Escultura “McJesus” provoca protestos em Israel

(dr)

Uma escultura representando a figura de Ronald McDonald (a figura emblemática da cadeia de ‘fast food’ McDonald’s) crucificado, numa exposição de arte em Israel, está a provocar protestos da minoria cristã árabe no país.

Centenas de cristãos árabes estão a pedir numa manifestação, esta sexta-feira, em frente a um museu da cidade de Haifa, no norte de Israel, a remoção da escultura intitulada “McJesus”, que representa Ronald McDonald numa cruz.

O governo israelita e responsáveis religiosos também pressionaram o museu para remover a figura, mas a direção da instituição considera que não pode ceder, em nome da liberdade de expressão.

As autoridades policiais de Israel disseram que os manifestantes atiraram um dispositivo incendiário para o museu e arremessaram pedras que feriram três polícias.

Dirigentes religiosos cristãos apresentaram esta segunda-feira uma queixa nos tribunais, com uma providência cautelar que permita retirar várias obras da exposição, incluindo bonecos Barbie representando as figuras de Jesus e da mãe, Maria.

A ministra da Cultura de Israel, Miri Regev, também já pediu a remoção da obra McJesus, considerando que ela é ofensiva. A direção do museu recusa-se a ceder a todas as pressões, dizendo que qualquer cedência infringiria a liberdade de expressão.

Segundo noticia o jornal El País, a exposição de arte, que ficará presente no museu até 17 de fevereiro, tem no seu espólio outras imagens dentro do mesmo tema, como uma Barbie a representar a figura da Virgem Maria.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A liberdade de expressão deve de forma alguma atingir a falta de respeito quer por crenças, religiões ou ofender as pessoas independentemente da sua cor ou raça. Isto é o cumulo da falta de respeito e da estupidez.

RESPONDER

Robôs substituem estudantes em cerimónia de graduação no Japão

Impedidos de estarem na sua cerimónia de graduação por causa do novo coronavírus, estudantes japoneses marcaram presença com a ajuda de robôs. Com as universidades fechadas devido à pandemia de covid-19, muitos foram os estudantes universitários …

Governo flexibiliza prescrição eletrónica de medicamentos

Esta quinta-feira, foi publicado em Diário da República o decreto-lei que cria o regime excecional de prescrição eletrónica de medicamentos durante o estado de emergência. O Governo criou um regime excecional de prescrição eletrónica de …

Médicos imigrantes impedidos de ajudar a combater o coronavírus nos EUA

Devido às regras dos vistos, muitos médicos imigrantes estão a ser proibidos de ajudar a combater a pandemia de covid-19 fora do hospital em que trabalham. Os Estados Unidos continuam a sentir em força as consequências …

Espanha insiste em emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo"

A ministra da Economia espanhola diz que o acordo alcançado pelo Eurogrupo "fazia falta", mas insiste que haja emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo". O Parlamento espanhol aprovou, entretanto, a renovação do estado …

Hyundai apresenta conceito de novo elétrico conduzido com joysticks

A Hyundai apresentou o conceito para um novo veículo, chamado Prophecy. O carro elétrico não é guiado pelo tradicional volante, mas sim por dois joysticks. As feiras automóveis estão todas interrompidas devido à pandemia de covid-19, …

Hospital da Cruz Vermelha excluído da rede de combate à pandemia

O Hospital da Cruz Vermelha não vai integrar a "rede covid", criada em resposta à pandemia do novo coronavírus, anunciou esta quinta-feira o executivo, realçando que esta decisão é tomada porque, face à situação atual, …

Coronavírus. Luvas de látex são perigosas quando não utilizadas corretamente

Quase como acontece com as máscaras, caso não sejam utilizadas corretamente, as luvas descartáveis de látex podem ser perigosas, ajudando a disseminar mais facilmente o vírus. A pandemia de covid-19 despertou grande interesse de como as …

Bloco de Esquerda "não vai aceitar austeridade" no pós-pandemia

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda diz que "não vai aceitar austeridade" em 2021, após a pandemia da covid-19, e garantiu que, pelo seu partido, "não faltará maioria" para ajudar Portugal a sair de …

Em Canonica d'Adda, homens e mulheres têm dias diferentes para ir às compras

A presidente da câmara de uma pequena cidade da Lombardia, Canonica d'Adda, em Itália, decidiu que homens e mulheres terão dias diferentes para fazer compras, visando limitar a multidão nas lojas e lutar contra a …

Linhas de crédito alargadas a todos os setores de atividade

O Governo alargou os apoios "à globalidade do tecido empresarial", nomeadamente aos setores do comércio e serviços, dos transportes, do imobiliário, da construção, indústrias extrativas e transformadoras. As linhas de crédito lançadas pelo Governo para apoiar …