Com o vírus sob controlo, Austrália e Nova Zelândia ponderam formar uma “bolha de viagens”

Massimo Percossi / EPA

Além de poder servir de exemplo para outros governos, esta medida pode ajudar as indústrias de turismo dois dois países e a retoma das competições desportivas internacionais.

Wellington e Canberra conseguiram conter rapidamente a disseminação do vírus. Enquanto que a Nova Zelândia registou zero novos caros de infeção esta segunda-feira, a Austrália registou apenas 18 novos casos positivos no domingo.

Com o surto controlado, Austrália e Nova Zelândia preparam-se agora para olhar para o futuro, ponderando a formação de uma “bolha de viagens” que permitirá retomar as viagens internacionais pelo mar da Tasmânia sem restrições.

Esta medida pode ajudar a indústria do turismo de ambos os países, além de poder servir como um modelo para outros governos, à medida que saiam da crise sanitária provocada pelo novo coronavírus.

Na terça-feira, a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, vai participar numa reunião do gabinete nacional australiano para discutir a proposta de formar uma “bolha de viagens”.

“Esta reunião inédita destaca a importância de ambos os países e economias subjacentes”, disse Ardern esta segunda-feira, sublinhando que “o sólido registo” de ambas as nações na luta contra o coronavírus colocou ambos os países numa “posição invejável para poder planear a próxima fase” da reconstrução económica.

“Se existe algum país no mundo com o qual nos possamos reconectar nesta primeira fase, é certamente a Nova Zelândia”, disse o primeiro-ministro australiano Scott Morrison.

“Como os dois países estão no mesmo caminho em termos de controlo de vírus, parece cada vez mais possível formar uma ‘bolha’ no mar da Tasmânia, embora reconheçamos que criar uma fronteira segura será um desafio único“, disse Chris Roberts, CEO de um grupo representativo da indústria do turismo da Nova Zelândia.

De acordo com o The Washington Post, a criação desta “bolha de viagens” permitirá que ambos os países avancem para a normalidade e ajudem as indústrias de turismo.

A medida dará também a oportunidade de retomar competições desportivas internacionais: se a “bolha” for mesmo criada, os fãs poderão ter a oportunidade de participar na Bledisloe Cup, uma competição popular de rugby com início marcado para agosto.

Contudo, para que este sistema funcione, a Nova Zelândia e a Austrália terão de concordar com a estratégia que deverão adotar caso o número de novos casos aumente no futuro.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo na Guiné Bissau

Banho de multidão e "pedras" do PAIGC e de Ana Gomes. Marcelo em visita histórica à Guiné Bissau

Marcelo Rebelo de Sousa está na Guiné-Bissau na primeira visita de um chefe de Estado português ao país em mais de 30 anos. A população recebeu Marcelo em delírio, mas a visita está a causar …

Reservas nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicam"

As reservas de passageiros nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicaram" desde que Portugal entrou na lista verde de destinos de Inglaterra, adiantou a transportadora em comunicado. "De 7 a …

Diego Costa outra vez na rota do Benfica

O avançado brasileiro, naturalizado espanhol, estará outra vez na rota dos encarnados, segundo avança a imprensa brasileira. Segundo o portal brasileiro Yahoo Esportes, o Atlético Mineiro terá abordado Diego Costa, que está livre para assinar por …

"A perceção da opinião pública é que a decisão da Operação Marquês colocou em causa o prestígio do sistema judicial"

A ex-procuradora-geral da República (PGR) deu uma entrevista, publicada esta segunda-feira, na qual abordou temas como a Operação Marquês e as novas propostas anti-corrupção. Na entrevista ao jornal online Observador, Joana Marques Vidal considerou que a …

United e City preparam guerra de licitações por Nuno Mendes

Manchester United e Manchester City estão interessados na contratação de Nuno Mendes e preparam-se para entrar numa guerra de licitações. Está cada vez mais difícil a tarefa do Sporting de manter Nuno Mendes em Alvalade. O …

Secretário de Estado confirma: final da Taça não vai ter público

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto confirmou, esta segunda-feira, que a final da Taça de Portugal entre Sporting de Braga e Benfica, que será disputada este domingo em Coimbra, não terá público. João …

Número de funcionários públicos cresceu 3%. É o maior aumento em quase uma década

No primeiro trimestre deste ano, em comparação com o período homólogo, há mais 21 mil funcionários públicos. É o maior aumento em nove anos, atingindo um total de 725.775 trabalhadores. O número de funcionários públicos aumentou …

Rúben Dias eleito o melhor do ano da Premier League pelo The Athletic

Rúben Dias foi escolhido pelo The Athletic como o melhor jogador do ano da Premier League. O central português foi campeão ao serviço do Manchester City. A qualidade de Rúben Dias não tem passado despercebida em …

Profissionais de saúde já podem deixar o SNS. Limitação terminou com o estado de emergência

Durante a pandemia, foi criada uma limitação às transferências entre unidades e saídas para o privado, que terminou com o fim do estado de emergência. O fim do estado de emergência implica o término da limitação …

Sporting e FC Porto na luta por seis títulos

Final da Liga Europeia de hóquei em patins foi o exemplo mais recente. Mas já aconteceram outros casos; e outros surgirão ainda nesta temporada. Quando, em julho de 2020, FC Porto e Sporting protagonizaram o jogo …