Enzo Fernández pode estar impedido de jogar por outro clube esta época

As regras da FIFA podem proibir que Enzo Fernández jogue por um novo clube esta temporada. Peritos dividem-se quanto à interpretação da lei.

Muito se tem falado do interesse de grandes clubes europeus na contratação de Enzo Fernández. Chelsea, Liverpool e até Real Madrid têm sido apontados como os principais favoritos à contratação do jovem argentino do SL Benfica. Porém, a transferência do médio pode não se consumar num futuro próximo.

Começando pelas propostas, o jornalista Pedro Sepúlveda refere que as ‘águias’ ainda não receberam nenhuma proposta oficial. A única coisa que há até agora são conversações entre o agente do jogador e outros clubes.

Para todos os males, o Benfica já definiu que não vende Enzo Fernández por um valor inferior ao da sua cláusula de rescisão, fixada em 120 milhões de euros.

No entanto, a inexistência de uma proposta oficial até agora não é a única coisa que pode comprometer a saída do benfiquista já em janeiro. As regras da FIFA também poderão afetar a transferência — tudo depende da interpretação da lei.

Em causa está o facto de o argentino já ter jogado noutro clube esta temporada, mais precisamente no River Plate.

“Os jogadores podem ser registados num máximo de três clubes durante uma temporada. Durante este período, os jogadores só estão elegíveis para disputar partidas oficiais por dois clubes”, determina o organismo que tutela o futebol mundial.

Há, no entanto, uma atenuante: “Como exceção para esta regra, um jogador que se mova entre dois clubes pertencentes a associações com temporadas sobrepostas (como, por exemplo, o início da temporada no verão/outono como oposto ao início da temporada do outro clube no inverno/primavera) deve ser elegível para fazer jogos oficiais por um terceiro clube na temporada, desde que tenha cumprido com todas as obrigações contratuais com os clubes anteriores”.

Ouvidos pelo jornal Record, dois especialistas em direito desportivo têm entendimentos diferentes sobre aquilo que está na lei.

Para João Nogueira da Rocha, a lei é clara e determina que não há qualquer problema na transferência de Enzo para outro clube.

“A época na Argentina começa no inverno. Estamos perante esse caso a que a FIFA se refere como overlapping. Está a jogar numa confederação cuja temporada começa no inverno e vem para Portugal, cuja temporada começa no verão. O facto de ele ter jogado em julho pelo River não é impeditivo. Pode transferir-se para um terceiro clube”, explica o juiz.

Como o último jogo de Enzo ao serviço do River Plate foi no dia 7 de julho, altura em que a época já tinha começado em Portugal, o ex-advogado da FIFA Gonçalo Almeida tem outra visão.

“Se o jogador for transferido para um Liverpool ou um Real Madrid, estamos a falar de ligas com épocas desportivas idênticas à nossa”, sugere o perito. “[…] Mudando-se para Inglaterra ou Espanha, entendo existir o sério risco de a FIFA decidir que o jogador, apesar de poder ser registado por um terceiro clube, ficar impedido de jogar até ao final da época”.

Neste caso, a solução do clube que estivesse disposto a bater a cláusula de rescisão do internacional argentino seria pagar já e deixar Enzo emprestado ao SL Benfica até ao final da temporada.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.