Equipas lusas 100% vitoriosas na jornada europeia. Gaitán estreou-se com um grande golo

Hugo Delgado / Lusa

O SC Braga e o Benfica venceram esta sexta-feira as partidas a contar para a Liga Europa, depois de o FC Porto ter também saído vitorioso do jogo que disputou frente aos gregos do Olympiacos para a Liga dos Campeões.

As equipas lusas que disputam as competições europeias somaram nove pontos em nove possíveis, saindo 100% vitoriosas desta jornada europeia.

O Sporting de Braga, que entrou primeiro em campo, confirmou esta quinta-feira a retoma encetada no início do mês e venceu os ucranianos do Zorya, na segunda jornada da Liga Europa de futebol, dividindo a liderança do grupo G com o Leicester.

Depois do arranque de época titubeante, os minhotos alcançaram a quinta vitória seguida, ganhando na Ucrânia por 2-1, com golos ‘madrugadores’ de Paulinho e do estreante Gaitán, cabendo a Dmytro Ivanisenia reduzir a diferença, já em tempo de compensação.

Em vésperas da visita ao Leicester, os ‘arsenalistas’ somam seis pontos, os mesmos da formação inglesa, que foi a Atenas vencer o AEK pelo mesmo resultado (2-1).

Os ‘foxes’ marcaram por intermédio de Jamie Vardy, aos 18 minutos, de penalidade, e Hamza Choudhury, aos 39, enquanto os gregos, que contaram com os portugueses Hélder Lopes e Nélson Oliveira, reduziram através de Muamer Tankovic, aos 49.

Do lado encarnado, foram os dois golos de Pizzi e um Waldschmidt deram esta quinta-feira a vitória ao Benfica na receção aos belgas do Standard de Liège (3-0), em jogo da segunda jornada do grupo D da Liga Europa de futebol.

Depois do nulo ao intervalo, foi através de duas grandes penalidades que os ‘encarnados’ se adiantaram no marcador. Primeiro Pizzi, aos 49 minutos, e depois Waldschmidt, aos 66. O capitão do Benfica ‘selou’ o resultado, aos 76 minutos.

Com esta vitória simples, num jogo com pouca exigência, o Benfica divide a liderança do grupo D, com seis pontos, com o Rangers, que hoje venceu os polacos do Lech Poznan, por 1-0. As duas próximas jornadas – agendadas para 05 de novembro, na Luz, e 26, em Glasgow – serão determinantes para decidir o primeiro lugar do grupo.

A recente lesão de Grimaldo (entorse no tornozelo esquerdo) obrigou o treinador Jorge Jesus a mexidas adicionais no setor defensivo, colocando no flanco esquerdo o jovem Nuno Tavares. Contudo, diante dos belgas, o treinador procedeu a uma revolução na equipa inicial, em comparação com a receção ao Belenenses (vitória por 2-0).

Assim, no lado direito da defesa, Diogo Gonçalves substituiu Gilberto, Pedrinho ocupou o lugar que foi de Rafa. Pizzi e Gabriel formaram a dupla de médios – por troca com a de Weigl e Taarabt – e Waldschmidt voltou ao onze, relegando Seferovic para o banco.

FC Porto somou 3 pontos para a Champions

O FC Porto arrecadou na passada terça-feira a primeira vitória na Liga dos Campeões de futebol, na receção ao Olympiacos (2-0).

Uma semana depois do desaire diante do City (3-1), na estreia no grupo C, os ‘dragões’ venceram os gregos, comandados por Pedro Martins, com golos de Fábio Vieira, que se estreou a marcar na ‘Champions’, logo aos 11 minutos, e de Sérgio Oliveira, aos 85.

Os ‘azuis e brancos’ igualaram o Olympiacos, com três pontos, sendo que, na próxima ronda, agendada para a próxima semana, recebem o Marselha, de André Villas-Boas, que perdeu em casa por claros 3-0 com os ‘citizens’.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Julian Reichelt, ex-diretor do jornal alemão Bild

Diretor do jornal alemão Bild despedido por "conduta inapropriada"

Julian Reichelt, diretor do jornal alemão Bild, foi demitido com efeito imediato por “conduta inapropriada”, anunciou a empresa de comunicação social Axel Springer, detentora do jornal mais vendido da Alemanha. O diretor do jornal alemão Bild, …

“Não acho que o CDS esteja a viver uma crise interna”, diz Francisco Rodrigues dos Santos

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, defendeu esta segunda-feira que a situação interna que o partido atravessa, com congresso eletivo marcado para o final de dezembro, "não é uma crise, é a democracia …

Em sessão acesa, primeiro-ministro polaco diz ao Parlamento Europeu que o país não cederá a chantagens

Guerra de palavras entre representantes do governo polaco e as instituições europeias tem vindo a escalar ao longo das últimas semanas, depois de o Tribunal Constitucional do país ter determinado que a lei nacional se …

China nega lançamento de míssil hipersónico - mas Estados Unidos estão “muito preocupados”

Em agosto, a China terá lançado um míssil com capacidade nuclear. Os Estados Unidos mostram-se muito preocupados com este tipo de atividade. Segundo noticia o Financial Times, o míssil terá sido lançado pelos militares chineses num …

O ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Trump luta para manter sob sigilo documentos sobre ataque ao Capitólio (e avança para tribunal)

Donald Trump processou a comissão do Congresso responsável pela investigação do ataque ao Capitólio, alegando que fez um pedido ilegal dos seus registos da Casa Branca. O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump entrou com uma …

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, e o presidente do Partido Social Democrata, Rui Rio

Rio defendeu, Rangel atirou, Balsemão marcou e Montenegro fez o relato. A luta interna do PSD fez-se nas entrelinhas da posse de Moedas

Podia ter sido um jogo de futebol, mas foi só a tomada de posse de Carlos Moedas. Na Praça do Município, em Lisboa, Rio defendeu ao não ter notado a presença de um dos protagonistas …

Proposta Coba Consultores para nova ponte sobre o Douro

Nova ponte do Porto já tem desenho conhecido. Vai servir para metro, ciclovia e peões

A Metro do Porto recebeu 28 propostas para o concurso público de elaboração de projeto e execução da nova ponte sobre o rio Douro. Já foram selecionadas as três melhores. Esta segunda-feira, foram apresentados os três …

AC Milan não esconde: jogos com o FC Porto serão decisivos

Italianos recordam que vão defrontar uma equipa que está quase sempre presente na Liga dos Campeões. "Os nossos dois jogos contra o FC Porto vão ser decisivos para a classificação final do grupo". O treinador do …

Aristides de Sousa Mendes no Panteão Nacional. "Aqui permanecerá até ao fim dos tempos, se os tempos tiverem fim"

O antigo cônsul português Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de judeus do regime nazi, recebe hoje honras de Panteão Nacional, em Lisboa, através de um túmulo sem corpo. Esta cerimónia acontece 67 anos após …

Besiktas avisa os adeptos: "Contra o Sporting...não se sentem nas escadas!"

Turcos e portugueses chegam à terceira jornada na Liga dos Campeões com zero pontos. "Isto não é um caminho fácil", admite o treinador Sergen Yalçın. Um dos primeiros jogos da terceira jornada da Liga dos Campeões …