Edifício com escola colapsa na Nigéria. Mais de 100 crianças soterradas após derrocada

STR / EPA

Há, pelo menos, 12 vítimas mortais confirmadas e 43 feridos no colapso de um edifício onde funcionava uma escola em Lagos, na Nigéria.

Um edifício de três andares onde funcionava uma escola primária ruiu esta quarta-feira na cidade de Lagos, na Nigéria. A escola era frequentada por cerca de cem crianças.

As autoridades não avançam números. No entanto, um dos socorristas disse à BBC que foram retiradas com vida dos escombros cerca de 40 crianças e que pelo menos doze pessoas morreram.

Não se sabe o que esteve na origem do incidente. Contudo, a agência reguladora da segurança na construção civil de Lagos adiantou à BBC que o edifício estava identificado que constava na lista para ser demolido. Além disso, um morador que assistiu à derrocada disse que o edifício tinha fissuras e que já tinham sido feitas várias reclamações.

Ibrahim Farinloye, porta-voz da Agência de Emergência Nacional da Nigéria, afirmou que o desmoronamento aconteceu por volta das 10h (9h em Portugal continental). “Acredita-se que muitas pessoas, incluindo crianças, estejam neste momento presas dentro do edifício”, adiantou ainda.

De acordo com o Público, as imagens mostram as equipas de socorro e uma multidão no local, destruído, com metal dobrado e blocos de cimento partidos pelo chão. A escola funcionava no último andar do edifício, que a imprensa local diz também ser residencial.

Este não é um episódio isolado, uma vez que quedas de edifícios são comuns na Nigéria. Segundo a BBC, os materiais de construção falham em qualidade e as inspeções são feitas de forma descuidada.

Em 2016, mais de 100 pessoas morreram quando uma igreja ruiu no sul do país, sendo que, no mesmo ano, um edifício de cinco andares ainda em construção desmoronou-se, matando, pelo menos, 30 pessoas.

A falta de qualidade das infraestruturas nigerianas foi apontada pelo FMI, que disse que estas têm “menos de metade do tamanho da média das dos país africanos subsarianos e apenas uma pequena parte daquilo que existe em economias de mercado emergentes”, mencionando ainda a “percecionada baixa qualidade das infraestruturas”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …