Erdogan deitou a carta com as ameaças de Trump ao lixo

Tolga Bozoglu / EPA

O presidente da Turquia, Recep Erdogan

O Presidente turco “deitou no lixo” a carta que recebeu do seu homólogo norte-americano na qual pedia um acordo sobre a ofensiva turca no nordeste da Síria ou ameaçava destruir a economia do país.

“A carta de 9 de outubro foi rejeitada pelo Presidente Erdogan e deitada no lixo“, assegurou, esta quinta-feira, uma fonte diplomática turca ao diário Hürriyet.

A mesma fonte acrescenta que a resposta mais direta à missiva residiu no início, nesse mesmo dia, da ofensiva militar da Turquia no nordeste da Síria destinada a expulsar as milícias curdas locais que Ancara considera “terroristas”.

Na carta, Donald Trump advertia o seu homólogo turco, em tom duro e coloquial, das consequências que implicaria o início das operações militares.

“Você não quer ser responsável pela matança de milhares de pessoas, e eu não quero ser responsável pela destruição da economia turca, e fá-lo-ei”, afirmou Trump na carta.

O conteúdo do texto, revelado por uma jornalista da Fox News no Twitter, foi amplamente criticado pela utilização de vocabulário pouco usual nas comunicações entre dois presidentes.

“A história vai analisá-lo de forma favorável se fizer isto bem e de forma humana. Mas vai vê-lo sempre como o demónio se não acontecerem coisas boas. Não seja um tipo difícil. Não seja tolo! Ligo-lhe mais tarde”, referiu Trump a Erdogan.

Na semana passada, Trump anunciou a retirada das tropas norte-americanas da Síria, uma decisão que permitiu o início da intervenção militar turca e que foi criticada pelo próprio Partido Republicano do Presidente.

No início desta semana Washington sancionou três ministros do executivo de Ancara e anunciou o aumento das tarifas sobre o aço turco até 50%, como represália pela ofensiva turca na Síria.

Erdogan recebe hoje em Ancara o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, e o secretário de Estado, Mike Pompeo, encontro que surge por iniciativa norte-americana para pressionar a suspensão da ofensiva turca na Síria.

A ofensiva de Ancara abre uma nova frente na guerra da Síria que já causou mais de 370 mil mortos e milhões de deslocados e refugiados desde que foi desencadeada em 2011.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …