Espanha tem jovens com quadros clínicos graves nos cuidados intensivos

Manuel de Almeida / Lusa

Espanha tem jovens com quadros clínicos graves de infeção pelo novo coronavírus nos cuidados intensivos, revelou o diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências Sanitárias.

O diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências Sanitárias (CCAES) de Espanha alertou que há jovens com quadros clínicos graves de covid-19 nos cuidados intensivos. Só nas últimas 24 horas, Espanha registou mais 1.229 casos de infeção, totalizando 285.430 casos confirmados.

A média de idades dos infetados está também a diminuir. No último mês, fixava-se em 45 anos nas mulheres e 41 anos nos homens. No entanto, os dados das últimas três semanas revelam que a média está agora em 36 e 38 anos, respetivamente. Esta é uma diminuição significativa, tendo em consideração que em março e abril, a média era superior a 60 anos.

“Temos doentes jovens com quadros clínicos graves nos cuidados intensivos”, disse o diretor do CCAES, Fernando Simón, em conferência de imprensa, citado pelo Diário de Notícias.

Face a isto, Simón pediu aos jovens para serem mais “cuidadosos”. Um apela semelhante àquele feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que ainda esta semana pediu um comportamento mais responsável aos jovens.

“Um número cada vez maior de países está a ter surtos localizados e um aumento de casos. O que sabemos é que é uma consequência de uma alteração do comportamento humano”, disse o diretor-regional da OMS para a Europa, Hans Kluge, em declarações à rádio britânica BBC4.

Segundo Kluge, “informações de várias autoridades de saúde” dão conta de “uma alta proporção de novas infeções” entre os jovens.

“Têm uma responsabilidade para com eles, com os pais, os avós e, até, com as suas comunidades. Agora sabemos como adotar comportamentos saudáveis”, acrescentou.

Em Espanha, há atualmente 483 surtos ativos. Fernando Simón revela que há 90 focos com origem familiar, que originaram 770 casos. Os locais de diversão são um dos principais focos de contágio e a eles estão associados apenas 30 surtos, mas que concentram 1.100 infetados.

https://twitter.com/sanidadgob/status/1288862607139581952

Os dados revelados esta quinta-feira mostram que metade das novas infeções ocorreram em Aragão, Madrid e na Catalunha. A região de Aragão é a mais afetada, com 352 novos casos, seguindo-se Madrid com 225 e a Catalunha com 121.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"É fácil despedir". PCP quer mudar regime de despedimento coletivo e extinção de postos de trabalho

O PCP vai entregar na Assembleia da República esta sexta-feira um projeto de lei que visa limitar os despedimentos coletivos e a extinção de postos de trabalho, eliminando o despedimento por inadaptação. O objetivo do partido …

Praia. Desporto e equipamentos de lazer vão ter regras novas

O Governo aprovou esta quinta-feira as regras de acesso e ocupação das praias durante a época balnear, com alterações em relação ao ano passado ao nível da atividade desportiva no areal e da utilização de …

Bastião trabalhista derrotado. Conservadores conseguem vitória na "muralha vermelha" britânica

Os conservadores conseguiram derrubar o domínio trabalhista do círculo de Hartlepool. Jill Mortimer venceu com mais de 50% dos votos e ajudou a reforçar a maioria de Boris Johnson, primeiro-ministro britânico. O antigo deputado trabalhista Mike …

Curso de Medicina na Católica vai custar 100 mil euros. Candidaturas terminam este mês

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) anunciou, em setembro do ano passado, ter recebido luz verde da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) para o curso de Medicina. Agora, sabe-se que vai custar …

Ivo Rosa deixa colegas "estupefactos" com violação de regra sagrada do Direito

O Conselho Superior da Magistratura recebeu várias queixas de juízes desembargadores contra Ivo Rosa. Em causa estão decisões do juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal, especialmente no âmbito do processo Operação Marquês, que vão …

Presidente do Atlético diz que "Félix será um dos melhores da Europa"

O presidente do Atlético de Madrid garantiu que, "dentro de meses", o jovem português "será um dos melhores jogadores da Europa". Numa entrevista à Cadena Cope e Rádio Marca, Enrique Cerezo abordou vários assuntos sobre o …

Crise pós-autárquicas. Tiro pode sair pela culatra à oposição (e beneficiar PS)

O tiro de partida para as eleições autárquicas deve ser dado em junho, por um PS ainda sem pressa para avançar. "Qual é a pressa?" Em 2013, António José Seguro repetiu várias vezes esta questão, numa …

Com o sonho da Champions destruído, Real Madrid prepara revolução no plantel

O Real Madrid vai dar início a uma revolução de médio-longo prazo no plantel após a eliminação nas meias-finais da Liga dos Campeões. O Real Madrid caiu aos pés do Chelsea nas meias-finais da Liga dos …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: não há título para este Benfica-FC Porto

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/benfica-1-1-fc-porto-o-musical Vamos até 2020. Setembro. O campeonato começa, olhamos novamente para o calendário e verificamos que há um Benfica-FC Porto na 31.ª jornada. Ui. Este vai ser o jogo do título. Hum... Chegámos a maio e, …

No Nepal, há pacientes a ser tratados no chão dos hospitais (e fala-se em "catástrofe humana")

O Nepal está a lutar para conter uma explosão de casos de covid-19, à medida que aumentam os temores de que a situação no país seja tão má - se não pior - como na …