“Canalha”: novo escândalo interno na Ucrânia, com suborno e milhões pelo meio

4

Oleg Petrasyuk/EPA

Polémica centra-se na família Hrynkevich, que é a maior fornecedora do Ministério da Defesa da Ucrânia. Roupa mais importante do que a Defesa.

Ihor Hrynkevich é um nome que não dirá nada aos portugueses mas é um empresário importante na Ucrânia.

O empresário de Lviv, e no geral a sua família, é o maior fornecedor do Ministério da Defesa da Ucrânia, algo que se tornou ainda mais importante em tempos de guerra com a Rússia.

Mesmo a fechar o ano passado, há cerca de duas semanas, Ihor foi detido. É acusado de suborno.

O empresário ofereceu cerca de 500 mil euros a um dos chefes do Departamento Estadual de Investigação. A intenção, explica o canal TSN, era receber de volta bens das suas empresas que tinham sido apreendidos pelas autoridades, durante a investigação de crimes.

Dias depois, soube-se que as acusações não se ficam pelo empresário: a sua família também esteve envolvida no desvio de quase 25 milhões de euros.

Esse dinheiro deveria ser utilizado em necessidades básicas das Forças Armadas da Ucrânia mas, em vez disso, a família utilizou para comprar roupa para militares, incluindo roupa íntima.

Três empresas da família Hrynkevich receberam mais de 35 milhões de euros do Ministério da Defesa da Ucrânia para o fornecimento de roupas de verão.

Era suposto a empresa produzir as roupas, mas só importavam vestuário da Turquia para depois revender; 60% dos recursos nesses negócios foram para lucro das próprias empresas (lucro pessoal), apenas 40% para compras de roupas.

E mais: estas roupas que foram negociadas com o Ministério da Defesa não cumpriam os requisitos de qualidade a nível militar.

Também houve acordos fictícios entre a família e o Ministério da Defesa: os Hrynkevichs receberam dinheiro sem entregar qualquer mercadoria; ou entregaram apenas uma percentagem muito pequena do que era suposto, recebendo na mesma o pagamento integral.

Refira-se que as empresas controladas por Ihor Hrynkevich só trabalhavam no mundo da construção; mas passaram a estar intimamente ligadas à Defesa da Ucrânia. No entanto, como não eram capazes de produzir e armazenar o que o Ministério da Defesa precisava, registaram-se perdas orçamentais de cerca de 29 milhões de euros.

Ihor Hrynkevich já tinha sido acusado de ganhar milhões com construções militares que nunca foram terminadas.

São empresas de um “canalha”, resume o blogger Ihor Lachenkov.

ZAP //

4 Comments

  1. “acho que se tornou ainda mais importante em tempos de guerra “!? O ZAP não tem de achar nada, tem de escrever correcta e compreensivelmente sobre factos, indícios, opiniões.

  2. Só (alguns) inocentes dadores, ainda acreditam que a dinheirama que flui praticamente sem controle para a Ucraína, serve para defender os pobres ucranianos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.