SOS Racismo apresenta queixa contra reality show da TVI

CV Youtube

Teresa Guilherme a apresentar o reality show da TVI "casa dos Segredos"

Teresa Guilherme a apresentar o reality show da TVI “casa dos Segredos”

A associação SOS Racismo avançou com uma queixa contra o programa da TVI “Casa dos Segredos 6”, considerando que difunde e promove “discursos e comportamentos discriminatórios”.

A queixa, conforme explica a organização que combate o racismo e a xenofobia em Portugal, não é contra um concorrente em particular, conforme chegou a ser noticiado por alguns órgãos de comunicação social, mas sim contra o reality show da TVI.

“A propósito do programa da TVI ‘Casa dos Segredos’ e das mensagens e discursos de ódio nele proferidos, cumpre esclarecer que o SOS Racismo apresentou já uma queixa na Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial”, esclarece a SOS Racismo na sua página oficial no Facebook.

A associação também vinca que “a queixa tem por objecto o programa e o órgão de comunicação social referidos, pelo facto de permitirem a difusão de discursos e comportamentos discriminatórios“.

Numa primeira análise, o concorrente Cláudio A. foi apontado como o único visado desta queixa, uma vez que só ele foi punido pela produção, e de forma leve, com uma nomeação directa, após palavras consideradas ofensivas.

Mas outros concorrentes tiveram igualmente, esse tipo de comportamentos reprováveis, nomeadamente em relação à concorrente brasileira Ana e à angolana Tucha.

A concorrente africana já foi acusada de chamar “branquela de m…” a um colega do reality show que é também conhecido por “falso gay”, embora essas imagens nunca tenham sido transmitidas pela TVI.

Independentemente disso, o que é seguro é que os comportamentos racistas e xenófobos têm sido uma constante nesta edição da Casa dos Segredos.

ZAP / Move Notícias

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Sim a TVI só passou as imagens do Cláudio A, aonde ficou mais a imagem dele do que as palavras antes desta da Tucha ao Cláudio aonde inclusive lhe chama bêbedo também, agora que a TVI tem concorrentes e concorrentes isso não há dúvida nenhuma, Racismo, Xenofobia, bullying é crime, e preconceito não é crime?

  2. Ui! Agora só faltam os clubes de futebol. O SOS Racismo acertou bem, está na hora de acabar com algumas promiscuidades, a sociedade anda a ser conduzida ao caos com estes modelos de comportamento que andam a ser difundidos.

  3. Depois de subescrever a carta ao chef Avilez para não ir a Israel, e não se ter demarcado da vandalização do seu restaurante, deixou de ter qualquer ideoneidade para falar de racismo!

  4. Um programa daquele nível, o que é que estavam à espera? A começar pela apresentadora é um palco de tarados, imbecis e desequilibrados mentais.

  5. O sos dá nas vistas para dizer que existe, só mais nada, porque não defende vitimas de crimes praticados de forma barbara contra pessoas, não defende os criminosos.

  6. Infelizmente, os “reality shows” são feitos por idiotas para idiotas. Claro, quem os transmite ganha chorudamente, evidentemente porque a massa de idiotas é imensa. (já dizia Einstein, a estupidez humana é infinita; quanto ao universo, ele próprio tinha dúvidas de que o fosse).
    Surpreende-me como tenham tanta audiência (ainda penso/sonho que os tugas são um povo inteligente), mas é por isso que são perigosos: propagam comportamentos aos idiotas que os vêem, que, não tendo capacidade para julgar nem pensar por si próprios, aceitam tudo o que “diz na tv” como verdadeiro/bom/normal/legal.

RESPONDER

Época balnear arranca no sábado, mas começa mais tarde no Norte

A época balnear arranca no próximo sábado, 6 de junho, mas não em todo o país. No Norte de Portugal só começa a 27 de junho. Segundo o despacho publicado esta quinta-feira em Diário da República, …

Um terço das empresas de restauração não reabriu

Cerca de um terço das empresas de restauração não retomou a atividade e quase metade tem registado uma faturação média inferior a 10%, revelou a associação representativa do setor. A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares …

Ministério Público alemão assume que Maddie McCann está morta

O procuradores do Ministério Público alemão acreditam que Madeleine McCann foi assassinada. O investigador Christian Hoppe, do Bundeskriminalamt, revelou que a criança pode ter sido alvejada quando o suspeito assaltava o apartamento da família. O procuradores do …

Nadadores-salvadores devem privilegiar salvamento "sem entrar na água"

A Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores divulgou hoje alguns dos procedimentos que os vigilantes devem adotar na época balnear face à pandemia, como privilegiar o salvamento “sem entrar na água” ou abordar o náufrago pelas costas. “Ainda …

Confederação do Turismo propõe Lay-off simplificado, banco de horas e horário concentrado

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) propôs ao Governo 99 medidas para mitigar as consequências "gigantescas" que a pandemia está a ter no sector, apontando um cenário de "eclipse total e asfixia". Segundo noticiou esta …

Coreia do Norte ameaça romper acordo militar com Seul

A Coreia do Norte ameaçou hoje romper o acordo militar com a Coreia do Sul e fechar o gabinete de ligação transfronteiriça, se Seul não impedir que ativistas continuem a enviar panfletos através da fronteira. A …

Moratórias no crédito prolongadas até 31 de março de 2021

O Governo decidiu estender a moratória nos empréstimos dos bancos às famílias e empresas afetadas pela crise. As prestações e juros só voltarão a ser pagos depois de 31 de março de 2021, apurou o …

Santana Lopes deixou funções executivas no Aliança. Mas não "deserta"

O fundador do partido Aliança deixou, recentemente, as suas funções executivas por "motivos profissionais", mas promete "não desertar", "muito menos em alturas difíceis". No passado dia 15 de maio, Pedro Santana Lopes pediu a suspensão das …

Pela primeira vez em 30 anos, Hong Kong proíbe vigília em memória de Tiannamen

Pela primeira vez em 30 anos, tanto Hong Kong como Macau não vão ter vigílias em homenagem às vítimas do massacre de Tiananmen. A Polícia de Hong Kong proibiu a vigília em memória do massacre de …

Portugal com mais 8 mortos e 331 casos positivos em 24 horas

Portugal registou mais oito mortes e 331 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde. Esta quinta-feira, Portugal registou 1.455 mortes por …