Escola Secundária em Lisboa encerrada após casos positivos em duas turmas

Manuel de Almeida / Lusa

A Escola Secundária de Lumiar, em Lisboa, foi encerrada na terça-feira passada, depois de ter sido identificado um segundo caso de covid-19 na comunidade escolar que regressara às aulas presenciais.

De acordo com um comunicado assinado pelo diretor da Escola Secundária de Lumiar, ao qual o Observador teve acesso, o primeiro caso de infeção por covid-19 foi identificado num aluno da turma B do 11.º ano, que terá sido infetado por algum elemento do “agregado familiar”. Já o segundo caso, identificado na terça-feira, é um aluno do 12.º ano que também terá sido infetado em ambiente familiar.

“Tivemos conhecimento desta situação hoje de manhã [dia 23] e de imediato contactámos a saúde escolar que nos informou dos procedimentos a observar, nomeadamente a determinação de isolamento profilático para todos os alunos (12.º A e 11.º B), professores e auxiliares que mais diretamente contactaram com o aluno afetado, a que se seguirá oportunamente o teste de rastreio”, escreveu o diretor da escola.

De acordo com o comunicado, a decisão de “encerrar as aulas presenciais em todas os anos de escolaridade” foi tomada em conjunto com a delegada de Saúde Pública e a direção do Agrupamento de Escolas Lindley Cintra que a Escola Secundária do Lumiar integra.

Em declarações ao jornal, Paulo Vicente, adjunto do diretor, esclareceu que as duas turmas e professores que estiveram em contacto com os dois casos positivos “já foram testados” e “haverá mais uma leva” de testes ainda a realizar a alguns elementos da comunidade escolar que estavam a ter aulas presenciais, totalizando 198 alunos. Em relação aos testes efetuados, Paulo Vicente disse que “foram todos negativos”.

Até terça-feira, tinham regressado à Escola Secundária do Lumiar oito turmas, com 198 alunos e 12 professores, com os respetivos auxiliares de educação. Todos estarão agora em casa. As turmas do 11.ºB e 12.ºA a serão obrigadas a cumprir “isolamento profilático”, uma vez que os casos positivos foram identificados nessas turmas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.