Escrava sexual do Daesh foi obrigada a comer o próprio filho

European Parliament / Flickr

A deputada Vian Dakhil (dir), a única mulher Yazidi que integra o Parlamento do Iraque

Uma deputada iraquiana que ajuda a salvar escravas sexuais das garras dos terroristas do Estado Islâmico conta como elementos deste grupo levaram uma destas mulheres a comer o próprio filho e como violaram uma criança de 10 anos até à morte, em frente à família.

Este relato do horror vivido por mulheres e crianças Yazidi, uma etnia curda, que são forçadas a tornar-se escravas sexuais dos terroristas do Daesh, está a chocar o mundo.

A porta-voz desta tragédia humana é a deputada Vian Dakhil, a única mulher Yazidi que integra o Parlamento do Iraque, e as suas revelações foram proferidas numa entrevista dada no início do mês, mas só agora traduzida para Inglês pelo Instituto de Pesquisa do Médio Oriente (MEMRI na sigla original em Inglês).

Essas declarações são noticiadas pelo jornal The Washington Times que nota como Vian Dakhil refere que o Daesh matou e raptou milhares de mulheres e jovens rapazes Yazidi, transformando os que sobreviveram em escravas sexuais e em bombistas suicidas.

A deputada está envolvida em operações de resgate de vários prisioneiros Yazidi e relata como terroristas do Daesh “telefonam e oferecem-se para vender” as raparigas que têm em cativeiro.

“Telefonam à família da rapariga e nós compramo-la”, relata Vian Dakhil. “Nós, os Yazidis, no Século XXI, compramos as nossas filhas e as nossas mulheres“, acrescenta num lamento de dor e revolta.

“Uma das mulheres que conseguimos recuperar do Daesh disse que foi mantida, numa cave, durante três dias, sem comida ou nada. Depois disso, levaram-lhe um prato de arroz e de carne. Ela comeu a comida porque estava com muita fome. Quando terminou, disseram-lhe: cozinhamos o teu filho de um ano que te tiramos e foi isso que acabaste de comer“, conta também a deputada perante um entrevistador que não consegue conter a emoção com o relato aterrador.

“Uma das raparigas disse que levaram seis das suas irmãs. A irmã mais nova, uma menina de 10 anos, foi violada até à morte, em frente ao seu pai e irmãs. Ela tinha 10 anos”, revela também, contendo as lágrimas.

“Porquê? Porque é que estes selvagens nos fazem isto?”, desabafa finalmente, Vian Dakhil, notando que essa é a pergunta que se repete sucessivamente sem uma resposta à vista.

A etnia Yazidi tem sido um dos mais vulneráveis alvos do Daesh que vende crianças de 1 a 9 anos como escravas sexuais por 150 euros.

A activista Nadia Murad, de etnia Yazidi e ex-escrava sexual do grupo terrorista, tem sido uma das mais fortes vozes na luta pela libertação dos milhares de prisioneiros do seu povo que continuam nas mãos do Daesh.

Essa luta valeu-lhe a nomeação como embaixadora da ONU.

SV, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Por detrás de todos estes criminosos da pior espécie que poderá existir existe um número enorme de nações e políticos a negociarem armas e outros bens que alimentam tudo isto e que se pretendem fazer passar por inocentes e santinhos!.

  2. Porque razão não deitam uma bomba nuclear onde estão estes assassinos bárbaros, estes monstros? Seria um alívio para todo o mundo. a morrer que morram eles e os deles.

    • Talvez porque estão lá as escravas sexuais e outro tipo de vítimas?
      Talvez por causa do desastre ecológico que se espalharia por longos kms?
      Pense um bocadinho.

    • E você está convencida de que os maus estão todos numa secção e os bons noutra, pior a emenda do que o soneto!.

RESPONDER

Balões da Google já "espalham" Internet nas vilas remotas do Quénia

Em 2013, surgiu a ideia de enviar balões para o Espaço próximo para conectar pessoas em locais do mundo sem Internet. A ideia, que parecia uma loucura, já é realidade. Depois de uma longa série de …

Descoberta nova espécie de dinossauro carnívoro em Portugal

Um novo género e espécie de dinossauro carnívoro terópode, cujos fósseis foram escavados em arribas dos concelhos de Torres Vedras e da Lourinhã, foi agora descrito na revista internacional "Journal of Vertebrate Paleontology" por paleontólogos …

The Crown. Afinal, vem aí uma sexta temporada

Peter Morgan, criador, produtor e argumentista de The Crown, anunciou esta quinta-feira (9), através do Twitter da plataforma de streaming Netflix, que a série britânica terá uma sexta temporada. “Quando começamos a discutir as histórias da …

Observatório Gaia revoluciona o rastreamento de asteroides

O observatório espacial Gaia da ESA é uma missão ambiciosa que tem o objetivo de construir um mapa tridimensional da nossa Galáxia, fazendo medições de alta precisão de mais de mil milhões de estrelas. No entanto, …

Tempestades de relâmpagos mataram 147 pessoas na Índia em apenas 10 dias

Tempestades de relâmpagos mataram 147 pessoas no estado de Bihar, no norte da Índia, no espaço de dez dias, noticia a AFP, que escreve que os números podem aumentar nos próximos tempos devido às alterações …

Investigação portuguesa descobriu 14 espécies marinhas com potencial para produção de antibióticos

Uma investigação conjunta da Universidade de Aveiro e da Universidade Católica descobriu 14 novas espécies e um género de fungos marinhos, com potencial para produção de antibióticos, revelou esta segunda-feira fonte académica. "Neste momento, estão a …

Impossíveis de cumprir. Directores preocupados com novas regras para as escolas

As orientações da Direcção Geral de Saúde (DGS) para as escolas com vista ao regresso das aulas presenciais, em Setembro, estão a preocupar os directores dos estabelecimentos de ensino. Isto porque as consideram impossíveis de …

Homicídios disparam na maioria das cidades norte-americanas durante a pandemia

O número de homicídios cometidos em solo norte-americano disparou na maioria das cidades do país na primeira metade de 2020, comparativamente com o mesmo período do ano passado, revela uma investigação do New York Times. …

Investigadores desenvolvem robô-cientista (e já descobriu um novo catalisador)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, construiu um robô-cientista móvel inteligente, que realiza experiências sem ajuda humana. O novo robô-cientista toma decisões sozinho e já descobriu um novo catalisador. Segundo a …

Sérgio Figueiredo deixa direção de informação da TVI

Sérgio Figueiredo saiu do cargo de diretor de informação da TVI, anuncia a estação de televisão em comunicado enviado às redações. A cessação de funções é efetiva a partir desta sexta (10) e põe fim a …