/

Escultura “McJesus” provoca protestos em Israel

3

(dr)

Uma escultura representando a figura de Ronald McDonald (a figura emblemática da cadeia de ‘fast food’ McDonald’s) crucificado, numa exposição de arte em Israel, está a provocar protestos da minoria cristã árabe no país.

Centenas de cristãos árabes estão a pedir numa manifestação, esta sexta-feira, em frente a um museu da cidade de Haifa, no norte de Israel, a remoção da escultura intitulada “McJesus”, que representa Ronald McDonald numa cruz.

O governo israelita e responsáveis religiosos também pressionaram o museu para remover a figura, mas a direção da instituição considera que não pode ceder, em nome da liberdade de expressão.

As autoridades policiais de Israel disseram que os manifestantes atiraram um dispositivo incendiário para o museu e arremessaram pedras que feriram três polícias.

Dirigentes religiosos cristãos apresentaram esta segunda-feira uma queixa nos tribunais, com uma providência cautelar que permita retirar várias obras da exposição, incluindo bonecos Barbie representando as figuras de Jesus e da mãe, Maria.

A ministra da Cultura de Israel, Miri Regev, também já pediu a remoção da obra McJesus, considerando que ela é ofensiva. A direção do museu recusa-se a ceder a todas as pressões, dizendo que qualquer cedência infringiria a liberdade de expressão.

Segundo noticia o jornal El País, a exposição de arte, que ficará presente no museu até 17 de fevereiro, tem no seu espólio outras imagens dentro do mesmo tema, como uma Barbie a representar a figura da Virgem Maria.

ZAP // Lusa

3 Comments

  1. A liberdade de expressão deve de forma alguma atingir a falta de respeito quer por crenças, religiões ou ofender as pessoas independentemente da sua cor ou raça. Isto é o cumulo da falta de respeito e da estupidez.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.