Espanha à procura dos restos mortais de Cervantes, o pai de Dom Quixote

ID Number THX 1139 / Flickr

Don Quixote por Philippe Druillet (1985)

Don Quixote por Philippe Druillet (1985)

Quatro séculos após a morte do ilustre autor de Dom Quixote, Miguel de Cervantes, o município de Madrid decidiu financiar investigações visando encontrar os seus restos mortais, para “reparar uma grande dívida ao príncipe das letras de Espanha”.

“Encontrar o túmulo de Cervantes permitiria reparar uma grande dívida ao príncipe das letras de Espanha, talvez à figura originária de Espanha que marcou mais profundamente a história da humanidade”, explicou hoje o diretor-geral do Património Cultural da câmara municipal de Madrid, José Francisco García, citado pela agência de notícias francesa, AFP.

Publicado em duas partes, em 1605 e 1615, na primeira edição, Dom Quixote, a obra-prima de Cervantes, é muitas vezes considerado o primeiro romance moderno e é um clássico da literatura ocidental, sendo regularmente classificado como um dos melhores romances alguma vez escritos.

“Dom Quixote teve um impacto e uma influência universais [e] para a cidade de Madrid, encontrar os seus restos mortais seria um dos mais importantes projetos culturais que poderíamos desejar neste momento”, disse o responsável, acrescentando: “Mas devemos manter-nos prudentes enquanto aguardamos resultados dos primeiros estudos”.

Nascido em 1547, na velha cidade universitária de Alcalá de Henares, perto de Madrid, o escritor passou os últimos anos da vida num bairro do centro da capital espanhola, hoje rebatizado “Bairro das Letras”, em homenagem aos seus célebres habitantes: Cervantes, mas também Lope de Vega, e os grandes rivais literários do Século de Ouro, Francisco de Quevedo e Luis de Góngora.

O autor de Dom Quixote foi sepultado neste bairro em abril de 1616, na igreja da Trindade, mas ignora-se o local exato da sepultura, perdido na história e nas obras de ampliação da igreja e do convento contíguo, com fachadas de tijolos vermelhos.

Durante anos, pareceu difícil fazer escavações no local, onde residem ainda religiosas, e abrir às cegas buracos numa igreja classificada como património cultural da cidade desde 1921.

“A tecnologia avançou suficientemente para que nos seja garantido agora que um estudo feito com radar de penetração pode determinar com bastante precisão onde estão enterrados restos humanos”, explicou José Francisco García.

A câmara de Madrid consagrou uma verba de entre 12.000 e 14.000 euros à primeira fase de análise histórica e depois às pesquisas com radar de penetração, que deverão começar “nas próximas semanas”.

As escavações só serão feitas se os investigadores conseguirem localizar restos humanos numa área claramente definida.

Pelo menos outras duas pessoas foram enterradas no mesmo local, de acordo com Fernando de Prado, que narrou, no seu relato, o enterro de Cervantes, após a sua morte, datada de 22 ou 23 de abril de 1616, segundo os historiadores.

“Embrulhado numa tela da Ordem Terceira Franciscana, na qual tinha ingressado pouco antes, num modesto caixão, com as mãos sobre o peito, segurando um crucifixo em madeira, e com o rosto descoberto (…), foi conduzido às suas exéquias no sábado 23 de abril, naquele que era, sem dúvida, o convento mais modesto de Madrid”, escreveu Fernando de Prado.

Para os antropólogos, o trabalho deverá, em seguida, ser fácil: “Dizem-nos que poderemos determinar de forma fiável se os restos pertencem a Miguel de Cervantes devido às características especiais do personagem”, alcunhado “o maneta de Lepanto”, depois de ter sido ferido no peito e perdido a mobilidade da mão esquerda na lendária batalha naval de Lepanto (1571), ganha pela Santa Aliança aos otomanos.

“Cervantes não pôde utilizar essa mão durante 45 anos. Um antropólogo pode identificar este tipo de lesão óssea que servirá de prova para a sua identificação”, sublinhou o historiador.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Um dinossauro gigante com o dobro do comprimento dos tiranossauros dominou a cadeia alimentar

A nova espécie foi descoberta no Uzbequistão e tinha dentes semelhantes aos de um tubarão. Pesava cinco vezes mais do que o principal predador conhecido até agora, o tiranossauro. Há cerca de 90 milhões de anos, …

A teimosia de Simeone e a "cabeça dura" de Conceição vão defrontar-se já amanhã

O FC Porto e o Atlético de Madrid vão arrancar a campanha na Champions já amanhã, e os velhos amigos Sérgio Conceição e Diego Simeone deixaram recados um ao outro nas conferências de imprensa. É já …

Parlamento Europeu apela ao reconhecimento das uniões homossexuais em toda a União

Os eurodeputados querem que os casais homossexuais e as suas famílias sejam tratadas de forma igual em todos os estados-membros. Os eurodeputados exigiram esta quarta-feira que os casais homossexuais beneficiem dos mesmos direitos dos restantes em …

Dínamo Kiev 0-0 Benfica | Tanta posse para acabar a rezar a São VAR

As “águias” dominaram as operações durante grande parte deste primeiro encontro de Liga dos Campeões “a sério” em 2021/22, mas não materializaram essa superioridade e no fim viram Vlachodimos, os postes e o VAR a …

Reino Unido avança com terceira dose para maiores de 50 anos. Máscara pode regressar

Boris Johnson anunciou hoje o plano de protecção do Reino Unido para o Outono e Inverno, que inclui medidas que vão entrar já em vigor e que prevê o regresso da máscara e a exigência …

Uma bactéria que "come carne" está a causar mortes da Flórida

A bactéria está mais presente na água do mar em zonas quentes e já matou 125 pessoas no estado norte-americano desde 2008. Pelo menos oito pessoas já morreram este ano na Flórida devido a uma infecção …

Siemens vai criar comboio de alta velocidade que ligará Mar Vermelho e Mediterrâneo

Um consórcio liderado pela multinacional alemã Siemens estabeleceu um contrato de 4,5 mil milhões de euros para construir uma linha ferroviária de alta velocidade que ligue Ain Sukhna, no Canal de Suez, a Alexandria e …

Alaba joga no Real Madrid mas o seu sonho era jogar no Barcelona

Véspera do grande jogo entre Barcelona e Bayern Munique serviu para Uli Hoeneß divulgar uma conversa pouco simpática para as pessoas ligadas ao Barcelona. A fase de grupos da Liga dos Campeões está de volta. Neste …

Chuva está a ajudar a controlar incêndios em Espanha

Há quase uma semana que as chamas deflagram em Málaga e o incêndio já matou um bombeiro. A chuva tem ajudado a combater o fogo. Há seis dias consecutivos que os bombeiros estão a combater incêndios …

Voos da ONU para Cabul são retomados. Doadores angariam 850 mil milhões de euros de ajuda

Os talibãs garantem que vão proteger as equipas humanitárias da ONU que vão ajudar o Afeganistão, que enfrenta uma grave crise devido à seca. Desde 15 de Agosto que os voos com ajuda humanitária da ONU …