/

Espanha passa a exigir teste negativo à covid-19 a quem chega de Portugal

1

Fernando Bizerra / Lusa

Espanha vai passar a exigir a partir de 23 de novembro a apresentação de um teste PCR negativo realizado 72 horas antes da chegada a um aeroporto ou porto do país de um viajante oriundo de um país de risco.

Portugal está agora incluído na lista “vermelha” de Espanha.

Agências de viagens, operadores turísticos e empresas de transporte aéreo ou marítimo e qualquer outro agente que venda bilhetes devem passar a informar desta nova exigência os passageiros de países considerados de risco da pandemia de covid-19 cujo destino final seja um aeroporto ou porto espanhol, anunciou o Ministério da Saúde espanhol.

No caso dos países europeus e do espaço Schengen será seguido o mapa de risco elaborado pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças.

De acordo com o último relatório deste organismo, todos os países europeus estão em risco máximo, exceto a Noruega, Finlândia e Grécia, que seriam, em princípio, os únicos isentos de apresentar o teste.

Para os países terceiros, a referência será o nível de incidência acumulada de casos diagnosticados por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias.

A nova medida cumpre a recomendação europeia de 13 de outubro, que aconselhou os Estados-membros da União Europeia a terem por base nas suas restrições de viagem na União Europeia a situação epidemiológica, estabelecendo um código de cores por zona.

Esta medida vem juntar-se aos controlos sanitários que já se efetuam, controlo visual e temperatura, a todos os passageiros internacionais nos pontos de chegada a Espanha.

O país já chegou quase aos 1.400.000 casos positivos de covid-19 desde o início da epidemia e está perto das 40.000 mortes, de acordo com dados do Ministério da Saúde espanhol. A incidência média acumulada por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias é atualmente de 514,2 casos, inferior a países como Itália (655,4) e França (908,5), e bastante longe da Bélgica (1.458,4) e da República Checa (1.390,1).

Espanha regista mais de 19 mil novos casos

O Ministério da Saúde espanhol comunicou, esta quarta-feira, 19.096 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando o total acumulado para 1.417.709.

Dos mais de 19 mil casos, 8.943 foram diagnosticados nas últimas 24 horas.

Ao contrário do número de contágios, que tem vindo a descer, o número de vítimas mortais subiu, com 349 óbitos a serem notificados no último dia.

Com esta atualização, o total de óbitos sobe para 40.105.

Deram entrada nos hospitais com a doença nas últimas 24 horas 2.394 pessoas. Em todo o país há 21.051 pessoas hospitalizadas com a Covid-19, o que corresponde a quase 17% das camas, das quais 3.093 pacientes em unidades de cuidados intensivos.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Acho mt bem esta medida, mas tb acho que em relação á Espanha, Portugal deveria ter implementado esta medida já em Agosto. Já nessa altura em Espanha havia nrs de infetados mt preocupantes.
    Mas os (des)governantes Portugueses acharam q não havia problema, agora vê-se os resultados da (des)governamentação. Temos nrs de infetados que não tivemos nem na 1ª vaga(quando tudo era desconhecido). Os politicos acharam que no Verão o virus não atacava… bando de incompetentes. O virus havia de vos infetar a vos e aos vossos sem dó nem piedade. Bandalhos

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.