ERC condena TVI pela violência da “Casa dos Segredos” de 2012

CV Youtube

Teresa Guilherme a apresentar o reality show da TVI "casa dos Segredos"

Teresa Guilherme a apresentar o reality show da TVI “casa dos Segredos”

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) decidiu, neste mês de Dezembro, condenar a TVI a uma multa de 20 mil euros pela violência da terceira edição do reality show “Casa dos Segredos” que foi exibido em 2012.

Quatro anos depois da transmissão do programa, o organismo delibera que a TVI violou os limites à liberdade de programação fruto das “ameaças, insultos” e do “ambiente que rodeou uma agressão física” na “Casa dos Segredos 3”, transmitida pelo canal em 2012, conforme divulga o Diário de Notícias.

Esta condenação surge numa altura em que a TVI exibe a edição 6 do reality show, continuando a haver muitas queixas contra o programa, nomeadamente por causa da linguagem ofensiva e violenta utilizada pelos concorrentes.

A associação SOS Racismo já apresentou queixa contra a “Casa dos Segredos 6”, acusando a TVI de difundir e de promover “discursos e comportamentos discriminatórios”.

Na deliberação agora tomada, a propósito da “Casa dos Segredos 3”, a ERC condena a TVI por exibir “em prime time ameaças, insultos e o ambiente que rodeou uma agressão física”.

Em causa está em particular, um episódio que envolveu o concorrente Wilson que acabou expulso por agredir fisicamente um colega de programa.

“Os concorrentes utilizam uma linguagem vernacular, o que é referido em diferentes queixas dirigidas à ERC”, salienta ainda o órgão, realçando que analisou a “linguagem e violência verbal”, a “violência conjugal”, a “violência e ameaças à integridade física” e a “sexualidade e nudez” do programa de 2012.

O DN nota que a ERC recebeu “149 queixas sobre conteúdos e 243 participações sobre a alegada manipulação de resultados das votações do público” no âmbito do reality show de há quatro anos.

SV, ZAP

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Tanta pressa para quê; será que os factos já estão bem apurados ? Para mim mais uns cinco anos e a sentença não seria tão precipitada como agora.

  2. Com a liberdade de expressão tudo é válido, são programas onde tudo pode acontecer já que psicologicamente quem entra num programa deste está exposto a uma grande pressão, e muitas vezes os concorrentes não se conseguem conter em certas atitudes.
    As criticas, as denuncias, são feitas por pessoas que ao fazerem as mesmas, acabam por ser ridículas, porque quem não gosta, não vê, muda simplesmente de canal, se Vê é porque gosta, então não deve criticar, já que é uma minoria, e a sua opinião pouco vale, apenas para dar trabalho.
    Sobre a ERC, 4 anos para analisar e resolver um problema, e fazer uma condenação de 20 mil euros, apenas de dizer que é condenável estar tanto tempo para o fazer.

    • “Tudo é válido”, ora aqui está a expressão mais perigosa que li nos últimos tempos, baseando o seu argumentário.
      Se tivermos em conta que liberdade de expressão é como o nome indica, a possibilidade das pessoas se poderem expressarem das mais diversas formas em toda a sua plenitude sem controlo e sem medos, então tudo o que lhe desejo é que alguma vez sinta na pele a enormidade que preconiza. O homicídio sem castigo, o abuso sexual sem castigo, o roubo, a injúria e tantas outras formas de expressão que o cérebro humano consegue criar e pôr em prática.
      Conhece a expressão, por acaso também muito usada “senso comum”?
      Já pensou porque razão porque razão estes programas são criados? Acredita mesmo que são de entretenimento? Pense, mas com tino, para ser engolido pela voragem das suas próprias afirmações.

    • Infelizmente há realmente muita gente que vê e gosta deste tipo de programa, o que certamente é o seu caso JM.
      Digo infelizmente, pois apenas concebo a ideia de ver estes programas a quem a nível da moral e da inteligencia fica a dever muito, e isto dá más perspectivas do potencial de desenvolvimento do nosso país…
      É triste!

  3. O programa é tão baixo que nem percebo como é possível uma estação de televisão apresentá-lo e não ter vergonha. Uma tristeza. Só contribui para deseducar o povo, estimular a violência que se quer combater, incentivar a ordinarice, a bimbice, a porcaria generalizada, o histerismo, e explorar aquela gente que se presta a protagonizar papéis que apenas servem para a chacota nacional. Uma vergonha!
    Geralmente só consigo ver minutos e fico cada vez mais embasbacada! Um pavor! Por amor de Deus, acabem com aquela bodega e afirmem-se pela positiva. Devíamos demonstrar que no nosso país temos mais nível do que aquilo!

  4. Caro “EU”, a sua opinião a mim nada me diz, quando diz que: “o que certamente é o seu caso”, não lhe vou responder, nem vai ter uma resposta minha á sua insinuação, apenas lhe tenho a dizer que o “EU” para mim é mais um daqueles “Ridículos” que comenta, critica, e acaba por ver, insinuando depois e acusando os outros de o fazerem, porque para criticarem o que se passa, tem de ver, por isso são piores do que todos aqueles que veem, por isso caro(a) “EU” se não entendeu a minha critica, não seja ridículo…

  5. No meu caso, a tvi perdeu um espectador…programas de treta, sem conteúdo de jeito com insultos e palavroes, ou seja, nada que preste…a tvi neste momento é um canal que só interessa para os cuscovilheiros e para aprender coisas que não interessam aprender.

  6. A verdade é nua e crua, muita gente critica, mas n faltam audiências para esses programas que na minha opinião são um atentado à inteligência das pessoas

RESPONDER

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …

Sob o nariz dos militares norte-coreanos, ex-ginasta salta muro de 3 metros e foge para a Coreia do Sul

Um homem norte-coreano que queria escapar da sua terra natal deu um salto de quase três metros num muro no início deste mês. O salto, que ocorreu sob os narizes dos soldados, trouxe-o para a …