Equipa de refugiados vai competir nos Jogos do Rio com a bandeira olímpica

andymiah / Flickr

Yusra Mardini e Rami Anis, dois dos atletas refugiados que competem nos Jogos Olímpicos 2016 sob a bandeira do COI

O Comité Olímpico Internacional anunciou esta quarta-feira a criação de uma equipa de atletas refugiados, que vai participar nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, e que desfilará sob a bandeira olímpica na cerimónia de abertura, a 5 de agosto.

Estão já pré-seleccionados 43 atletas para a equipa, cuja criação foi decidida numa reunião do comité executivo do Comité Olímpico Internacional,

“O número final de atletas depende de critérios de qualificação. Também precisamos de verificar os critérios de elegibilidade de alguns atletas”, disse Thomas Bach, presidente do COI, citado pelo El País.

“Só posso dar a minha opinião, mas acredito que esta equipa poderá vir a ser composta por 5 a 10 atletas”, acrescentou Bach.

“Esta equipa será tratada, durante a competição, como qualquer outra”, explicou.

“Fomos todos afectados pela magnitude da crise de refugiados. Com esta equipa, queremos enviar uma mensagem de esperança aos refugiados de todo o mundo”, disse Bach, ex-campeão olímpico de esgrima em Montreal em 1976.

Em dezembro, o COI já tinha identificado três atletas que tinham fugido das suas pátrias devido à crise de refugiados, e que estavam em condições de tentar obter mínimos olímpicos – a classificação para participar nos Jogos.

Estes 3 atletas são uma nadadora síria, que está a treinar-se na Alemanha, um judoca da República Democrática do Congo refugiado no Brasil e uma praticante de tae-kwon-do iraniana, que treina na Bélgica.

koreanet / Flickr

A nadadora síria Yusra Mardini,

A nadadora síria Yusra Mardini,

Para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o COI irá designar técnicos, treinadores e especialistas para acompanhar a equipa de refugiados.

Na cerimónia inaugural os atletas “marcharão atrás da bandeira olímpica, em penúltimo lugar, antes da equipa brasileira”, que encerra o desfile, revelou o presidente do COI.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …

Quatro mortos em manifestações na Bolívia. São 23 desde o final de outubro

Comissão Interamericana de Direitos Humanos registou pelo menos 122 feridos desde sexta-feira. Já houve 23 vítimas mortais desde o final de Outubro, início da crise social e política na Bolívia. Quatro pessoas morreram no sábado em …

UE acusada de pagar aos próprios traficantes para travar imigração

A União Europeia conta com um processo no Tribunal Penal Internacional interposto por Omer Shatz e Juan Branco. A UE é acusado de pagar aos próprios traficantes para parar a imigração. Omer Shatz, advogado e professor …

Governo quer ter a primeira refinaria de lítio da Europa

O Governo quer abrir a primeira refinaria de lítio no continente europeu. No entanto, João Galamba refere que tudo depende dos resultados do estudo de impacto ambiental das minas. Sem confirmar que venha a haver minas …

Cientistas desvendam novas pistas sobre o maior macaco que já existiu

O mítico "Bigfoot" é uma criatura lendária mas, durante milhões de anos, o verdadeiro — um símio com o dobro do tamanho de um ser humano adulto — percorreu as florestas do Sudeste Asiático, antes …

Preço do tabaco pode aumentar. Decisão cabe ao Governo

Os responsáveis do Programa Nacional para a Prevenção do Tabagismo propuseram um aumento do preço do tabaco, e a decisão depende agora do Governo. Os responsáveis do Programa Nacional para a Prevenção do Tabagismo propuseram um …

Derrocada em Borba. Um ano depois, ainda é uma ferida aberta e problemas continuam

Um ano depois do acidente na pedreira de Borba, o sindicato que representa os trabalhadores garante que os perigos persistem, enquanto a associação Assimagra salienta que foi um caso “isolado” e está a avançar com …