SOS Racismo apresenta queixa contra reality show da TVI

CV Youtube

Teresa Guilherme a apresentar o reality show da TVI "casa dos Segredos"

Teresa Guilherme a apresentar o reality show da TVI “casa dos Segredos”

A associação SOS Racismo avançou com uma queixa contra o programa da TVI “Casa dos Segredos 6”, considerando que difunde e promove “discursos e comportamentos discriminatórios”.

A queixa, conforme explica a organização que combate o racismo e a xenofobia em Portugal, não é contra um concorrente em particular, conforme chegou a ser noticiado por alguns órgãos de comunicação social, mas sim contra o reality show da TVI.

“A propósito do programa da TVI ‘Casa dos Segredos’ e das mensagens e discursos de ódio nele proferidos, cumpre esclarecer que o SOS Racismo apresentou já uma queixa na Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial”, esclarece a SOS Racismo na sua página oficial no Facebook.

A associação também vinca que “a queixa tem por objecto o programa e o órgão de comunicação social referidos, pelo facto de permitirem a difusão de discursos e comportamentos discriminatórios“.

Numa primeira análise, o concorrente Cláudio A. foi apontado como o único visado desta queixa, uma vez que só ele foi punido pela produção, e de forma leve, com uma nomeação directa, após palavras consideradas ofensivas.

Mas outros concorrentes tiveram igualmente, esse tipo de comportamentos reprováveis, nomeadamente em relação à concorrente brasileira Ana e à angolana Tucha.

A concorrente africana já foi acusada de chamar “branquela de m…” a um colega do reality show que é também conhecido por “falso gay”, embora essas imagens nunca tenham sido transmitidas pela TVI.

Independentemente disso, o que é seguro é que os comportamentos racistas e xenófobos têm sido uma constante nesta edição da Casa dos Segredos.

ZAP / Move Notícias

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Sim a TVI só passou as imagens do Cláudio A, aonde ficou mais a imagem dele do que as palavras antes desta da Tucha ao Cláudio aonde inclusive lhe chama bêbedo também, agora que a TVI tem concorrentes e concorrentes isso não há dúvida nenhuma, Racismo, Xenofobia, bullying é crime, e preconceito não é crime?

  2. Ui! Agora só faltam os clubes de futebol. O SOS Racismo acertou bem, está na hora de acabar com algumas promiscuidades, a sociedade anda a ser conduzida ao caos com estes modelos de comportamento que andam a ser difundidos.

  3. Depois de subescrever a carta ao chef Avilez para não ir a Israel, e não se ter demarcado da vandalização do seu restaurante, deixou de ter qualquer ideoneidade para falar de racismo!

  4. Um programa daquele nível, o que é que estavam à espera? A começar pela apresentadora é um palco de tarados, imbecis e desequilibrados mentais.

  5. O sos dá nas vistas para dizer que existe, só mais nada, porque não defende vitimas de crimes praticados de forma barbara contra pessoas, não defende os criminosos.

  6. Infelizmente, os “reality shows” são feitos por idiotas para idiotas. Claro, quem os transmite ganha chorudamente, evidentemente porque a massa de idiotas é imensa. (já dizia Einstein, a estupidez humana é infinita; quanto ao universo, ele próprio tinha dúvidas de que o fosse).
    Surpreende-me como tenham tanta audiência (ainda penso/sonho que os tugas são um povo inteligente), mas é por isso que são perigosos: propagam comportamentos aos idiotas que os vêem, que, não tendo capacidade para julgar nem pensar por si próprios, aceitam tudo o que “diz na tv” como verdadeiro/bom/normal/legal.

RESPONDER

Cientistas querem usar bombas nucleares para desviar asteróides (mas nem todas servem)

Os cientistas querem usar bombas para desviar asteróides que se aproximam perigosamente da Terra. Contudo, um novo estudo revelou que nem todas as bombas nucleares servem e é preciso escolher a correta. Uma colaboração entre o …

Astrónomos detetam ponte azul de estrelas (e está prestes a explodir)

Uma equipa de astrónomos descobriu uma nova região na Via Láctea repleta de estrelas azuis brilhantes e escaldantes que estão prestes a explodir. A equipa de cientistas estava a criar o mapa mais detalhado dos braços …

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …