Escola Alexandre Herculano encerrada por chover dentro das salas

A chuva que se fez sentir esta quinta-feira levou ao encerramento da Escola Secundária Alexandre Herculano, no Porto.

A Escola Secundária Alexandre Herculano, no Porto, foi hoje encerrada pelo respetivo diretor por “chover em várias salas”, anunciou o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte (STFPSN).

Em comunicado, o sindicato recorda que “tem vindo a alertar para a falta de condições” da escola “ao longo de vários anos”, sustentando que “a decisão de encerramento deste estabelecimento de ensino por chover no seu interior é só mais um episódio que revela a sua degradação, colocando permanentemente em risco a segurança e a saúde de trabalhadores e alunos”.

Os docentes e alunos foram informados da decisão da direção quando chegavam à escola.

O Ministério da Educação afirmou estar “a recolher todas as informações” sobre o encerramento da escola, salientando estar “a trabalhar” numa “solução imediata” para a retoma das aulas.

“Os serviços do Ministério da Educação estão a recolher todas as informações sobre a situação registada hoje na Escola Secundária Alexandre Herculano, no Porto, e a trabalhar no sentido de encontrar uma solução imediata que garanta a regularização das atividades letivas”, lê-se numa nota enviada à agência Lusa.

Recordando que a requalificação da Alexandre Herculano “integra a lista de investimentos em infraestruturas educativas e formativas a executar no âmbito dos ‘Pactos Territoriais para o Desenvolvimento e Coesão’ (PTDC), celebrados no âmbito dos Programas Operacionais Regionais do Acordo de Parceria Portugal 2020”, o ministério diz estar em curso um “processo de concertação” com a Câmara do Porto para requalificar a escola.

“Neste momento decorre um processo de concertação entre o Ministério da Educação e o município do Porto que permitirá avançar com a requalificação e modernização desta escola, à semelhança dos que ocorreu com todos os municípios com investimentos em estabelecimentos de ensino previstos nos PTDC”, sustenta.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Onde estão as hostes do Bloco de Esquerda ou as do Partido Comunista e mais os seus sindicatos para fazerem barulho por mais esta situação deplorável vivida nesta escola?

    Ou, agora que estão nos bastidores do poder em conluio com o PS, esta situação já não merece a gritaria do costume de quando é a direita a governar? Tenho a certeza de que se se pusessem a mexer depressa encontrariam outras situações igualmente deploráveis em muitas outras escolas do país. Mas não, agora que estão bem confortáveis pelos bastidores do poder… fingem que não se passa nada, que é tudo normal!

    Normal chover no interior das escolas! Normal haver escolas onde os alunos estão dentro de salas de aula geladas em que nem se atrevem a tirar os casacos e os cachecóis! Normal haver escolas com manchas de humidade nas paredes e tectos assim como paredes e tectos a descascar! Normal haver escolas com falta de funcionários! Tudo normal, agora!!l

    Que descanso que é para os ouvidos do pessoal do PS cujas explicações têm o dom de apaziguar toda a gente! Afinal até estão “a recolher todas as informações” sobre o encerramento da escola, fantástico! E ainda salientam estar “a trabalhar” numa “solução imediata”, duplo fantástico!
    Que agudeza de espírito! Que eficientes que são, a trabalhar numa “solução imediata”, dizem! Desconfio que a SOLUÇÃO IMEDIATA de afastar as mesas e cadeiras e pôr uns baldes a recolher a água já foi tomada pelos funcionários…

RESPONDER

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves arguido por corrupção e abuso de poder

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa Vaz das Neves é arguido na Operação Lex por suspeitas de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos, disse à Lusa fonte …

Governo quer licenças de trabalho parcial pagas para pais no primeiro ano dos filhos

O Governo quer implementar licenças de trabalho parcial remuneradas para pais e mães de crianças no seu primeiro ano de vida, no âmbito do programa para a conciliação entre vida profissional e vida familiar e …

Covid-19. Portugal "tem de preparar-se para o pior" e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação. "Convém …

Misteriosa mensagem esculpida numa rocha em França foi finalmente decifrada

A inscrição, gravada há 250 anos numa rocha na região francesa da Bretanha, foi finalmente decifrada graças a um concurso lançado pelo município. O mistério, que há muitos anos intrigava a comunidade científica e curiosos de …

Transferência de Bruno Fernandes rendeu 16 milhões ao BCP e ao Novo Banco

A transferência de Bruno Fernandes do Sporting para o Manchester United foi rentável não apenas para o clube de Alvalade, mas também para os Bancos que são os principais financiadores do emblema. Millennium BCP e …

Braga 0-1 Rangers | "Guerreiros" eliminados por pé Kent

O Sporting de Braga caiu nos 16 avos-de-final da Liga Europa. Após a derrota por 3-2 na visita ao Rangers na semana passada, após estar a vencer por 2-0, os “arsenalistas” foram donos e senhores …

Violada, drogada e raptada. Cantora Duffy explica o seu desaparecimento da cena musical

A cantora galesa Duffy que fez sucesso, em 2008, com a música "Mercy", esteve vários anos afastada dos holofotes do mundo da música e explica, agora, que isso se deveu ao facto de ter sido …

Neeleman continua na TAP, mesmo com a entrada da Lufthansa

David Neeleman vai manter-se como acionista da companhia aérea portuguesa, mesmo que a Lufthansa venha a entrar no capital da TAP. Sabe-se que a Lufthansa está a estudar, juntamente com a United Airlines, a aquisição dos …

Escócia aprova plano para dar tampões e pensos grátis a todas as mulheres

O Parlamento escocês aprovou, esta terça-feira, um projeto de lei para disponibilizar gratuitamente produtos de higiene feminina a todas as mulheres. A Escócia será o primeiro país a avançar com uma medida deste tipo. O plano …

Bruxelas regista lentidão no desenvolvimento da ferrovia e dos portos portugueses

A Comissão Europeia fez hoje várias observações sobre a lentidão do desenvolvimento de projetos na ferrovia e nos portos portugueses, num relatório elaborado no âmbito do pacote de inverno do semestre europeu. Abordando os setores ferroviário …