Equipa de refugiados vai competir nos Jogos do Rio com a bandeira olímpica

andymiah / Flickr

Yusra Mardini e Rami Anis, dois dos atletas refugiados que competem nos Jogos Olímpicos 2016 sob a bandeira do COI

O Comité Olímpico Internacional anunciou esta quarta-feira a criação de uma equipa de atletas refugiados, que vai participar nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, e que desfilará sob a bandeira olímpica na cerimónia de abertura, a 5 de agosto.

Estão já pré-seleccionados 43 atletas para a equipa, cuja criação foi decidida numa reunião do comité executivo do Comité Olímpico Internacional,

“O número final de atletas depende de critérios de qualificação. Também precisamos de verificar os critérios de elegibilidade de alguns atletas”, disse Thomas Bach, presidente do COI, citado pelo El País.

“Só posso dar a minha opinião, mas acredito que esta equipa poderá vir a ser composta por 5 a 10 atletas”, acrescentou Bach.

“Esta equipa será tratada, durante a competição, como qualquer outra”, explicou.

“Fomos todos afectados pela magnitude da crise de refugiados. Com esta equipa, queremos enviar uma mensagem de esperança aos refugiados de todo o mundo”, disse Bach, ex-campeão olímpico de esgrima em Montreal em 1976.

Em dezembro, o COI já tinha identificado três atletas que tinham fugido das suas pátrias devido à crise de refugiados, e que estavam em condições de tentar obter mínimos olímpicos – a classificação para participar nos Jogos.

Estes 3 atletas são uma nadadora síria, que está a treinar-se na Alemanha, um judoca da República Democrática do Congo refugiado no Brasil e uma praticante de tae-kwon-do iraniana, que treina na Bélgica.

koreanet / Flickr

A nadadora síria Yusra Mardini,

A nadadora síria Yusra Mardini,

Para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o COI irá designar técnicos, treinadores e especialistas para acompanhar a equipa de refugiados.

Na cerimónia inaugural os atletas “marcharão atrás da bandeira olímpica, em penúltimo lugar, antes da equipa brasileira”, que encerra o desfile, revelou o presidente do COI.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Sistema de inteligência artificial promete diagnosticar cancro do pulmão com mais precisão que radiologistas

Um grupo de cientistas da Google e da universidade norte-americana Northwestern desenvolveram um sistema de inteligência artificial que promete detetar melhor o cancro de pulmão do que os radiologistas, conclui um estudo publicado na terça-feira. Segundo …

João Félix é exigência de Guardiola no Manchester City

O campeão inglês, Manchester City, estará interessado na contratação de João Félix. O jovem de 19 anos está blindado por uma cláusula de rescisão de 120 milhões de euros. Depois de entrar na lista dos 23 …

Greve dos anestesistas no Amadora-Sintra adia 300 cirurgias

Os médicos anestesistas do Hospital Amadora-Sintra terminam esta sexta-feira às 20h00 uma greve de cinco dias para exigir a contratação de mais especialistas e reclamar condições de segurança clínica. A paralisação no Hospital Fernando Fonseca, que …

“No que depender do Governo”, a rede Multibanco vai continuar gratuita, garante Centeno

"No que depender do Governo, vai continuar gratuita para os portugueses" a utilização das caixas multibanco, cuja gratuitidade foi questionada recentemente por alguns líderes dos bancos. O ministro das Finanças, Mário Centeno, garantiu esta sexta-feira que …

Protecção Civil pagou combustível para participar em novela da SIC

A SIC não pagou qualquer valor pelo empréstimo de meios da Protecção Civil para as filmagens de uma novela que está a ser produzida pelo canal. A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) …

Liderança do Montepio pode voltar a mudar

Uma nova reviravolta na administração do Banco Montepio pode estar prestes a acontecer. Carlos Tavares, atual presidente da administração com poderes não executivos, pode voltar a ser presidente executivo deste banco. Se isso acontecer, Dulce Mota …

Berardo era peça na "estratégia" de Sócrates para dominar a banca

Em entrevista ao Jornal Económico, o empresário Patrick Monteiro de Barros defende que Joe Berardo foi uma das pessoas de quem José Sócrates se serviu para dominar a banca. Patrick Monteiro de Barros disse, em entrevista …

BCE arrasa propostas de Centeno. Reforma coloca em risco independência do BdP

O Banco Central Europeu teceu duras criticas às propostas de Centeno para a reforma da supervisão financeira em Portugal. O BCE admite que a independência do Banco de Portugal poderia ficar em risco. Depois da Comissão …

#MeToo. Acordo de 40 milhões para evitar processo contra Harvey Weinstein

O antigo produtor de Hollywood Harvey Weinstein terá chegado a um acordo no valor de 44 milhões de dólares (cerca de 40 millhões de euros) em indemnização com dezenas das suas vítimas, de forma a …

Paulo Sande, cabeça de lista do Aliança, recebeu salário de Belém. Mas vai devolver

O cabeça de lista do Aliança decidiu devolver o vencimento que lhe foi pago este mês pela Presidência da República enquanto assessor político de Marcelo Rebelo de Sousa. Paulo Sande começou por gozar uma licença sem …