Dez anos depois do Magalhães, escolas do primeiro ciclo só têm um computador para sete alunos

d.r. JP Sá Couto

No ano em que o Magalhães entrou nas escolas portuguesas, havia um computador para cada aluno do 1.º ciclo. Agora, são quase sete alunos por computador.

De acordo com o relatório Educação em Números 2019, da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), as escolas públicas têm um computador por cada cinco alunos. No entanto, o cenário é ainda pior para os alunos do 1.º ciclo, onde só existe um computador para quase sete alunos.

Este ciclo é o mesmo que, há cerca de dez anos, foi contemplado com o programa e.escolinhas e os computadores Magalhães. Nas escolas privadas o cenário é pouco melhor avança esta terça-feira o Diário de Notícias.

No ano letivo em que foi lançado (2008/2009) e nos anos seguintes em que funcionou, o programa e.escolinhas distribuiu computadores Magalhães gratuitamente às famílias carenciadas, ou até 50 euros para as restantes. Esta medida permitiu que cada criança no 1.º ciclo tivesse um computador. Os alunos mais velhos continuavam a ter de partilhar um computador por cada quatro alunos.

O programa chegou ao fim em 2011, e o número de alunos que tiveram de partilhar um computador no primeiro ciclo de escolaridade tem vindo a aumentar desde aí.

Nos restantes ciclos (2.º, 3.º e ensino secundário), entre os anos letivos de 2010/2011 e 2015/2016 existia uma média de três alunos por computador. Por contraste, nas escolas privadas, esta média de três alunos por computador só se verificava no ensino secundário, para os 2.º e 3.º ciclo a média era maior – cinco a sete consoante o ano letivo.

De acordo com o Observador, o ano letivo de 2017/2018 apresenta o maior número de alunos por computador desde que foram distribuídos os primeiros computadores Magalhães. Ainda assim, nas escolas privadas, há menos alunos por cada computador: cinco alunos por computador no 1.º ciclo e quatro em termos globais.

Além do acesso limitado, os alunos têm também de lidar com computadores obsoletos e muitos sem acesso à Internet. Ao DN, Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), disse que os computadores existentes “estão obsoletos, por isso, os recursos devem ser novos e mais“.

O projeto do computador Magalhães acabaria por ser visto como um fracasso. O presidente da ANDAEP adianta que foi a desculpa para “uma grande propaganda política”, porque “chegou como uma imposição” às escolas.

“Os professores não pediram tecnologia nas escolas e não houve um período [anterior] de sensibilização” para o uso dos portáteis que iriam ser distribuídos pelos alunos, lembra Filinto Lima.

Um estudo de 2014 da Universidade Portucalense revelava que 89,1% dos professores e 86% dos estudantes disseram que nunca ou raramente recorriam ao computador nas salas de aula.

  ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Chama-se a isto um apagão de recursos!
    O programa “Portugal Digital” e a Regiões Digitais, gastaram milhões em boas intenções digitais, mas caíram no despesismo por não obrigarem os projetos a garantia de assegurar na sua concepção itens de sustentabilidade e continuidade! Muito dinheiro deitado ao lixo!…

RESPONDER

Mariana Mortágua, deputada e dirigente do Bloco de Esquerda

Disponibilidade não chega. Bloco quer "acordo político" para viabilizar OE2022

Para o Bloco de Esquerda viabilizar o Orçamento do Estado para 2022 "precisa de ter um acordo político com o PS", sinalizou Mariana Mortágua. O Bloco de Esquerda acenou com o voto contra e, em pleno …

O primeiro-ministro, António Costa, acompanhado pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho e o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues

Governo pisca o olho à esquerda e cede na caducidade das contratações coletivas

Esta quinta-feira, o Governo enviou aos parceiros sociais duas propostas para alterar o Código de Trabalho: a suspensão da caducidade dos contratos coletivos de trabalho e o modelo de arbitragem para ser aplicado depois de …

Bill Clinton, antigo Presidente dos Estados Unidos, foi hospitalizado

Bill Clinton foi admitido na noite de terça-feira no Centro Médico Irvine da Universidade da Califórnia para "ser tratado a uma infeção não ligada à covid". O antigo Presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, com 75 …

Passar muito tempo no Espaço pode aumentar o risco de danos cerebrais

Um novo estudo mostra que os astronautas que passam longas temporadas no Espaço têm mais probabilidade de vir a ter danos cerebrais. Em comunicado, a equipa de cientistas responsável pela investigação explicou ter seguido cinco astronautas …

Físicos fazem medição mais precisa do mundo da idade de um neutrão

Uma equipa de físicos fez a medição mais precisa do mundo da idade de um neutrão. Este avanço da Física pode ajudar a responder a perguntas sobre o Universo primitivo. Já sabemos - com uma incerteza …

O "telescópio que comeu a astronomia" vai olhar para a Idade das Trevas do Universo

Astrónomos da NASA vão usar o Telescópio Espacial James Webb para olhar para trás no tempo até à Idade das Trevas do Universo. Alguns chamaram o Telescópio Espacial James Webb da NASA de "telescópio que comeu …

Estudo da Universidade do Minho defende legalização da prostituição em Portugal

Um estudo de um investigador da Universidade do Minho (UMinho) defende a legalização da prostituição em Portugal e denuncia a “ineficácia do modelo abolicionista” em vigor desde 1983, anunciou esta quinta-feira aquela academia. Em comunicado, a …

Dispositivo vestível impresso a 3D não precisa de ser carregado

Um grupo de especialistas desenvolveu um dispositivo vestível a que chamaram “dispositivo biossimbiótico”, que conta com vários benefícios. O novo dispositivo é impresso em 3D, personalizado e baseado em análises corporais dos utilizadores e ainda pode …

Microsoft encerra o LinkedIn na China devido às restrições locais

A Microsoft informou esta quinta-feira que irá encerrar a rede profissional LinkedIn na China até ao final do ano, justificando a decisão com a existência de um "ambiente operacional difícil", segundo a agência France-Presse (AFP). O …

Ceni anunciado mas adeptos avisam: "Só será treinador se falar connosco antes"

Mudança de treinador no São Paulo: saiu Crespo e regressou a "lenda" do clube, Ceni. Mas há palavras que não se esquecem... Mais uma mudança de equipa técnica no Brasileirão. Desta vez no São Paulo, que …