Espanha confirma primeiro caso de Ébola na Europa

European Commission DG ECHO

Combate ao Ébola na África Ocidental

Combate ao Ébola na África Ocidental

Depois de dois exames positivos para Ébola feitos a uma enfermeira espanhola, foi confirmado o primeiro caso de Ébola transmitido na Europa.

A paciente foi contaminada depois de ter atendido o missionário Manuel Garcia Viejo, que morreu no fim de setembro,  vítima do vírus, num hospital de Madrid.

Viejo, de 69 anos, era director médico do Hospital San Juan de Dios em Lunsar, na Serra Leoa, onde terá sido contaminado pelo vírus.

Fontes do Hospital de Alcorcon informaram que a segunda análise à enfermeira confirmou o diagnóstico do primeiro exame, feito quando a enfermeira chegou à unidade, durante a manhã desta segunda-feira, com os sintomas da doença.

As mesmas fontes garantem terem sido seguidos todos os protocolos de segurança no atendimento que a enfermeira prestou ao missionário, não sendo conhecido o mecanismo de transmissão da doença para a assistente hospitalar.

A ministra de Saúde espanhola, Ana Mato, afirmou entretanto que o governo espanhol está a verificar se os protocolos foram adequadamente seguidos. “Vamos colocar todos os meios necessários à disposição dos médicos e enfermeiros para responder a estar situação”, disse a ministra.

Ana Mato explicou que quando o caso foi detectado se iniciou o protocolo de actuação, em coordenação pelo Governo central e pela Comunidade Autónoma de Madrid.

pimkie_fotos / Flickr

A ministra da Saúde de Espanha, Ana Mato

A ministra da Saúde de Espanha, Ana Mato

“Tenham a certeza de que se estão a tomar todas e cada uma das medidas para garantir a melhor atenção ao paciente e para garantir a segurança do pessoal sanitário e de toda a população”, acrescentou Ana Mato.

Devido ao elevado risco de contágio da doença, que já causou mais de 3.400 mortos desde que reapareceu em Março na África Ocidental, foi activado o protocolo de segurança previsto para situações desse tipo.

No Hospital Carlos III, onde a enfermeira esteve com o missionário, foi atendido também outro paciente com Ébola, o missionário Miguel Pajares, que morreu também em consequência da doença depois de ter sido infectado na Libéria.

Este é o primeiro caso em que a transmissão do vírus e infecção do doente ocorrem em território europeu.

ZAP / ABr

PARTILHAR

RESPONDER

"Alto risco". África do Sul proíbe entrada de turistas de Portugal

Os turistas oriundos de Portugal não vão ser autorizados a entrar na África do Sul, quando o país africano reabrir as fronteiras internacionais na quinta-feira, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior sul-africano. Portugal consta de …

Descoberta rara. Encontrado vapor de água salgada em torno de duas estrelas bebé gigantes

Uma equipa de investigadores descobriu um par de estrelas bebé massivas rodeadas por vapor de água e sal de cozinha, de acordo com um novo estudo. As duas estrelas bebé têm uma massa combinada 25 vezes …

Sonda da NASA deteta nanojatos na coroa solar (e desmistifica a sua extrema temperatura)

Uma equipa de cientistas, liderada pelas Universidades de Northumbria e St. Andrews, em cooperação com a NASA, descobriu um novo tipo de atividade dentro da atmosfera do Sol que poderia explicar como é que a …

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …

Meghan Markle perde batalha judicial. Em causa está carta que enviou ao pai (divulgada por jornal britânico)

Depois de no passado mês de agosto, Meghan Marke vencer uma batalha judicial contra o Mail on Sunday, desta vez a Duquesa de Sussex não pode festejar mais uma vitória. A norte-americana perdeu a última …