Escola Alexandre Herculano encerrada por chover dentro das salas

A chuva que se fez sentir esta quinta-feira levou ao encerramento da Escola Secundária Alexandre Herculano, no Porto.

A Escola Secundária Alexandre Herculano, no Porto, foi hoje encerrada pelo respetivo diretor por “chover em várias salas”, anunciou o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte (STFPSN).

Em comunicado, o sindicato recorda que “tem vindo a alertar para a falta de condições” da escola “ao longo de vários anos”, sustentando que “a decisão de encerramento deste estabelecimento de ensino por chover no seu interior é só mais um episódio que revela a sua degradação, colocando permanentemente em risco a segurança e a saúde de trabalhadores e alunos”.

Os docentes e alunos foram informados da decisão da direção quando chegavam à escola.

O Ministério da Educação afirmou estar “a recolher todas as informações” sobre o encerramento da escola, salientando estar “a trabalhar” numa “solução imediata” para a retoma das aulas.

“Os serviços do Ministério da Educação estão a recolher todas as informações sobre a situação registada hoje na Escola Secundária Alexandre Herculano, no Porto, e a trabalhar no sentido de encontrar uma solução imediata que garanta a regularização das atividades letivas”, lê-se numa nota enviada à agência Lusa.

Recordando que a requalificação da Alexandre Herculano “integra a lista de investimentos em infraestruturas educativas e formativas a executar no âmbito dos ‘Pactos Territoriais para o Desenvolvimento e Coesão’ (PTDC), celebrados no âmbito dos Programas Operacionais Regionais do Acordo de Parceria Portugal 2020”, o ministério diz estar em curso um “processo de concertação” com a Câmara do Porto para requalificar a escola.

“Neste momento decorre um processo de concertação entre o Ministério da Educação e o município do Porto que permitirá avançar com a requalificação e modernização desta escola, à semelhança dos que ocorreu com todos os municípios com investimentos em estabelecimentos de ensino previstos nos PTDC”, sustenta.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Onde estão as hostes do Bloco de Esquerda ou as do Partido Comunista e mais os seus sindicatos para fazerem barulho por mais esta situação deplorável vivida nesta escola?

    Ou, agora que estão nos bastidores do poder em conluio com o PS, esta situação já não merece a gritaria do costume de quando é a direita a governar? Tenho a certeza de que se se pusessem a mexer depressa encontrariam outras situações igualmente deploráveis em muitas outras escolas do país. Mas não, agora que estão bem confortáveis pelos bastidores do poder… fingem que não se passa nada, que é tudo normal!

    Normal chover no interior das escolas! Normal haver escolas onde os alunos estão dentro de salas de aula geladas em que nem se atrevem a tirar os casacos e os cachecóis! Normal haver escolas com manchas de humidade nas paredes e tectos assim como paredes e tectos a descascar! Normal haver escolas com falta de funcionários! Tudo normal, agora!!l

    Que descanso que é para os ouvidos do pessoal do PS cujas explicações têm o dom de apaziguar toda a gente! Afinal até estão “a recolher todas as informações” sobre o encerramento da escola, fantástico! E ainda salientam estar “a trabalhar” numa “solução imediata”, duplo fantástico!
    Que agudeza de espírito! Que eficientes que são, a trabalhar numa “solução imediata”, dizem! Desconfio que a SOLUÇÃO IMEDIATA de afastar as mesas e cadeiras e pôr uns baldes a recolher a água já foi tomada pelos funcionários…

RESPONDER

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …