/

Com o vírus sob controlo, Austrália e Nova Zelândia ponderam formar uma “bolha de viagens”

Massimo Percossi / EPA

Além de poder servir de exemplo para outros governos, esta medida pode ajudar as indústrias de turismo dois dois países e a retoma das competições desportivas internacionais.

Wellington e Canberra conseguiram conter rapidamente a disseminação do vírus. Enquanto que a Nova Zelândia registou zero novos caros de infeção esta segunda-feira, a Austrália registou apenas 18 novos casos positivos no domingo.

Com o surto controlado, Austrália e Nova Zelândia preparam-se agora para olhar para o futuro, ponderando a formação de uma “bolha de viagens” que permitirá retomar as viagens internacionais pelo mar da Tasmânia sem restrições.

Esta medida pode ajudar a indústria do turismo de ambos os países, além de poder servir como um modelo para outros governos, à medida que saiam da crise sanitária provocada pelo novo coronavírus.

Na terça-feira, a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, vai participar numa reunião do gabinete nacional australiano para discutir a proposta de formar uma “bolha de viagens”.

“Esta reunião inédita destaca a importância de ambos os países e economias subjacentes”, disse Ardern esta segunda-feira, sublinhando que “o sólido registo” de ambas as nações na luta contra o coronavírus colocou ambos os países numa “posição invejável para poder planear a próxima fase” da reconstrução económica.

“Se existe algum país no mundo com o qual nos possamos reconectar nesta primeira fase, é certamente a Nova Zelândia”, disse o primeiro-ministro australiano Scott Morrison.

“Como os dois países estão no mesmo caminho em termos de controlo de vírus, parece cada vez mais possível formar uma ‘bolha’ no mar da Tasmânia, embora reconheçamos que criar uma fronteira segura será um desafio único“, disse Chris Roberts, CEO de um grupo representativo da indústria do turismo da Nova Zelândia.

De acordo com o The Washington Post, a criação desta “bolha de viagens” permitirá que ambos os países avancem para a normalidade e ajudem as indústrias de turismo.

A medida dará também a oportunidade de retomar competições desportivas internacionais: se a “bolha” for mesmo criada, os fãs poderão ter a oportunidade de participar na Bledisloe Cup, uma competição popular de rugby com início marcado para agosto.

Contudo, para que este sistema funcione, a Nova Zelândia e a Austrália terão de concordar com a estratégia que deverão adotar caso o número de novos casos aumente no futuro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.