Escândalo de corrupção no Brasil chegou à energia nuclear

Wilson Dias / ABr

Othon Luiz Pinheiro, ex-presidente da Eletronuclear

Othon Luiz Pinheiro da Silva, ex-presidente da Eletronuclear

O ex-presidente da Eletronuclear, empresa brasileira para operação de centrais termonucleares, almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, foi preso esta terça-feira na nova fase da Operação Lava Jato, que investiga um mega esquema de corrupção na petrolífera Petrobras.

A Eletronuclear é uma das subsidiárias da Eletrobras, empresa de geração, transmissão e distribuição de energia de economia mista, mas controlada pelo Governo brasileiro.

Pinheiro da Silva é acusado pela Polícia Federal de ter recebido 4,5 milhões de reais (1,19 milhão de euros) em subornos, segundo a imprensa local.

As suspeitas contra o almirante foram obtidas através de depoimentos de outro acusado, Dalton Avancini, ex-presidente da construtora Camargo Corrêa, que fez um acordo de “delação premiada” com a Justiça para prestar informações em troca de uma possível redução de pena.

A Polícia Federal investiga se os contratos assinados por construtoras com a Eletronuclear, para a construção de Angra 3, a terceira de centrais nucleares localizadas no estado de Rio de Janeiro, tenham sido resultado de adjudicações fraudulentas e se houve pagamento de subornos a funcionários da empresa, tal como ocorreu na contratação de outras construtoras pela Petrobras.

A Polícia e a Procuradoria brasileiras realizaram hoje a 16.ª fase da Operação Lava Jato, batizada de “Radioatividade“, que resultou em 23 mandados de busca e apreensão, cinco de condução de suspeitos e testemunhas para depoimento obrigatório e dois de prisão temporária, nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro, Niterói (na região metropolitana do Rio de Janeiro), São Paulo e Barueri (região metropolitana de São Paulo).

Além de Pinheiro da Silva, também foi detido um executivo da construtora Andrade Gutierrez, Flávio Barra, que representou a empresa no consórcio da central termoelétrica de Angra 3.

A Eletrobras ainda não comentou o sucedido.

Em abril deste ano, quando se afastou do cargo após o seu nome ter sido referido no processo, Pinheiro da Silva negou ter recebido pagamentos indevidos quando se afastou do cargo de presidente da Eletronuclear.

A Andrade Gutierrez, citada pela imprensa brasileira, informou estar à disposição da Justiça e a acompanhar a nova fase da operação Lava Jato.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Juiz Carlos Alexandre aceita proposta de pagamento de caução de Joe Berardo

O juiz Carlos Alexandre aceitou, esta quarta-feira, a proposta e a forma de pagamento da caução de cinco milhões de euros apresentada pelo empresário madeirense no processo da Caixa Geral de Depósitos. A decisão favorável do …

Mais 13 mortes e 3452 casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta quarta-feira, mais 13 mortes e 3452 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3452 novos …

MPT junta-se a PDR e pedem que Nós, Cidadãos! seja banido das autárquicas pelo TC

O MPT juntou-se ao PDR e ambos pedem que o Nós, Cidadãos! seja impedido de "apresentar candidaturas" às eleições autárquicas de setembro. Em junho, o PDR deu entrada com um pedido no Tribunal Constitucional (TC) para …

Relatório revela envolvimento da Igreja Católica em 100 casos de pedofilia na Polónia

Uma comissão estatal que analisou as denúncias de crimes de pedofilia registadas na Polónia entre 2017 e 2020 denunciou na terça-feira que quase um terço dos casos estudados, num total superior a 300 processos, envolvem …

Polícias voltam aos protestos por causa do subsídio de risco em dia de nova reunião com o Governo

Elementos da PSP e da GNR voltam esta quarta-feira aos protestos por causa do subsídio de risco, uma concentração que vai decorrer enquanto os sindicatos e associações socioprofissionais estão reunidos no Ministério da Administração Interna …

Vieira continua em domiciliária. MP vai pedir reforço de garantias de caução

O Ministério Público (MP) vai pedir reforço de garantias de caução por entender que o uso das ações da SAD do Benfica não é a forma apropriada. O Correio da Manhã avança, esta manhã, que o …

Investigadores suecos pagam 23 dólares a quem se vacinar contra a covid-19

Recompensa surge no âmbito de uma pesquisa que pretende avaliar o nível de eficácia de diferentes incentivos à vacinação contra a Covid-19. O estudo conta com a participação de 8.200 voluntários com menos de 60 …

Costa diz que Estado se curva "perante a memória" de Otelo. Mas BE condena ausência de luto nacional

O primeiro ministro, António Costa, e o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiram não declarar luto nacional pela morte de Otelo Saraiva de Carvalho, Capitão de Abril. A líder do BE e o …

Catarina Martins volta a bater o pé e Jerónimo sublinha: "Ainda não há Orçamento"

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta terça-feira, o Bloco de Esquerda, o PCP e o CDS, em mais uma ronda de reuniões com os partidos com assento parlamentar. Se o objetivo do Presidente da República era …

Simone Biles, Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Simone Biles. O ouro olímpico não é sinónimo de paz, muito menos interior

Na sequência do escândalo Nassar, a opinião pública dos EUA concordou que não valia tudo no caminho até ao ouro olímpico — principalmente quando está em causa a dignidade humana. Com a sua principal estrela …