Com o vírus sob controlo, Austrália e Nova Zelândia ponderam formar uma “bolha de viagens”

Massimo Percossi / EPA

Além de poder servir de exemplo para outros governos, esta medida pode ajudar as indústrias de turismo dois dois países e a retoma das competições desportivas internacionais.

Wellington e Canberra conseguiram conter rapidamente a disseminação do vírus. Enquanto que a Nova Zelândia registou zero novos caros de infeção esta segunda-feira, a Austrália registou apenas 18 novos casos positivos no domingo.

Com o surto controlado, Austrália e Nova Zelândia preparam-se agora para olhar para o futuro, ponderando a formação de uma “bolha de viagens” que permitirá retomar as viagens internacionais pelo mar da Tasmânia sem restrições.

Esta medida pode ajudar a indústria do turismo de ambos os países, além de poder servir como um modelo para outros governos, à medida que saiam da crise sanitária provocada pelo novo coronavírus.

Na terça-feira, a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, vai participar numa reunião do gabinete nacional australiano para discutir a proposta de formar uma “bolha de viagens”.

“Esta reunião inédita destaca a importância de ambos os países e economias subjacentes”, disse Ardern esta segunda-feira, sublinhando que “o sólido registo” de ambas as nações na luta contra o coronavírus colocou ambos os países numa “posição invejável para poder planear a próxima fase” da reconstrução económica.

“Se existe algum país no mundo com o qual nos possamos reconectar nesta primeira fase, é certamente a Nova Zelândia”, disse o primeiro-ministro australiano Scott Morrison.

“Como os dois países estão no mesmo caminho em termos de controlo de vírus, parece cada vez mais possível formar uma ‘bolha’ no mar da Tasmânia, embora reconheçamos que criar uma fronteira segura será um desafio único“, disse Chris Roberts, CEO de um grupo representativo da indústria do turismo da Nova Zelândia.

De acordo com o The Washington Post, a criação desta “bolha de viagens” permitirá que ambos os países avancem para a normalidade e ajudem as indústrias de turismo.

A medida dará também a oportunidade de retomar competições desportivas internacionais: se a “bolha” for mesmo criada, os fãs poderão ter a oportunidade de participar na Bledisloe Cup, uma competição popular de rugby com início marcado para agosto.

Contudo, para que este sistema funcione, a Nova Zelândia e a Austrália terão de concordar com a estratégia que deverão adotar caso o número de novos casos aumente no futuro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hospitais da Papua-Nova Guiné recusam atender grávidas. Médico aconselha mulheres a evitar gravidez

Um obstetra da Papua-Nova Guiné aconselhou as mulheres daquele país a não engravidarem nos próximos dois anos, revelando que o medo de transmissão do coronavírus tem levado os hospitais a recusarem atender grávidas. Segundo noticiou esta …

China vai encerrar gradualmente todos os mercados de aves vivas

A China vai fechar gradualmente todos os mercados onde aves vivas são vendidas, visando reduzir os riscos para a saúde pública, informou hoje a imprensa oficial. Chen Xu, alto funcionário da Administração Estatal de Regulação do …

Em 33 anos, Amazónia perdeu 72,4 milhões de hectares de floresta. O equivalente ao território do Chile

A floresta amazónica, presente em nove países da América do Sul, perdeu 72,4 milhões de hectares de cobertura vegetal entre 1985 e 2018, uma área equivalente ao território do Chile, segundo dados divulgados na quinta-feira …

Decisão do Reino Unido é "absurda", "errada" e "desapontante"

O chefe da diplomacia portuguesa considerou hoje a decisão do Reino Unido de excluir Portugal dos “corredores de viagem internacionais” como um “absurdo”, “errada” e que causa “muito desapontamento”, trazendo ainda graves consequências económicas e …

"Peixe racista". Estátua da Pequena Sereia novamente vandalizada

A icónica estátua da "Pequena Sereia" em Copenhaga, um dos monumentos mais famosos da Dinamarca, foi novamente vandalizada, ao ter sido pintada com uma frase antirracismo, divulgou hoje a polícia dinamarquesa. “A Pequena Sereia foi vandalizada …

Itália admite segunda vaga e defende restrições a viagens

Itália abriu esta terça-feira fronteiras aos viajantes de países que não integram o espaço europeu de livre circulação Schengen, mas com restrições. O ministro da Saúde de Itália afirmou, esta quinta-feira, não poder afastar uma segunda …

Menos férias e mais dias de aulas para quem não tem exames no próximo ano letivo

O próximo ano letivo vai ter menos dias de férias e mais dias de aulas para os alunos que não tenham exames. Os alunos terão aulas presenciais e aulas à distância. O ministro da Educação, Tiago …

FC Porto revela camisola para a próxima época (e as opiniões dividem-se)

O FC Porto revelou a camisola oficial do clube para a próxima temporada. Pelas redes sociais, as opiniões dividem-se, havendo quem não esteja satisfeito com a mudança. Os adeptos portistas acordaram esta sexta-feira com a imagem …

Veto da Índia ao TikTok pode custar mais de 5 mil milhões de euros à ByteDance

O executivo indiano anunciou o bloqueio de 59 aplicações móveis chinesas, assegurando que as aplicações roubam dados dos utilizadores e partilham informações com o governo chinês. O grupo chinês de tecnologia ByteDance, que desenvolveu o TikTok, …

Covid-19. “Exemplo de Portugal mostra muito claramente como a situação é frágil”

A comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, considerou que a situação pandémica é ainda "frágil", dando o exemplo da evolução da covid-19 em Portugal para sustentar que é necessário continuarmos vigilantes. “Penso que o exemplo de …