Escutas revelam que vice de Pinto da Costa controlava gang violento

fcporto.pt

Antero Henrique, vice-presidente do FC Porto, com o treinador portista, Julen Lopetegui

Antero Henrique, vice-presidente do FC Porto, estará a ser apontado na investigação da Operação Fénix como o real líder do gang violento que actuava na noite do Porto, com base nas escutas do caso.

De acordo com o Correio da Manhã, “Antero Henrique dava ordens directas e controlava as finanças” do grupo criminoso que aparece no centro da investigação da Operação Fénix e que implica a empresa de segurança SPDE, sob suspeita de ter posto em marcha uma rede de segurança ilegal e de extorsão que controlava a noite portuense.

O CM escreve que Antero Henrique é visto pelo Ministério Público como figura de relevo nesta organização criminosa, sendo considerado o verdadeiro líder da mesma.

O jornal reporta que o dono da SPDE, Eduardo Silva, arguido no âmbito do caso, terá sido “obrigado” pelo dirigente portista a afastar-se da segurança das discotecas e de problemas com agressões para se dedicar exclusivamente a fazer trabalhos para o FC Porto.

O CM acrescenta que Antero Henrique terá encomendado “serviços especiais” de segurança a Pinto da Costa e à sua família. Já se tinha noticiado que o vice-presidente portista terá solicitado a vigilância de jogadores e de funcionários do clube, além da cobrança de dívidas e extorsões.

Nas buscas efectuadas à casa de Antero Henrique, no âmbito da investigação, foram apreendidos 70 mil euros em notas.

O jornal cita as escutas telefónicas efectuadas, nomeadamente uma alegada conversa entre Eduardo Silva e o dirigente portista, em que o segurança se queixa de que poderá ter que declarar insolvência por ter que “pagar cerca de um milhão de multas fiscais”. O vice portista tratará de o descansar, garantindo-lhe que resolveria o assunto que teria que ser solucionado “por cima”.

“Graças a Deus sou um privilegiado nas informações. Mas um dia destes vou ter de partir os cornos a um polícia”, desabafará Eduardo Silva noutras das escutas, cita o CM.

Antero Henrique e Pinto da Costa fazem parte da lista de arguidos do caso, tal como Eduardo Silva que está em prisão preventiva. Os crimes envolvidos na investigação são recurso a actividade ilegal de segurança privada, extorsão, ofensas à integridade física, associação criminosa e detenção ilegal de arma.

ZAP

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

-

Seis mortos em deslizamento de terra na China e mais de 100 desaparecidos

Pelo menos seis pessoas morreram num deslizamento de terras na província de Sichuan, no sudoeste da China, e mais de 100 permanecem desaparecidas, segundo os últimos dados fornecidos pelas autoridades locais. A aldeia isolada de Xinmo foi …

-

Bombeiros pedem suspensão da entrega de bens solidários

O presidente da Associação de Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande apelou este sábado para que as pessoas suspendam por "alguns dias" a entrega de ajuda. "É um sufoco. É muita coisa. São toneladas e toneladas de …

-

Pelo menos 27 edifícios no Reino Unido têm revestimento inflamável

Os inspetores identificaram pelo menos 27 edifícios de propriedade municipal no Reino Unido que não cumprem os requisitos de segurança anti-incêndios por estarem revestidos com material inflamável, informou este sábado o Governo. O Ministério que tutela …

-

Polícia espanhola detém suspeitos de pertencerem a rede de exploração de mulheres na Europa

A polícia espanhola anunciou este sábado que deteve 18 pessoas suspeitas de pertencerem a uma rede nigeriana de exploração sexual de mulheres, que atuava em Espanha, Itália, Alemanha e Bélgica. Com estas detenções, que ocorreram em …

-

Portugueses criam dispositivo que ajuda a superar medo de andar de avião

Um dispositivo médico de realidade virtual que auxilia os utilizadores a superar o medo de andar de avião está a ser desenvolvido por especialistas apoiados pelo Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade …

herminioloureiro

Escutas tramam Hermínio Loureiro suspeito de "dar" 23 milhões em ajustes directos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis e ex-presidente da Liga de Clubes, foi ouvido durante mais de 8 horas, no âmbito do processo de corrupção que terá sido despoletado por escutas telefónicas. O …

Leonor Poeiras e Iva Domingues no "Somos Portugal" da TVI

Altice prepara-se para comprar a TVI

O Grupo espanhol Prisa está em negociações "avançadas" com a Altice para a venda da TVI e o negócio pode consumar-se ainda neste Verão. O Governo já está a par do processo. Este cenário é avançado …

-

PJ está a investigar bilhetes oferecidos pelo Benfica no caso dos emails

A Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária (PJ) está a investigar o Benfica por bilhetes para jogos de futebol que o clube ofereceu a elementos da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e …

Incêndio em Pedrógão Grande

Fotografia mostra quando começou o incêndio ("muito antes da trovoada")

As suspeitas de que o grande incêndio de Pedrógão Grande foi originado por mão criminosa crescem, com relatos de populares e de bombeiros. E o início do fogo está registado numa fotografia, que será a …

-

Analistas consideram que meta de 1,5% para défice é alcançável

Os analistas contactados pela Lusa consideram que o objetivo do Governo de reduzir o défice para os 1,5% este ano "continua a ser alcançável", depois de o INE ter apurado um défice de 2,1% até …