/

Espanha limita circulação de pessoas. Mulher de Sánchez infetada com Covid-19

Este sábado, o Governo espanhol aprovou medidas “drásticas” para combater o novo coronavírus, entre elas a proibição a todos os cidadãos de andar na rua, a não ser que seja para irem trabalhar, comprar comida ou à ir farmácia.

Pedro Sánchez apresentou as medidas depois de uma reunião do Conselho de Ministros, no quadro do estado de alerta decretado durante quinze dias no país. As medidas “são drásticas e terão consequências”, disse o chefe do Executivo, garantindo que não irá “tremer a mão na luta contra o vírus”.

“A proibição de circular nas ruas deve ser seguida a partir de hoje”, disse Sanchez. Assim sendo, os espanhóis podem sair de casa para ir trabalhar, “comprar pão”, ir à farmácia e obter assistência médica, mas “para não ir jantar na casa de um amigo”, acrescentou.

Além disso, adianta o Diário de Notícias, todas as lojas, exceto farmácias e supermercados, fecharão em todo o país, afirmou o primeiro-ministro. Todas as escolas e universidades também estarão encerradas e restritas ao ensino online. “As nossas mãos não tremerão para lutar contra o vírus”, garantiu.

Em Espanha já se registaram 6.200 casos positivos e 191 mortes desencadeadas pela Covid-19. O nosso país vizinho é o segundo país da Europa mais afetado pela pandemia, atrás apenas da Itália, com um balanço de 5.753 contágios e 136 mortos.

Mulher do primeiro-ministro espanhol infetada

A mulher de Pedro Sanchéz está infetada como novo coronavírus, indicaram fontes do Governo de Espanha, que asseguraram que tanto ela como o marido se encontram bem. Ambos se mantêm no Palácio da Moncloa e seguem as medidas de prevenção estabelecidas pelas autoridades sanitárias.

O resultado positivo da mulher de Sáchez foi detetado na sequência de testes realizados nas últimas horas às pessoas mais próximas do chefe do Governo. Esta semana, as ministras Irene Montero (Igualdade) e Carolina Darias (Política Territorial) também tiveram testes positivos para a Covid-19.

A Espanha é um dos países mais afetados pela pandemia. O novo coronavírus foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 5.700 mortos em todo o mundo. O número de infetados ultrapassou as 151 mil pessoas, com casos registados em 137 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 169 casos confirmados.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.