/

Espanha confirma primeiro caso de Ébola na Europa

European Commission DG ECHO

Combate ao Ébola na África Ocidental

Combate ao Ébola na África Ocidental

Depois de dois exames positivos para Ébola feitos a uma enfermeira espanhola, foi confirmado o primeiro caso de Ébola transmitido na Europa.

A paciente foi contaminada depois de ter atendido o missionário Manuel Garcia Viejo, que morreu no fim de setembro,  vítima do vírus, num hospital de Madrid.

Viejo, de 69 anos, era director médico do Hospital San Juan de Dios em Lunsar, na Serra Leoa, onde terá sido contaminado pelo vírus.

Fontes do Hospital de Alcorcon informaram que a segunda análise à enfermeira confirmou o diagnóstico do primeiro exame, feito quando a enfermeira chegou à unidade, durante a manhã desta segunda-feira, com os sintomas da doença.

As mesmas fontes garantem terem sido seguidos todos os protocolos de segurança no atendimento que a enfermeira prestou ao missionário, não sendo conhecido o mecanismo de transmissão da doença para a assistente hospitalar.

A ministra de Saúde espanhola, Ana Mato, afirmou entretanto que o governo espanhol está a verificar se os protocolos foram adequadamente seguidos. “Vamos colocar todos os meios necessários à disposição dos médicos e enfermeiros para responder a estar situação”, disse a ministra.

Ana Mato explicou que quando o caso foi detectado se iniciou o protocolo de actuação, em coordenação pelo Governo central e pela Comunidade Autónoma de Madrid.

pimkie_fotos / Flickr

A ministra da Saúde de Espanha, Ana Mato

A ministra da Saúde de Espanha, Ana Mato

“Tenham a certeza de que se estão a tomar todas e cada uma das medidas para garantir a melhor atenção ao paciente e para garantir a segurança do pessoal sanitário e de toda a população”, acrescentou Ana Mato.

Devido ao elevado risco de contágio da doença, que já causou mais de 3.400 mortos desde que reapareceu em Março na África Ocidental, foi activado o protocolo de segurança previsto para situações desse tipo.

No Hospital Carlos III, onde a enfermeira esteve com o missionário, foi atendido também outro paciente com Ébola, o missionário Miguel Pajares, que morreu também em consequência da doença depois de ter sido infectado na Libéria.

Este é o primeiro caso em que a transmissão do vírus e infecção do doente ocorrem em território europeu.

ZAP / ABr

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.