“Escapar da pandemia no paraíso”. Ilhas Fiji abrem as fronteiras aos bilionários

A indústria do turismo está a reabrir gradualmente em todo o mundo. Nas ilhas Fiji, compostas por 300 ilhas no Pacífico Sul, cuja economia depende em 40% do turismo, os alvos são os bilionários.

De acordo com a CNN, como forma de retomar o turismo, as ilhas Fiji estão a fazer um apelo a um público muito específico: os bilionários que procuram um retiro durante a pandemia.

Depois dem na semana passada, dizer no Parlamento das Ilhas Fiji que a sua visão para uma “sociedade pós-covid-19” incluía uma retomada gradual do setor de viagens, o primeiro-ministro Josaia “Frank” Voreqe Bainimarama ofereceu um convite aberto aos bilionários que desejam visitar o país.

Numa declaração na rede social Twitter, o primeiro-ministro das Ilhas Fiji escreveu: Então, digamos que é um bilionário que quer pilotar o seu próprio jato, alugar a sua própria ilha e investir milhões de dólares em Fiji no processo – se estiver a tomar todas as precauções de saúde necessárias e a suportar todos os custos associados, pode ter um novo lar para escapar da pandemia no paraíso“.

O procurador-geral do país, Aiyaz Sayed-Khaiyum, confirmou que um grupo de indivíduos teve permissão para viajar para Fiji. Sayed-Khaiyum disse que cerca de 30 pessoas de “uma empresa muito conhecida” chegariam ao país em aviões particulares, antes de ir de hidroavião para o seu destino final, onde permaneceriam durante três meses.

“Na nossa perspectiva, este é um equilíbrio entre gerir os nossos riscos de saúde e também abrir os caminhos económicos. É extremamente importante fazer isto”, acrescentou.

As Ilhas Fiji também iniciou uma iniciativa chamada “Blue Lanes” para receber turistas que chegam de iate. Os viajantes podem cumprir o período de quarentena de 14 dias a bordo dos seus navios particulares antes da chegada ou aportados nas Ilhas Fiji. Depois do resultado negativo no teste para covid-19, os visitantes estariam livres para “vaguear” pelo país.

As Ilhas Fiji também poderão acolher equipas de de cinema e televisão, desde que sigam as medidas de quarentena.

Na semana passada, o primeiro-ministro de Fiji anunciou que o país estava a trabalhar num plano de viagem chamado Bula Bubble entre si, Nova Zelândia e Austrália.

As Ilhas Fiji confirmaram 18 infecções por coronavírus, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Não houve mortes pelo vírus e nenhum novo caso foi diagnosticado desde meados de abril.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …

Site da campanha de Trump foi alvo de ataque. Hackers "fartaram-se das fake news"

O website oficial da campanha presidencial de Donald Trump foi alvo de um ataque informático que o deixou temporariamente desfigurado na noite desta quarta-feira. Os hackers responsáveis substituíram o habitual conteúdo por uma mensagem normalmente utilizada …