Escócia ameaça com independência do Reino Unido se o Brexit avançar

Scottish Government / Flickr

Nicola Sturgeon, primeira-ministra da Escócia

A independência da Escócia do Reino Unido está “claramente à vista”, alerta a primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, realçando que o ‘Brexit’ e a “incompetência” do governo britânico reforçaram esse desejo de construir um país independente.

Durante o seu discurso de encerramento do congresso anual do Partido Nacionalista Escocês (SNP), realizado em Glasgow, Nicola Sturgeon realçou que está “mais confiante do que nunca de que a Escócia será independente“.

A primeira-ministra referiu que a vitória do ‘Brexit’ no referendo de 2016 e a gestão das negociações para a saída da União Europeia do executivo conservador de Theresa May, “mostraram os motivos pelos quais a Escócia precisa ser independente”.

“Penso no quanto poderíamos fazer mais, livres do caos e da incompetência de Westminster”, salientou Nicola Sturgeon, acrescentando que a esperança será maior quando a Escócia “tiver o seu futuro nas mãos e se torne num país independente”.

“Temos de mostrar às pessoas que com os poderes da independência, podemos concretizar plenamente o vasto potencial do nosso país”, acrescentou.

Colocando a independência como “o oposto do Brexit”, a primeira-ministra escocesa notou que a saída da União Europeia representa “o virar para dentro, levantando a ponte levadiça, recuando do mundo”. “A independência é sobre ser aberto, sobre olhar para fora, aspirando por desempenhar o nosso papel integral no mundo em redor “, referiu Nicola Sturgeon.

Em 2014, 55% dos escoceses escolheram permanecer no Reino Unido num referendo, mas admite-se a possibilidade de realizar uma segunda consulta pública.

A líder escocesa sublinhou que os 35 membros do seu partido no Parlamento britânico, em Westminster, vão apoiar a realização de um novo referendo sobre o ‘Brexit” se esta hipótese surgir, mas disse que não há “garantias” de que uma outra votação possa levar a um resultado diferente do de 2016.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Outra vez, Escócia?… Já pareces Pedro e os Lobos. Já quando foi a votação disseram isso e não vi nada.
    Não há meio de acabarem com esta pantominice do Brexit. A May não faz novo referendo porque tem medo de que isso rebente com o partido conservador de vez e crie tumultos sociais entre os brexiteers ressabiados. A Sturgeon ameaça, ameaça… Mas o referendo de independência da Escócia também ficou prás calendas Gregas.

    Epá… Digam mas é de uma vez que isto Brexit era para os apanhados, que é a melhor maneira de descalçar a bota.

    • A Escócia esteve muito perto da independência, só não obtiveram por a GB ofereceu mais direitos e porque a união Europeia lhes proibiu o acesso directo por culpa da pressão inglesa.
      Basicamente se obtivessem independência estariam automaticamente fora da Europa e teriam de iniciar o processo todo outra vez, assim que votaram não para ficar na Europa e agora …

      • Isso!!
        A Escócia só não saiu do Reino (des)Unido porque, no referendo, foram “condicionados” a votar no “remain” (porque, se saíssem, ficariam fora da UE) – agora o RU sai da EU e (claro que) volta tudo à “estaca zero”!…
        Portanto, isto é completamente natural, lógico e previsível!!

  2. Não sei como pode a Srª. Sturgeon avançar para um novo referendo sobre a independência, se para tal necessita do aval de Westminster. Ora Westminster já disse que não aprovaria legislação que permitisse a Escócia avançar para um novo referendo.
    O Reino Unido vai deixar a UE e a Escócia deixará a UE com ele quer queira ou não porque o seu povo desperdiçou a oportunidade que teve de falar pela sua voz.

    • Pois mas quando falaram as variáveis eram outras. O amigo parece esquecer-se que muitos terão votado a favor da permanência no Reino Unido precisamente porque se saíssem do Reino Unido teriam de sair também da União Europeia!!! A maioria, ainda que por poucos votos, quis permanecer na União Europeia e no Reino Unido. Mas agora o Reino Unido vai sair da União Europeia. Logo um novo referendo é totalmente legítimo e está totalmente justificado.
      Anda distraído o amigo!

    • Errado!!
      Não necessitam de “aval” nenhum; antes pelo contrário!!
      Porque, como é sabido, os escoceses SÓ votaram na “permanência” para ficarem na UE; se agora o Reino (des)Unido vai sair da UE, é fácil concluir que eles tem toda a legitimidade para mandar o RU ir dar uma volta!…

  3. Fernando Pessoa
    Primeiro: O DOS CASTELOS
    Primeiro

    O DOS CASTELOS

    A Europa jaz, posta nos cotovelos:

    De Oriente a Ocidente jaz, fitando,

    E toldam-lhe românticos cabelos

    Olhos gregos, lembrando.

    O cotovelo esquerdo é recuado;

    O direito é em ângulo disposto.

    Aquele diz Itália onde é pousado;

    Este diz Inglaterra onde, afastado,

    A mão sustenta, em que se apoia o rosto.

    Fita, com olhar esfíngico e fatal,

    O Ocidente, futuro do passado.

    O rosto com que fita é Portugal.

RESPONDER

Contribuintes têm até hoje para validar agregado familiar

Os contribuintes têm até esta sexta-feira para validarem a composição do seu agregado familiar. Apesar de o prazo ter terminado no dia 15, serão considerados pela Autoridade Tributária os dados comunicados durante o dia de …

Morreu aos 61 anos João Ataíde, deputado do PS

João Ataíde, juiz e atual deputado do Partido Socialista (PS) morreu esta sexa-feira em casa, em Coimbra, por volta das 7h. O deputado tinha 61 anos e esteve no debate sobre a eutanásia no Parlamento, …

Pela primeira vez, os cientistas tornaram transparentes órgãos humanos

Normalmente, para obter uma resposta clara sobre o que passa dentro dos nossos órgãos, são necessários cortes profundos. Porém, agora, os cientistas conseguiram tornar órgãos humanos transparentes, para conseguir espreitar para dentro deles sem o …

Primeiro-ministro da Irlanda renuncia (mas aguarda novo governo)

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, anunciou na noite desta quinta-feira a sua renúncia, mas continuará no cargo até a formação de um novo governo, após os resultados das recentes eleições legislativas. "Leo Varadkar apresentou esta …

Conselho da Europa contra extradição de Assange para os Estados Unidos

A extradição de Julian Assange para os Estados Unidos, onde é acusado de espionagem, terá um “efeito paralisador na liberdade de imprensa”, alertou esta quinta-feira a comissária para os direitos humanos do Conselho da Europa, …

O vulcão "Garganta de Fogo" do Equador pode entrar em colapso

O vulcão Tungurahua do Equador, um dos mais ativos e perigosos da América do Sul, está a mostrar sinais precoces de um potencial colapso parcial. A atividade recente do vulcão levou a uma rápida e significativa …

Astrónomos detetaram oxigénio fora da Via Láctea pela primeira vez

Os astrónomos detetaram oxigénio numa galáxia a mais de 500 milhões de anos-luz da Via Láctea. Esta é terceira deteção deste género fora do Sistema Solar - e a primeira fora da nossa galáxia. O oxigénio …

Robô transpira para regular a própria temperatura

As peles robóticas acabam de ficar ainda mais parecidas com as peles humanas: agora, conseguem regular a sua própria temperatura. Para a grande maioria dos robôs, funcionar durante longos períodos de tempo sem correr o risco …

Sim, as pessoas ficam mais bonitas quando estamos bêbados

Uma investigação acaba de provar a teoria dos "óculos de cerveja": depois de ingerirmos álcool, as outras pessoas tornam-se mais atraentes para nós. Uma equipa de investigadores da Edge Hill University, no Reino Unido, resolveu investigar …

Leverkusen 2-1 vs FC Porto | Luis Díaz mantém “dragão” à tona

  O FC Porto perdeu na Alemanha, na visita ao Bayer Leverkusen, por 2-1, e tem tudo em aberto na perspetiva de chegar aos oitavos-de-final da Liga Europa. Após uma primeira parte difícil, na qual praticamente não …