência média acumulada por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias é atualmente de 514,2 casos, inferior a países como Itália (655,4) e França (908,5), e bastante longe da Bélgica (1.458,4) e da República Checa (1.390,1).

Espanha regista mais de 19 mil novos casos

O Ministério da Saúde espanhol comunicou, esta quarta-feira, 19.096 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando o total acumulado para 1.417.709.

Dos mais de 19 mil casos, 8.943 foram diagnosticados nas últimas 24 horas.

Ao contrário do número de contágios, que tem vindo a descer, o número de vítimas mortais subiu, com 349 óbitos a serem notificados no último dia.

Com esta atualização, o total de óbitos sobe para 40.105.

Deram entrada nos hospitais com a doença nas últimas 24 horas 2.394 pessoas. Em todo o país há 21.051 pessoas hospitalizadas com a Covid-19, o que corresponde a quase 17% das camas, das quais 3.093 pacientes em unidades de cuidados intensivos.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Acho mt bem esta medida, mas tb acho que em relação á Espanha, Portugal deveria ter implementado esta medida já em Agosto. Já nessa altura em Espanha havia nrs de infetados mt preocupantes.
    Mas os (des)governantes Portugueses acharam q não havia problema, agora vê-se os resultados da (des)governamentação. Temos nrs de infetados que não tivemos nem na 1ª vaga(quando tudo era desconhecido). Os politicos acharam que no Verão o virus não atacava… bando de incompetentes. O virus havia de vos infetar a vos e aos vossos sem dó nem piedade. Bandalhos

RESPONDER

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …