Espanha tem jovens com quadros clínicos graves nos cuidados intensivos

Manuel de Almeida / Lusa

Espanha tem jovens com quadros clínicos graves de infeção pelo novo coronavírus nos cuidados intensivos, revelou o diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências Sanitárias.

O diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências Sanitárias (CCAES) de Espanha alertou que há jovens com quadros clínicos graves de covid-19 nos cuidados intensivos. Só nas últimas 24 horas, Espanha registou mais 1.229 casos de infeção, totalizando 285.430 casos confirmados.

A média de idades dos infetados está também a diminuir. No último mês, fixava-se em 45 anos nas mulheres e 41 anos nos homens. No entanto, os dados das últimas três semanas revelam que a média está agora em 36 e 38 anos, respetivamente. Esta é uma diminuição significativa, tendo em consideração que em março e abril, a média era superior a 60 anos.

“Temos doentes jovens com quadros clínicos graves nos cuidados intensivos”, disse o diretor do CCAES, Fernando Simón, em conferência de imprensa, citado pelo Diário de Notícias.

Face a isto, Simón pediu aos jovens para serem mais “cuidadosos”. Um apela semelhante àquele feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que ainda esta semana pediu um comportamento mais responsável aos jovens.

“Um número cada vez maior de países está a ter surtos localizados e um aumento de casos. O que sabemos é que é uma consequência de uma alteração do comportamento humano”, disse o diretor-regional da OMS para a Europa, Hans Kluge, em declarações à rádio britânica BBC4.

Segundo Kluge, “informações de várias autoridades de saúde” dão conta de “uma alta proporção de novas infeções” entre os jovens.

“Têm uma responsabilidade para com eles, com os pais, os avós e, até, com as suas comunidades. Agora sabemos como adotar comportamentos saudáveis”, acrescentou.

Em Espanha, há atualmente 483 surtos ativos. Fernando Simón revela que há 90 focos com origem familiar, que originaram 770 casos. Os locais de diversão são um dos principais focos de contágio e a eles estão associados apenas 30 surtos, mas que concentram 1.100 infetados.

Os dados revelados esta quinta-feira mostram que metade das novas infeções ocorreram em Aragão, Madrid e na Catalunha. A região de Aragão é a mais afetada, com 352 novos casos, seguindo-se Madrid com 225 e a Catalunha com 121.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo devolve nova Lei do Mar ao Parlamento. Ana Paula Vitorino aplaude decisão

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, devolveu esta segunda-feira à Assembleia da República a nova Lei do Mar para que o Parlamento clarifique pontos específicos do diploma, assinalando que estão ressalvadas a soberania …

Inter de olho em Conceição para suceder a Antonio Conte

O Inter de Milão está de olho no técnico do FC Porto, Sérgio Conceição, para suceder a Antonio Conte num projeto a médio prazo do emblema italiano. De acordo com A Bola, o técnico dos …

Alguns humanos modernos carregam ADN de um ancestral arcaico e desconhecido

Uma nova análise genética sugere que diferentes ramos da árvore genealógica humana se cruzaram várias vezes durante a história e que alguns humanos modernos carregam ADN de um ancestral arcaico e desconhecido. A investigação foi …

Estado nega apoio a recibos verdes com regra que não está na lei

O jornal Público escreve esta terça-feira que a Segurança Social está a indeferir apoios a trabalhadores independentes que enfrentam quebra na atividade sem justificar a decisão e, em alguns casos, exigindo condições que não estão …

Dezenas de detenções em protestos na Bielorrússia. Candidata da oposição foge para a Lituânia

Dezenas de pessoas foram esta segunda-feira detidas na Bielorrússia em nova jornada de manifestações devido à reeleição polémica do Presidente, Alexander Lukashenko, que a oposição acusa ser uma fraude. A candidata da oposição, Svetlana Tikhanovskaia, …

Acionistas da Azul aprovam acordo de saída da TAP

Os acionistas da companhia aérea brasileira Azul, liderada por David Neeleman, aprovaram na segunda-feira em assembleia-geral (AG) o acordo de saída da TAP, incluindo a eliminação de direitos de converter obrigações em ações. Os acionistas aprovaram …

Os micróbios do fundo do mar sobrevivem com menos energia do que pensávamos

Os micróbios do fundo do mar conseguem sobreviver com menos energia do que se pensava. Esta descoberta pode alterar a definição de vida como a conhecemos. Uma equipa de cientistas britânicos fez uma descoberta que levanta …

China inclui Portugal em lista de países que podem pedir visto

Cidadãos portugueses que possuem autorização de residência na China, por motivos de trabalho ou de reunião familiar, podem a partir de agora solicitar visto para voltarem a entrar no país asiático, informaram as autoridades chinesas. A …

Metais estranhos. Novo estado da matéria partilha semelhanças com buracos negros

Os "metais estranhos" exibem algumas propriedades condutivas incomuns que, surpreendentemente, têm semelhanças com buracos negros. Os "metais estranhos" são materiais cuja resistência elétrica exibe um comportamento de temperatura muito incomum. De acordo com um novo estudo, …

Mistério cósmico com 33 anos resolvido. Astrónomos encontram estrela de neutrões perdida

Em 1987, uma supernova revelou a morte de uma estrela massiva na Grande Nuvem de Magalhães, mas a estrela de neutrões que deveria ter surgido não foi avistada. Agora, 33 anos depois, uma equipa de …