Equipas lusas 100% vitoriosas na jornada europeia. Gaitán estreou-se com um grande golo

Hugo Delgado / Lusa

O SC Braga e o Benfica venceram esta sexta-feira as partidas a contar para a Liga Europa, depois de o FC Porto ter também saído vitorioso do jogo que disputou frente aos gregos do Olympiacos para a Liga dos Campeões.

As equipas lusas que disputam as competições europeias somaram nove pontos em nove possíveis, saindo 100% vitoriosas desta jornada europeia.

O Sporting de Braga, que entrou primeiro em campo, confirmou esta quinta-feira a retoma encetada no início do mês e venceu os ucranianos do Zorya, na segunda jornada da Liga Europa de futebol, dividindo a liderança do grupo G com o Leicester.

Depois do arranque de época titubeante, os minhotos alcançaram a quinta vitória seguida, ganhando na Ucrânia por 2-1, com golos ‘madrugadores’ de Paulinho e do estreante Gaitán, cabendo a Dmytro Ivanisenia reduzir a diferença, já em tempo de compensação.

Em vésperas da visita ao Leicester, os ‘arsenalistas’ somam seis pontos, os mesmos da formação inglesa, que foi a Atenas vencer o AEK pelo mesmo resultado (2-1).

Os ‘foxes’ marcaram por intermédio de Jamie Vardy, aos 18 minutos, de penalidade, e Hamza Choudhury, aos 39, enquanto os gregos, que contaram com os portugueses Hélder Lopes e Nélson Oliveira, reduziram através de Muamer Tankovic, aos 49.

Do lado encarnado, foram os dois golos de Pizzi e um Waldschmidt deram esta quinta-feira a vitória ao Benfica na receção aos belgas do Standard de Liège (3-0), em jogo da segunda jornada do grupo D da Liga Europa de futebol.

Depois do nulo ao intervalo, foi através de duas grandes penalidades que os ‘encarnados’ se adiantaram no marcador. Primeiro Pizzi, aos 49 minutos, e depois Waldschmidt, aos 66. O capitão do Benfica ‘selou’ o resultado, aos 76 minutos.

Com esta vitória simples, num jogo com pouca exigência, o Benfica divide a liderança do grupo D, com seis pontos, com o Rangers, que hoje venceu os polacos do Lech Poznan, por 1-0. As duas próximas jornadas – agendadas para 05 de novembro, na Luz, e 26, em Glasgow – serão determinantes para decidir o primeiro lugar do grupo.

A recente lesão de Grimaldo (entorse no tornozelo esquerdo) obrigou o treinador Jorge Jesus a mexidas adicionais no setor defensivo, colocando no flanco esquerdo o jovem Nuno Tavares. Contudo, diante dos belgas, o treinador procedeu a uma revolução na equipa inicial, em comparação com a receção ao Belenenses (vitória por 2-0).

Assim, no lado direito da defesa, Diogo Gonçalves substituiu Gilberto, Pedrinho ocupou o lugar que foi de Rafa. Pizzi e Gabriel formaram a dupla de médios – por troca com a de Weigl e Taarabt – e Waldschmidt voltou ao onze, relegando Seferovic para o banco.

FC Porto somou 3 pontos para a Champions

O FC Porto arrecadou na passada terça-feira a primeira vitória na Liga dos Campeões de futebol, na receção ao Olympiacos (2-0).

Uma semana depois do desaire diante do City (3-1), na estreia no grupo C, os ‘dragões’ venceram os gregos, comandados por Pedro Martins, com golos de Fábio Vieira, que se estreou a marcar na ‘Champions’, logo aos 11 minutos, e de Sérgio Oliveira, aos 85.

Os ‘azuis e brancos’ igualaram o Olympiacos, com três pontos, sendo que, na próxima ronda, agendada para a próxima semana, recebem o Marselha, de André Villas-Boas, que perdeu em casa por claros 3-0 com os ‘citizens’.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Quarentena de 21 dias, testes e fecho de casinos levam Macau a erradicar covid-19

Macau, um dos primeiros territórios a identificar o novo coronavírus, é agora um dos locais livres de covid-19, estando há cerca de 380 dias sem qualquer registo de infeção local, segundo os dados oficiais. O …

Costa preocupado com desconfinamento. Concelhos de risco dão dores de cabeça

Com a terceira fase de desconfinamento aí à porta, o Governo ainda tem dúvidas sobre o que fazer, mantendo algumas pontas soltas. A maior preocupação incide nos conselhos onde há mais casos. Durante a reunião do …

Para prevenir acidentes, China inaugura o primeiro semáforo para camelos do mundo

Autoridades do norte da China inauguraram este domingo o que dizem ser o primeiro sinal de trânsito para camelos do mundo perto da cidade de Dunhuang, província de Gansu. O semáforo para camelos entrou em operação …

PRR terá mecanismo de fiscalização no Parlamento. PSD quer bazuca durante a presidência portuguesa da UE

O ministro do Planeamento, Nelson Souza recebeu nesta terça-feira, os partidos com assento parlamentar e as deputadas não inscritas para conversas bilaterais sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Trata-se da chamada "bazuca" que virá …

Ministro da Saúde austríaco demite-se por falta de apoio na gestão da pandemia

O ministro da Saúde de Áustria, Rudolf Anschober, anunciou esta terça-feira a sua demissão, devido à falta de apoio na gestão da crise pandémica, cessando funções na próxima segunda-feira. "A situação é dramática nos serviços de …

OMS quer suspender venda de mamíferos selvagens vivos em mercados de alimentos

A Organização Mundial de Saúde defende a suspensão da venda de mamíferos selvagens vivos nos mercados de alimentos para evitar a propagação de doenças, avança a AFP. "Os animais, especialmente os selvagens, são a fonte de …

“Frescura, juventude e capacidade“. Coligação improvável em Penafiel junta PS e partido de Tino de Rans

O PS e o partido RIR, liderado pelo ex-candidato presidencial Vitorino Silva, formaram a coligação Penafiel Unido, que vai concorrer às autárquicas em Penafiel, distrito do Porto, com Paulo Araújo Correia como cabeça de lista, …

Marcelo, IL e Chega querem avanço do desconfinamento. PSD pede travão nos concelhos de maior risco

Marcelo Rebelo de Sousa ouviu os partidos ao longo desta tarde. A renovação de mais um Estado de Emergência está na mira, mas há quem não concorde. O Presidente da República começou por receber o Iniciativa …

MP "não nos ligava patavina. Zero", disse major Vasco Brazão

O major Vasco Brazão, ex-porta-voz da Polícia Judiciária Militar (PJM), disse esta terça-feira ao coletivo de juízes do Tribunal de Santarém que o Ministério Público (MP) não "ligava patavina" à investigação e às diligências sobre …

Especialista alerta que uso de máscara aumentou doenças da voz

A otorrinolaringologista Clara Capucho alertou que o uso de máscaras imposto pela pandemia da covid-19 aumentou o número de patologias da voz, sobretudo nos aparelhos vocais dos portugueses. O alerta da coordenadora da Unidade de Voz …