Espanha limita circulação de pessoas. Mulher de Sánchez infetada com Covid-19

Este sábado, o Governo espanhol aprovou medidas “drásticas” para combater o novo coronavírus, entre elas a proibição a todos os cidadãos de andar na rua, a não ser que seja para irem trabalhar, comprar comida ou à ir farmácia.

Pedro Sánchez apresentou as medidas depois de uma reunião do Conselho de Ministros, no quadro do estado de alerta decretado durante quinze dias no país. As medidas “são drásticas e terão consequências”, disse o chefe do Executivo, garantindo que não irá “tremer a mão na luta contra o vírus”.

“A proibição de circular nas ruas deve ser seguida a partir de hoje”, disse Sanchez. Assim sendo, os espanhóis podem sair de casa para ir trabalhar, “comprar pão”, ir à farmácia e obter assistência médica, mas “para não ir jantar na casa de um amigo”, acrescentou.

Além disso, adianta o Diário de Notícias, todas as lojas, exceto farmácias e supermercados, fecharão em todo o país, afirmou o primeiro-ministro. Todas as escolas e universidades também estarão encerradas e restritas ao ensino online. “As nossas mãos não tremerão para lutar contra o vírus”, garantiu.

Em Espanha já se registaram 6.200 casos positivos e 191 mortes desencadeadas pela Covid-19. O nosso país vizinho é o segundo país da Europa mais afetado pela pandemia, atrás apenas da Itália, com um balanço de 5.753 contágios e 136 mortos.

Mulher do primeiro-ministro espanhol infetada

A mulher de Pedro Sanchéz está infetada como novo coronavírus, indicaram fontes do Governo de Espanha, que asseguraram que tanto ela como o marido se encontram bem. Ambos se mantêm no Palácio da Moncloa e seguem as medidas de prevenção estabelecidas pelas autoridades sanitárias.

O resultado positivo da mulher de Sáchez foi detetado na sequência de testes realizados nas últimas horas às pessoas mais próximas do chefe do Governo. Esta semana, as ministras Irene Montero (Igualdade) e Carolina Darias (Política Territorial) também tiveram testes positivos para a Covid-19.

A Espanha é um dos países mais afetados pela pandemia. O novo coronavírus foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 5.700 mortos em todo o mundo. O número de infetados ultrapassou as 151 mil pessoas, com casos registados em 137 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 169 casos confirmados.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pegadas com 120 mil anos mostram como é que os humanos saíram de África

Uma equipa de investigadores encontrou centenas de pegadas na Arábia Saudita que podem retratar como é que os antigos humanos saíram de África para a Eurásia. Há cerca de 120 mil anos, naquilo que hoje é …

Nélson Semedo oficializado no Wolves de Nuno Espírito Santo

O Wolverhampton oficializou esta quarta-feira nas redes sociais a contratação do português Nélson Semedo, que terminou o vínculo com o Barcelona. Depois de três épocas ao serviço da equipa catalã, o jogador de 26 anos …

Líder da JSD propõe aliança entre PSD, CDS e IL nas autárquicas de 2021

O líder da JSD, Alexandre Poço, apelou aos presidentes do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal para um acordo de centro-direita nas eleições autárquicas de 2021, sublinhando que o debate político está cada vez mais …

Jota não entra nas contas de Jesus. Florentino cada vez mais perto do Mónaco

Diogo Jota e Florentino Luís devem deixar a Luz nesta temporada por empréstimo, segundo escreve a imprensa desportiva esta quarta-feira. Jota deverá em breve deixar o Benfica e rumar a Inglaterra por empréstimo, avança o …

Se o próximo Orçamento for "mais do mesmo", PCP vota contra

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar …

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …

Governo está "preparado" para estender moratórias (e não só)

Esta terça-feira, em entrevista à TVI, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse que o Governo está "preparado para estender as moratórias bancárias" e lançar novas linhas de crédito. Pedro Siza Vieira, …

Açores vão dar incentivo financeiro a quem fizer teste da covid-19 antes de visitar região

O presidente do Governo dos Açores anunciou esta terça-feira que será criado um “incentivo financeiro” para compra de bens ou serviços na região a quem pretender deslocar-se ao arquipélago e fizer o teste de covid-19 …

Venezuela apela à denúncia de pessoas com sotaque estrangeiro no país

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), o partido do Governo do Presidente, Nicolás Maduro, apelou na terça-feira aos venezuelanos que informem sobre a presença no país de pessoas com sotaque estrangeiro. O pedido foi feito …

A radiação do seu telemóvel pode estar a matar insetos

Um novo estudo sugere que a radiação dos telemóveis pode ter contribuído para o declínio dramático das populações de insetos na Europa nos últimos anos. A radiação eletromagnética dos telemóveis e as redes Wi-Fi podem ser …