Escola de Berlim rejeita filho de político de direita

Uma escola de Berlim foi esta semana alvo de críticas, depois de ter rejeitado a inscrição de uma criança porque o pai é membro do partido populista de direita Alternativa para a Alemanha, AfD.

A escola em causa, que faz parte das escolas Waldorf, terá tido longas reuniões com o político e a esposa, juntamente com cerca de 20 professores, até decidir rejeitar a inscrição da, que já frequentava o jardim de infância da instituição. Nas reuniões, os pais teriam sido questionados sobre as suas opiniões políticas.

A escola particular, que incentiva a participação dos pais nas decisões da instituição, concluiu que havia muito potencial para conflitos constantes, caso a inscrição da criança fosse aceite, informou o director administrativo da associação responsável pelas escolas Waldorf.

“Procurou-se uma solução consensual para o conflito, que não se conseguiu alcançar”, disse o responsável. “Perante este conflito, a escola não vê possibilidade de aceitar a criança com a necessária abertura e imparcialidade, que são pré-requisitos básicos para promover adequadamente o desenvolvimento da criança.”

O partido populista de direita criticou repetidamente os professores por passarem aos alunos doutrinas contrárias a opiniões xenófobas e nacionalistas, tendo inclusivamente criado uma plataforma online anónima para os alunos denunciarem os professores que se posicionam contra eles.

A decisão de rejeitar o filho do político foi condenada pela secretária de Educação de Berlim, Sandra Scheeres, do SPD. De acordo com o jornal local Berliner Zeitung, a social-democrata adiantou que a administração da escola foi chamada para esclarecer o assunto.

Detlef Hardorp, porta-voz da política de educação das escolas Waldorf na área de Berlin-Brandemburgo, também foi citado pelo Berliner Zeitung como crítico da decisão. “As pessoas de todas as convicções políticas devem poder matricular os seus filhos para as escolas Waldorf”, disse. No entanto, realçou que a escola tinha apenas 140 inscrições para apenas 30 vagas e que foi obrigada a recusar a maioria delas.

O político da AfD cujo filho foi rejeitado lamentou a decisão ao diário Berliner Kurier. “Nós gostamos muito desta escola. Como podemos agora explicar ao nosso filho que os amigos dele poderão ir para a Waldorf no próximo ano, mas que nós não somos bem-vindos lá?”.

Mantido em anonimato por razões de privacidade, o político acrescentou que quer manter a sua vida política separada de sua vida privada.

Na Alemanha, as escolas particulares são regidas pelos mesmos regulamentos das escolas públicas, mas têm o direito de seleccionar os alunos, desde que não violem a legislação anti-discriminação em vigor.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Assim se constata, pela enésima vez, a hipocrisia da tão aclamada “tolerância” da esquerda. Se alguém discordar com a ideologia progressista, a intolerância e descriminação passam a ser aceitáveis e justificadas. O que, para os mais atentos, não é de estranhar. Por algum motivo insistem que só a raça branca pode ser racista, que só os homens podem ser sexistas e que só os heterossexuais podem discriminar as restantes orientações sexuais. Não existe justiça alguma na luta pela “justiça social”. Tudo não passa de um jogo de poder e o homem branco heterossexual é o alvo a abater.
    Mas o mais preocupante disto tudo é constatar que as escolas são, cada vez mais, instituições de doutrinação política, onde os próprios encarregados de educação têm de passar pelo escrutínio ideológico. Tenham muito cuidado com a educação dos vossos filhos. Não se distraiam porque Portugal não está imune a estes avanços prasíticos.

RESPONDER

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …

Site de genealogia "salva" homem preso há 15 anos por um crime que não cometeu

Ricky Davis é a primeira pessoa a ser libertada com recurso a testes modernos de ADN no estado da Califórnia e o segundo nos Estados Unidos. Ricky Davis tinha 20 anos quando Jane Hylton, de 54 …

Bolsonaro acusado de fazer insinuação sexual contra jornalista

O Presidente do Brasil foi acusado, esta terça-feira, de fazer uma insinuação de natureza sexual contra uma jornalista do jornal Folha de São Paulo. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a jornalista em …