Maioria das aulas será lecionada dentro do perímetro da escola, havendo acompanhamento de docentes quando tal não acontecer.
As escolas portuguesas já começaram a receber os kits de bicicletas destinados aos alunos do 2.º Ciclo, no âmbito do programa de aprendizagem que o Governo pretende implementar.
O objetivo, escreve o Jornal de Notícias, é que, até ao final de 2024, existam bicicletas e capacetes em 863 estabelecimentos de ensino, aos quais será dada autonomia para definir em que momento a aprendizagem é feita: se nas aulas de Educação Física ou no programa do Desporto Escolar. O Executivo deverá monitorizar se os kits estão a ser utilizados ou não.
O processo de entrega será gradual, estando a decorrer até ao final do ano em 259 escolas. A mesma fonte adianta que o projeto “Desporto Escolar sobre Rodas” visa sobretudo escolas do 2.º Ciclo, pelo que “as bicicletas podem ser usadas por outras escolas do agrupamento”, explicou Vítor Pedroso, diretor-geral da Educação.
O responsável adiantou ainda que a mairoia das aulas irá decorrer no interior do estabelecimento escolar. Haverá “uma componente de segurança rodoviária, que ensinará os alunos a como circular na rua, nomeadamente em ciclovias”. os momentos em que os menos circularão no exterior serão sempre “acompanhados pelos professores”.
José Vítor Pedroso defende ainda que não há a necessidade de contratar mais docentes, visto que os horários já estão estabelecidos, não estando previsto um reforço de horas para o projeto.