Espanha tem jovens com quadros clínicos graves nos cuidados intensivos

Manuel de Almeida / Lusa

Espanha tem jovens com quadros clínicos graves de infeção pelo novo coronavírus nos cuidados intensivos, revelou o diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências Sanitárias.

O diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências Sanitárias (CCAES) de Espanha alertou que há jovens com quadros clínicos graves de covid-19 nos cuidados intensivos. Só nas últimas 24 horas, Espanha registou mais 1.229 casos de infeção, totalizando 285.430 casos confirmados.

A média de idades dos infetados está também a diminuir. No último mês, fixava-se em 45 anos nas mulheres e 41 anos nos homens. No entanto, os dados das últimas três semanas revelam que a média está agora em 36 e 38 anos, respetivamente. Esta é uma diminuição significativa, tendo em consideração que em março e abril, a média era superior a 60 anos.

“Temos doentes jovens com quadros clínicos graves nos cuidados intensivos”, disse o diretor do CCAES, Fernando Simón, em conferência de imprensa, citado pelo Diário de Notícias.

Face a isto, Simón pediu aos jovens para serem mais “cuidadosos”. Um apela semelhante àquele feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que ainda esta semana pediu um comportamento mais responsável aos jovens.

“Um número cada vez maior de países está a ter surtos localizados e um aumento de casos. O que sabemos é que é uma consequência de uma alteração do comportamento humano”, disse o diretor-regional da OMS para a Europa, Hans Kluge, em declarações à rádio britânica BBC4.

Segundo Kluge, “informações de várias autoridades de saúde” dão conta de “uma alta proporção de novas infeções” entre os jovens.

“Têm uma responsabilidade para com eles, com os pais, os avós e, até, com as suas comunidades. Agora sabemos como adotar comportamentos saudáveis”, acrescentou.

Em Espanha, há atualmente 483 surtos ativos. Fernando Simón revela que há 90 focos com origem familiar, que originaram 770 casos. Os locais de diversão são um dos principais focos de contágio e a eles estão associados apenas 30 surtos, mas que concentram 1.100 infetados.

https://twitter.com/sanidadgob/status/1288862607139581952

Os dados revelados esta quinta-feira mostram que metade das novas infeções ocorreram em Aragão, Madrid e na Catalunha. A região de Aragão é a mais afetada, com 352 novos casos, seguindo-se Madrid com 225 e a Catalunha com 121.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A primeira bateria doméstica de hidrogénio armazena três vezes mais energia do que uma da Tesla

Para usar energia solar doméstica, é preciso gerar energia quando o Sol brilha e armazená-la quando não aparece. Para isto, as pessoas usam normalmente sistemas de bateria de lítio. Porém, a empresa australiana Lavo construiu …

Um oásis LGBTQ, Budapeste é posto à prova pelo populismo e pela pandemia

Budapeste é um oásis para a comunidade LGBTQ, mas a cena drag da capital húngara vê-se ameaçada pela pandemia de covid-19 e pelas políticas conservadoras e populistas de Viktor Orbán. Durante muitos anos, Budapeste desfrutou a …

Coreia do Sul "ressuscitou" voz de uma superestrela. Chovem preocupações éticas

Pela primeira vez em 25 anos, a distinta voz da superestrela sul-coreana Kim Kwang-seok será ouvida na televisão nacional. O famoso cantor folk morreu em 1996. De acordo com a CNN, a emissora nacional da Coreia …

Maioria dos países africanos só terá vacinação em massa a partir de 2023

A maioria dos países africanos só terá imunização em massa a partir de 2023, segundo previsão da The Economist Intelligence Unit, que admite que, com o evoluir da pandemia, muitos dos países mais frágeis possam …

Mulher que "morreu" com covid-19 aparece viva 10 dias após funeral

Uma mulher de 85 anos ficou infetada com covid-19 num lar na Galiza, em Espanha. A 13 de janeiro a família de Rogelia Blanco recebeu a informação do lar de que a mulher tinha falecido. …

Familiares de vítimas na China pressionadas a não falar com OMS

As autoridades chinesas estão a pressionar as famílias das primeiras vítimas da covid-19 para que não entrem em contacto com os investigadores da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Wuhan, segundo familiares dos falecidos. Mais de …

Falsas vacinas à venda na Internet são grande risco para a saúde

Embora milhões de pessoas tenham sido já vacinadas contra a covid-19 nos países ricos, proliferam as fraudes na Internet com fármacos falsos que representam um grande risco para a saúde, alertaram peritos das Nações Unidas. As …

Voto prévio no Senado aponta para absolvição de Trump

Na terça-feira, 45 dos 50 republicanos no Senado votaram contra a continuidade do julgamento ao ex-Presidente Donald Trump, considerando inconstitucional que um chefe de Estado que já terminou o mandato seja julgado no Congresso. De acordo …

Estudo revela que um terço dos inquiridos foi vítima de violência doméstica pela primeira vez na pandemia

Quinze por cento dos inquiridos num estudo sobre violência doméstica em tempos de covid-19 reportou a ocorrência deste crime na sua casa e um terço das vítimas disse ter sido agredida pela primeira vez durante …

Portugal regista valor mais baixo de nascimentos desde 2015

Cerca de 85.500 bebés nasceram em Portugal em 2020, o valor mais baixo desde 2015, ano em que foram realizados 85.056 “testes do pezinho”, revelam dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge …