SOS Racismo apresenta queixa contra reality show da TVI

CV Youtube

Teresa Guilherme a apresentar o reality show da TVI "casa dos Segredos"

Teresa Guilherme a apresentar o reality show da TVI “casa dos Segredos”

A associação SOS Racismo avançou com uma queixa contra o programa da TVI “Casa dos Segredos 6”, considerando que difunde e promove “discursos e comportamentos discriminatórios”.

A queixa, conforme explica a organização que combate o racismo e a xenofobia em Portugal, não é contra um concorrente em particular, conforme chegou a ser noticiado por alguns órgãos de comunicação social, mas sim contra o reality show da TVI.

“A propósito do programa da TVI ‘Casa dos Segredos’ e das mensagens e discursos de ódio nele proferidos, cumpre esclarecer que o SOS Racismo apresentou já uma queixa na Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial”, esclarece a SOS Racismo na sua página oficial no Facebook.

A associação também vinca que “a queixa tem por objecto o programa e o órgão de comunicação social referidos, pelo facto de permitirem a difusão de discursos e comportamentos discriminatórios“.

Numa primeira análise, o concorrente Cláudio A. foi apontado como o único visado desta queixa, uma vez que só ele foi punido pela produção, e de forma leve, com uma nomeação directa, após palavras consideradas ofensivas.

Mas outros concorrentes tiveram igualmente, esse tipo de comportamentos reprováveis, nomeadamente em relação à concorrente brasileira Ana e à angolana Tucha.

A concorrente africana já foi acusada de chamar “branquela de m…” a um colega do reality show que é também conhecido por “falso gay”, embora essas imagens nunca tenham sido transmitidas pela TVI.

Independentemente disso, o que é seguro é que os comportamentos racistas e xenófobos têm sido uma constante nesta edição da Casa dos Segredos.

ZAP / Move Notícias

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Sim a TVI só passou as imagens do Cláudio A, aonde ficou mais a imagem dele do que as palavras antes desta da Tucha ao Cláudio aonde inclusive lhe chama bêbedo também, agora que a TVI tem concorrentes e concorrentes isso não há dúvida nenhuma, Racismo, Xenofobia, bullying é crime, e preconceito não é crime?

  2. Ui! Agora só faltam os clubes de futebol. O SOS Racismo acertou bem, está na hora de acabar com algumas promiscuidades, a sociedade anda a ser conduzida ao caos com estes modelos de comportamento que andam a ser difundidos.

  3. Depois de subescrever a carta ao chef Avilez para não ir a Israel, e não se ter demarcado da vandalização do seu restaurante, deixou de ter qualquer ideoneidade para falar de racismo!

  4. Um programa daquele nível, o que é que estavam à espera? A começar pela apresentadora é um palco de tarados, imbecis e desequilibrados mentais.

  5. O sos dá nas vistas para dizer que existe, só mais nada, porque não defende vitimas de crimes praticados de forma barbara contra pessoas, não defende os criminosos.

  6. Infelizmente, os “reality shows” são feitos por idiotas para idiotas. Claro, quem os transmite ganha chorudamente, evidentemente porque a massa de idiotas é imensa. (já dizia Einstein, a estupidez humana é infinita; quanto ao universo, ele próprio tinha dúvidas de que o fosse).
    Surpreende-me como tenham tanta audiência (ainda penso/sonho que os tugas são um povo inteligente), mas é por isso que são perigosos: propagam comportamentos aos idiotas que os vêem, que, não tendo capacidade para julgar nem pensar por si próprios, aceitam tudo o que “diz na tv” como verdadeiro/bom/normal/legal.

RESPONDER

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …