Organização norte-americana de escoteiros declara falência perante milhares de casos de abusos sexuais

A organização de escotismo Boy Scouts of America deu início ao processo de bancarrota para fazer frente a milhares de pedidos de indemnização por abuso sexual de menores ao longo das décadas.

A maior organização do escotismo norte-americano, a Boy Scouts of America, declarou falência esta terça-feira por falta de capacidade económica para lidar com o número avultado de processos por abuso sexual, e respetivos pedidos de indemnização, que estão ainda pendentes na justiça.

Segundo a Associated Press, esta foi a única solução encontrada pelos advogados da organização para “travar” o pagamento de indemnizações, uma vez que a Boy Scouts of America alega não ter meios financeiros. Desta forma, com o processo de bancarrota, consegue proteger o seu património, que, eventualmente, seria penhorado.

Mais de 12 mil crianças dizem-se vítimas de abuso sexual quando fizeram parte dos escoteiros norte-americanos.

Além disso, cerca de oito mil escoteiros são suspeitos de cometerem os abusos, segundo os números que constam de um relatório, conhecido como “os ficheiros da perversão“, apresentado em tribunal e divulgado no ano passado pelo advogado Jeff Anderson, especialista na defesa de vítimas de abuso sexual.

Em comunicado, a Boy Scouts of America manifestou solidariedade para com as vítimas, garantindo que fizeram sempre tudo para proteger as crianças.

“Preocupamo-nos profundamente com todas as vítimas de abuso e pedimos sinceras desculpas a quem possa ter sofrido durante o seu tempo no Escutismo. Acreditamos nas vítimas, que apoiamos e a quem pagámos ajuda ilimitada em termos de aconselhamento. Nada é mais importante que a segurança e a proteção das nossas crianças e, por isso, revolta-nos que alguns indivíduos se tenham aproveitado dos nossos programas para abusar de crianças inocentes”, lê-se na nota.

As suspeitas não são propriamente uma novidade, uma vez que, em 2012, tinham sido identificados mais de 1.000 suspeitos de abuso sexual nos escoteiros. No entanto, uma análise mais detalhada aos documentos veio revelar um número significativamente mais de agressores e vítimas.

De acordo com a AP, foram identificados 7.819 suspeitos, entre líderes e voluntários dos escuteiros, do crime de abuso sexual de 12.254 crianças, desde 1944 e 2016. Os alegados agressores terão sido afastados da organização e as autoridades alertadas.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …