Erro da Segurança Social está a prejudicar pensionistas

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, José António Vieira da Silva

A Segurança Social está a calcular de forma errada as reformas de alguns pensionistas, pagando valores inferiores ao devido, por causa de uma má interpretação da legislação, como alerta o Tribunal de Contas.

O parecer do Tribunal de Contas (TdC) à Conta Geral do Estado de 2017 e da Segurança Social, divulgado quarta-feira, aponta que as pensões de invalidez do regime especial e as pensões antecipadas, em situações de desemprego de longa duração, estão a ser pagas abaixo dos valores devidos, conforme dá nota a Rádio Renascença.

No caso das pensões de invalidez do regime especial, o erro da Segurança Social (SS) verifica-se “sempre que a pensão ultrapasse 12 vezes o Indexante de Apoios Sociais (IAS)”, refere a Rádio. Em causa está uma má interpretação da legislação, segundo o TdC.

Relativamente às pensões antecipadas, a SS “reconhece o erro e garante que vai corrigir os cálculos”, nota a Renascença.

Já no caso das pensões mínimas garantidas, o problema prende-se com o facto de a SS estar a fazer as contas do Estado por baixo. O TdC alerta que os cálculos devem ser feitos de modo a favorecer o beneficiário.

“É necessário estar vigilante”

Durante a apresentação do parecer sobre a Conta Geral do Estado de 2017, o presidente do TdC, Vítor Caldeira, alertou também para riscos na sustentabilidade das Finanças Públicas associados “ao volume da dívida pública” e ao peso das pensões.

“É necessário estar vigilante pelas expectativas estarem altas” sobre um possível excedente primário e devido à possível “subida das taxas de juro” e à “conjuntura externa”, sublinhou Vítor Caldeira.

Em 2017, a receita efectiva “atingiu mais de 74 mil milhões de euros e a despesa efectiva os 77 mil milhões“, o que fez com que a redução do défice, de 2,8 mil milhões de euros, se traduzisse numa redução “na ordem dos 40%”, disse o presidente do TdC.

Relativamente à SS, Vítor Caldeira salientou o desempenho “também positivo”, com receitas superiores a 32 mil milhões de euros e “custos efectivos suportados na ordem dos 29 mil milhões”.

Em termos de encargos com responsabilidades contingentes relativos a medidas de resolução, foram de 3,8 mil milhões de euros, “sendo que os apoios públicos ao sector financeiro atingiram 2,9 mil milhões de euros”, disse.

A dívida pública consolidada, “apesar de ter descido” em termos de percentagem do Produto Interno Bruto (PIB), “em termos nominais cresceu 235,7 mil milhões de euros”, afirmou ainda.

A Conta Geral do Estado apresenta “um número significativo de omissões”, já que “não reflecte todo o universo de informação financeira que deveria”, realçou Vítor Caldeira, salientando as necessidades de “todas as unidades do perímetro” do Estado serem tidas em conta, bem como “todo o ‘stock‘ da dívida”, e de ser feito um “inventário do património do Estado”.

O parecer do TdC emite “um juízo com reservas ao nível da legalidade, da correcção financeira e do controlo interno”, formulando 60 recomendações para “suprir deficiências”, 18 das quais são novas para 2017 e as restantes 42 reiteradas.

O Tribunal analisou ainda que o Orçamento do Estado de 2017 foi alterado significativamente ao longo do ano, o que agravou o défice da administração central em 972 milhões de euros.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. estou farto desta geringonça, é tudo mas tudo ao deus dará, fora com esta gente que não sabem o que andam a fazer, a não ser para ganhar votos fazem tudo, vão para a venezuela que é onde pertençem.

    • Não sei se a resposta era para mim, mas “Portugal” escreve-se com letra maiúscula e “pertencem” não leva cedilha!!
      Mais respeito pela Língua Portuguesa que também faz parte do património do país!

RESPONDER

Peixe vegetariano pode ser a nova carne branca na nossa alimentação

Cientistas descobriram um peixe vegetariano e, através da análise do seu genoma, perceberam que pode ser uma nova solução alimentar à medida que a  criação de gado se torna menos sustentável. Com o agravamento do aquecimento …

A caminho da destruição. Encontrado exoplaneta que orbita a sua estrela em apenas 18 horas

Astrónomos da Universidade de Warwick descobriram um exoplaneta com o mais pequeno período orbital de qualquer exoplaneta conhecido. Chamado de NGTS-10b, o recordista completa uma rotação em torno da sua estrela em apenas 18 horas. O …

Como seria o Universo sem matéria escura? Os cientistas simularam-no (e ficaram surpreendidos)

Há quase meio século que os astrónomos estão convencidos de que a maior parte do Universo é formado por matéria escura, invisível para os nossos instrumentos e que só conseguimos detetar através da gravidade. Mas …

Estes pássaros evitam comida nojenta após terem visto vídeos no computador

Aves capturadas por uma equipa de investigadores finlandesa aprenderam a evitar certos alimentos após terem assistido a vídeos de outros pássaros a comer essas mesmas comidas e a reagir negativamente. Os cientistas capturaram 39 espécimes de …

Mitsubishi apresenta solução para escritórios stressantes: claraboias virtuais

Se depender da Mitsubishi, a cultura de trabalho do Japão vai ficar menos stressante e depressiva, graças à sua mais recente invenção. A divisão de equipamentos elétricos da gigante japonesa Mitsubishi lançou um sistema de claraboia …

FC Porto 1-0 Portimonense | Génio de Telles garante triunfo

O FC Porto sofreu bastante para vencer o Portimonense, 17º classificado da Liga NOS, por 1-0. Naturalmente dominadores e donos da iniciativa atacante desde os primeiros minutos, os “dragões” terminaram com uma superioridade estatística à prova …

Vulcões de gelo surgem nas margens de um lago gelado nos Estados Unidos

As estranhas e inusitadas formações de gelo surgem quando as temperaturas atingem valores muito baixos, e proporcionam um verdadeiro espetáculo nas margens do lago Michigan, nos Estados Unidos. No dia 16 de fevereiro, funcionários do Serviço …

Pela primeira vez, átomos são capturados de forma individual

Naquela que é uma estreia na física quântica, investigadores "mantiveram" átomos individuais no lugar e observaram interações atómicas complexas nunca antes vistas. Pela primeira vez na física quântica, investigadores conseguiram "segurar" átomos individuais num local fixo …

Sporting 2-0 Boavista | Plata fez xeque-mate às panteras

O Sporting venceu e convenceu. Os “leões” venceram neste domingo o Boavista por 2-0, num duelo relativo à 22ª jornada da Liga NOS. Numa espécie de jogo de xadrez, os comandados de Jorge Silas fizeram xeque-mate …

Exército sem candidatos suficientes para preencher 70 vagas

O Exército português abriu um concurso, em janeiro, para preencher 70 vagas para oficiais contratados. Pela primeira vez, não teve candidaturas suficientes: recebeu 145, quando devia ter recebido pelo menos 304. De acordo com o jornal …