Com o vírus sob controlo, Austrália e Nova Zelândia ponderam formar uma “bolha de viagens”

Massimo Percossi / EPA

Além de poder servir de exemplo para outros governos, esta medida pode ajudar as indústrias de turismo dois dois países e a retoma das competições desportivas internacionais.

Wellington e Canberra conseguiram conter rapidamente a disseminação do vírus. Enquanto que a Nova Zelândia registou zero novos caros de infeção esta segunda-feira, a Austrália registou apenas 18 novos casos positivos no domingo.

Com o surto controlado, Austrália e Nova Zelândia preparam-se agora para olhar para o futuro, ponderando a formação de uma “bolha de viagens” que permitirá retomar as viagens internacionais pelo mar da Tasmânia sem restrições.

Esta medida pode ajudar a indústria do turismo de ambos os países, além de poder servir como um modelo para outros governos, à medida que saiam da crise sanitária provocada pelo novo coronavírus.

Na terça-feira, a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, vai participar numa reunião do gabinete nacional australiano para discutir a proposta de formar uma “bolha de viagens”.

“Esta reunião inédita destaca a importância de ambos os países e economias subjacentes”, disse Ardern esta segunda-feira, sublinhando que “o sólido registo” de ambas as nações na luta contra o coronavírus colocou ambos os países numa “posição invejável para poder planear a próxima fase” da reconstrução económica.

“Se existe algum país no mundo com o qual nos possamos reconectar nesta primeira fase, é certamente a Nova Zelândia”, disse o primeiro-ministro australiano Scott Morrison.

“Como os dois países estão no mesmo caminho em termos de controlo de vírus, parece cada vez mais possível formar uma ‘bolha’ no mar da Tasmânia, embora reconheçamos que criar uma fronteira segura será um desafio único“, disse Chris Roberts, CEO de um grupo representativo da indústria do turismo da Nova Zelândia.

De acordo com o The Washington Post, a criação desta “bolha de viagens” permitirá que ambos os países avancem para a normalidade e ajudem as indústrias de turismo.

A medida dará também a oportunidade de retomar competições desportivas internacionais: se a “bolha” for mesmo criada, os fãs poderão ter a oportunidade de participar na Bledisloe Cup, uma competição popular de rugby com início marcado para agosto.

Contudo, para que este sistema funcione, a Nova Zelândia e a Austrália terão de concordar com a estratégia que deverão adotar caso o número de novos casos aumente no futuro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hotelaria pressiona Governo. Quer que turistas com estadias marcadas possam circular entre concelhos

A proibição de deslocação entre concelhos entre dia 30 de outubro e 3 de novembro de modo a evitar contágios agradou a alguns, mas não ao setor hoteleiro, que quer ser deixado de fora da …

Ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa suspensa a partir de hoje (e durante 45 dias)

A Transtejo tinha informado que a ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa estaria suspensa a partir desta segunda-feira, por 45 dias, devido a obras, mas será assegurado transporte rodoviário até ao terminal de Almada. “A …

Nagorno-Karabakh. Arménia e Azerbaijão acusam-se mutuamente de violação de novo cessar-fogo

A Arménia e o Azerbaijão trocaram esta segunda-feira acusações pela violação de um novo cessar-fogo acordado no domingo para pôr fim às hostilidades no enclave de Nagorno-Karabakh, que deveria ter entrado hoje em vigor. A Arménia …

Venezuela testou molécula que "anula a 100%" o novo coronavírus

O Presidente da Venezuela anunciou, este domingo, que o Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) testou com sucesso uma molécula, a DR10, que "anula 100%" o novo coronavírus. "O IVIC testou uma molécula usada para tratar …

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …

Chilenos votam de forma esmagadora para substituir Constituição de Pinochet

Os chilenos votaram de forma esmagadora, este domingo, a favor de uma nova Constituição para substituir a herdada da era do ditador Pinochet, num referendo realizado um ano após uma revolta popular contra a desigualdade …