Médico espanhol infetado com Ébola

juanciudad.org

Manuel Garcia Viejo, director médico do Hospital San Juan de Dios de Lunsar, Serra Leoa

Manuel Garcia Viejo, director médico do Hospital San Juan de Dios de Lunsar, Serra Leoa

O governo espanhol anunciou hoje que irá repatriar da Serra Leoa um missionário infetado com o vírus Ébola, o segundo caso registado de um espanhol desde o início do surto.

As análises feitas ao médico e missionário Manuel Garcia Viejo, de 69 anos, director médico do Hospital San Juan de Dios em Lunsar, na Serra Leoa, “deram positivo em relação ao Ébola”, tendo o missionário “expressado desejo de ser transferido para Espanha”, refere um comunicado  divulgado pelo ministério da Saúde espanhol.

A ministra da Saúde, Ana Mato, reuniu-se com representantes dos ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Defesa “para tratarem da transferência”.

pimkie_fotos / Flickr

A ministra da Saúde de Espanha, Ana Mato

A ministra da Saúde de Espanha, Ana Mato

O Governo da Serra Leoa impôs um recolher obrigatório de três dias que obriga os cidadãos a permanecerem em casa, para tentar deter a propagação do vírus Ébola, que já fez 562 mortos no país.

Durante o recolher obrigatório, que estará em vigor até domingo, cerca de 30.000 voluntários andarão de casa em casa a identificar as pessoas doentes, a distribuir 1,5 milhões de sabonetes e a informar os cidadãos sobre as medidas para prevenir o Ébola, explicou o Governo em comunicado.

Em agosto, Miguel Pajares, um padre espanhol de 75 anos tornou-se no primeiro europeu a morrer devido ao vírus do Ébola no atual surto.  Foi infetado na Libéria, onde trabalhava com doentes.

O Ébola já matou mais de 2.600 pessoas na África Ocidental.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.