ERSE alerta para fraude na venda de energia em nome do regulador

A entidade reguladora de energia alertou esta sexta-feira que há quem se identifique como seu colaborador para aceder às faturas de eletricidade e gás natural.

Esta sexta-feira, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) publicou mais um alerta sobre más práticas comerciais no mercado liberalizado. Em causa está a “utilização abusiva do nome da ERSE” na angariação de clientes.

Segundo o Público, há casos em que alguém bate a uma porta e afirma ser colaborador da ERSE. De seguida, pede a quem lá mora que “mostre a sua fatura de eletricidade ou de gás natural, ou outros elementos de identificação pessoal, para poder ver o seu contador ou baixar o valor da sua fatura”.

No alerta, a ERSE avisa os consumidores para não acreditarem, recordando que “não vende energia, nem procura os consumidores em suas casas para ver os contadores ou as faturas recebidas”.

Como é uma entidade pública, a ERSE “só comunica diretamente com consumidores que antes a tenham contactado”, sublinha.

Desta forma, aconselha os consumidores a pedir sempre a identificação de quem os abordar e nunca mostrar ou partilhar informação pessoal sem primeiro confirmar a identidade e atividade de quem o contacta.

O consumidor deve pedir “sempre a quem o abordar que mostre um elemento de identificação (de preferência com fotografia) que comprove a que entidade pertence” e recusar disponibilizar informação “se não tiver segurança sobre quem tem à sua frente”, realça a ERSE.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …

Horacio Cartes, ex-Presidente do Paraguai, alvo de mandado de prisão no Brasil

Um juiz do Brasil emitiu esta terça-feira uma ordem de prisão contra o ex-Presidente paraguaio Horacio Cartes (2013-2018), num caso relacionado com a Operação Lava Jato, informaram fontes oficiais. A decisão foi tomada pelo juiz brasileiro …