Espanha não vai comprar mais doses da vacina Oxford/AstraZeneca. Neste país, o fármaco só é utilizado para pessoas com idades entre os 60 e 69 anos.
O Ministério da Saúde espanhol garantiu, esta segunda-feira, que existem vacinas disponíveis para as pessoas desta faixa etária que ainda não foram vacinadas, pelo que Espanha vai deixar de comprar doses da vacina Oxford/AstraZeneca.
O La Vanguardia informa que, caso sejam necessárias doses da vacina para completar a vacinação de alguém, o Ministério deverá fazer um pedido pontual.
Na Comunidade de Madrid, por exemplo, existe um excesso de stock deste fármaco, que levou o Ministério da Saúde a anunciar que cerca de 200.000 doses terão de ser entregues porque não há uma população alvo para vacinar. As restantes serão doadas a outros países através do mecanismo Covax.
Enquanto a quinta vaga da pandemia de covid-19 continua a causar infeções, Espanha está muito perto de atingir 50% da população com vacinação completa. De acordo com a última atualização, 49,3% dos espanhóis receberam ambas as doses.
A meta do Governo de atingir os 70% da população imunizada está cada vez mais próxima. Ainda assim, há dúvidas sobre se esta percentagem é suficiente para atingir a imunidade de grupo.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe