Há escolas fechadas neste início de ano letivo e o problema é o mesmo: falta de funcionários

Mário Cruz / Lusa

No arranque do ano letivo, há escolas encerradas no país. O Governo garante que haverá novos funcionários nas escolas ainda durante o mês de setembro. 

Segundo avança a Rádio Renascença na manhã desta segunda-feira, há escolas fechadas neste arranque de ano letivo. A secundária de Mem Martins é uma delas e o motivo é comum a todos os estabelecimentos de ensino: falta de funcionários.

Ouvida pela Renascença, Alzira Lourenço, delegada sindical e funcionária da escola, conta que estudam ali cerca de 1.800 alunos para “14 pessoas a trabalhar”. “Somos 17, mas estamos duas de baixa há bastante tempo e temos ainda uma colega de férias.”

Se fizermos as contas, chegamos à conclusão que são 105 alunos para cada assistente operacional. Como estão apenas 15 a trabalhar, a “quota” de alunos sobe para 120. Além disso, acresce o facto de haver “pessoas que têm posto específico”, como “o bar, a portaria, a papelaria, a biblioteca, a reprografia e não há pessoal” suficiente para tomar conta de todas as crianças.

Este é já o terceiro ano que se realiza este tipo de manifestação na escola secundária de Mem Martins e, segundo Alzira Lourenço, “continuamos na mesma”. No protesto desta manhã na secundária de Mem Martins participaram também alguns assistentes operacionais da secundária de Queluz e da secundária do Cacém, três das nove escolas que este ano passam para a gestão operacional da autarquia de Sintra.

No Porto, na escola básica Eugénio Andrade também não há aulas por falta de auxiliares. A falta de assistentes operacionais é um problema que se arrasta e é comum a várias escolas por todo o país.

À Renascença, a secretária de Estado Adjunta da Educação deu a garantia de que haverá novos funcionários nas escolas ainda durante este mês de setembro. Segundo Alexandra Leitão, o concurso está a decorrer, mas “é um concurso para contratos a tempo indeterminado e isso faz com que seja, nos termos da lei, mais complexo – até porque é para vincular pessoas para sempre, é para dar vínculo ao Estado”.

Demoraram, portanto, um bocadinho mais do que o previsto e em breve os assistentes em falta chegarão ao longo, provavelmente, ainda do mês de setembro ou do início do mês de outubro.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Certificados digitais são gratuitos (e podem ser enviados por email)

Os certificados digitais covid-19, que devem começar a ser emitidos em Portugal esta semana, são gratuitos, emitidos em formato digital e podem ser consultados no portal do SNS 24, na aplicação móvel do SNS ou …

PS acusa Rio de "não ter ideias" e aconselha-o a "ter uma agenda política"

No encerramento das jornadas parlamentares do PSD, em Portalegre, Rui Rio apontou o dedo ao PS, por alimentar clientelas. Na resposta, a líder parlamentar do PS acusa Rio de não ter uma ideia para o …

João Mário está desiludido com o Sporting, que já procura uma alternativa ao médio

O Sporting mostra-se intransigente no preço a pagar por João Mário. O médio português está descontente e já pediu ao seu agente para procurar outro clube. Também o Sporting já estuda uma alternativa. As negociações entre …

Vídeo polémico da TAP em Espanha. Um dos directores foi suspenso e o outro saiu mais cedo

O polémico vídeo feito por dois directores da TAP em Madrid, onde falam da contratação de trabalhadores em Espanha, já levou à suspensão de um deles e à saída antecipada do outro. Entretanto, o ministro …

Arqueólogos descobriram (e partiram) um ovo com mil anos

Uma equipa de arqueólogos descobriu, na antiga zona industrial de Yavneh, em Israel, um ovo de galinha com mil anos. O ovo estava enterrado no subsolo, onde se manteve preservado durante cerca de mil anos até …

"Já estamos na quarta vaga" e Lisboa é o motor. Especialistas pedem restrições imediatas

Especialistas pedem restrições para a região de Lisboa e Vale do Tejo. Carlos Antunes defende que "já estamos na quarta vaga" e que Lisboa é o motor. Lisboa já passou o patamar dos 240 casos por …

Cessar-fogo quebrado. Israel lança ataque aéreo na Faixa de Gaza

O cessar-fogo entre Israel e Hamas foi quebrado na madrugada desta quarta-feira. Os israelitas lançaram um ataque aéreo na Faixa de Gaza depois de, segundo dizem, terem sido lançados balões incendiários a partir deste território. …

"Síndrome de Maria Antonieta". Condição que torna o cabelo branco repentinamente pode ter explicação

Os últimos meses da vida de Maria Antonieta foram extremamente desgastantes, sendo que a onda de acontecimento negros culminou com a sua morte. Os livros de história contam que este cenário fez com que a …

Von der Leyen vem a Lisboa dar "luz verde" ao PRR. Plano é “ambicioso e robusto” (e pode avançar já na próxima semana)

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, vai estar hoje em Lisboa para anunciar formalmente a aprovação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal. Von der Leyen vai “entregar pessoalmente ao primeiro-ministro, …

Biden e Putin reúnem-se em Genebra em busca de relação "estável e previsível"

A Ucrânia, a Bielorrússia, o destino do opositor russo detido Alexei Navalny, e os ciberataques são os temas da cimeira e o debate prevê-se áspero e difícil. A cimeira vai decorrer na cidade suíça de Genebra …