Enviado especial da ONU “horrorizado” com bombardeamento de Aleppo

Zouhir Al Shimale / EPA

Bombardeamento em Aleppo, Síria

O enviado especial das Nações Unidas para a Síria, Staffan de Mistura, declarou-se hoje “horrorizado” e “chocado” perante os inúmeros obuses e ‘rockets’ lançados indiscriminadamente contra zonas de civis, na zona oeste de Alepo, nas últimas 48 horas.

Num comunicado divulgado hoje, Staffan de Mistura, salienta que informações credíveis dão conta de “um grande número de civis mortos, entre os quais várias crianças, bem como centenas de feridos”.

“Aqueles que dizem que isto serve para aliviar o cerco de Alepo-leste devem lembrar-se de que nada pode justificar o uso indiscriminado e desproporcionado de armas, incluindo armamento pesado em áreas habitadas por civis, podendo tratar-se de crimes de guerra“, acrescenta o enviado especial da ONU.

O mesmo responsável sublinhou que “os civis dos dois lados de Alepo já sofreram o suficiente com as tentativas infrutíferas, mas mortais, para submeter a cidade”, incluindo o recurso a bombardeamentos aéreos” e precisam de um cessar-fogo duradouro.

Na zona oeste da periferia da cidade de Alepo prosseguiam hoje combates intensos, no terceiro dia da ofensiva de grupos rebeldes que procuram romper o cerco imposto pelo regime de Bashar al-Assad em bairros da oposição.

Martial Trezzini / EPA

O enviado especial das Nações Unidas para a Síria, Staffan de Mistura

O enviado especial das Nações Unidas para a Síria, Staffan de Mistura

Segundo um comunicado emitido pela ONU no início do mês, o leste de Aleppo estará totalmente destruído até ao final do ano.

“No máximo em dois meses, dois meses e meio, o leste de Aleppo pode estar totalmente destruído”, disse na altura Staffan de Mistura, em declarações aos jornalistas em Genebra.

A zona rebelde do leste de Aleppo tem sido flagelada por uma ofensiva das forças governamentais com o apoio da aviação da Rússia, incluindo diversos ataques a instalações hospitalares.

A ONU já classificou o leste de Aleppo como uma “zona sitiada”. As Nações Unidas estimam que cerca de 275.000 civis estejam sob cerco das forças governamentais no leste de Aleppo, e com a impossibilidade de envio de ajuda.

Em Setembro, em declarações à agência EFE, o activista sírio Abdallah al-Asani comparou o bombardeamento contínuo com o “dia do juízo final”.

“As pessoas chamaram ao dia de hoje ‘o dia do juízo final‘”, lamentou, relatando que “não há sítio onde as pessoas se possam proteger em Aleppo”.

Segundo o activista, as forças russas estão a atacar a cidade com um tipo de mísseis que causam um grande tremor de terra ao atingir o solo.

(dr) Maysun

Aleppo, Syria: Hell on Earth by Maysun

Aleppo, Siria: “O Inferno na terra”, por Maysun

A Coligação Nacional Síria, principal aliança da oposição, afirmou na altura em comunicado, que a Rússia está a utilizar novas armas na campanha militar de Aleppo, apesar de não precisar qual o tipo de armamento.

“As contínuas investidas em Aleppo, uma das cidades habitadas mais antigas do mundo, causaram danos enormes, com o objetivo claro de assassinar e deslocar o máximo número de civis” no interior da cidade, disse a coligação.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Trump promove falsa teoria de que Kamala Harris não nasceu nos EUA (e que não será elegível para vice)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que ouviu que Kamala Harris, candidata democrata à vice-presidência da Casa Branca, não era elegível para o cargo, com base num boato que sugeria que pode não …

"Avante!". Pede-se máscara obrigatória, mas PCP só dá ouvidos à DGS

Vários peritos pedem o uso obrigatório de máscara na Festa do Avante!, mas o PCP só atende às recomendações feitas pela Direção-Geral da Saúde. Depois de muita contestação, a Festa do Avante! vai mesmo realizar-se, entre …

Coreia do Sul com maior número de casos desde março. Seul reforça medidas restritivas

A Coreia do Sul endureceu este sábado as medidas restritivas para conter a pandemia de covid-19 em Seul e arredores após registar o número mais elevado de novos casos diários em cinco meses. As regras, que …

Cavani tem viagem marcada para fechar acordo com o Benfica

Vários órgãos de informação avançam que Edinson Cavani tem viagem marcada para a Europa, onde deverá assinar com o SL Benfica dentro dos próximos dias. Depois de várias semanas de negociações, Edinson Cavani está praticamente garantido …

Novo Banco. Gama Life garante não ter relação com Greg Lindberg (mas GNB mudou-se para a sua morada)

O fundo da Apax Partners que assumiu o controlo da GNB Vida depois da compra ao Novo Banco “mudou-se” para a mesma morada de empresas do multimilionário Greg Lindberg em Londres, apesar da seguradora garantir …

Ministra admite que não leu relatório sobre Reguengos (e desvaloriza surtos em lares)

A ministra da Segurança Social admitiu, em entrevista ao semanário Expresso, que não leu o relatório sobre Reguengos de Monsaraz, mas considerou que a dimensão dos surtos de covid-19 em lares “não é demasiado grande …

Calvário no Barcelona. Setién de saída, Messi faz ultimato e Piqué fala em "vergonha"

O Barcelona foi esmagado (8-2) pelo Bayern Munique, nos quartos de final da Liga dos Campeões. Setién está de saída, Messi fez um ultimato e Piqué falou em "vergonha". Foi a noite mais negra de sempre …

Antonoaldo Neves quer receber mais para sair da TAP (mas Governo não paga "nem mais um cêntimo")

Quando foi anunciado o acordo de saída de David Neeleman da TAP, o Governo anunciou também que Antonoaldo Neves, CEO da companhia, seria substituído. No entanto, ainda não se chegou um acordo para a saída. …

Explosão em Beirute terá sido causada por trabalhos de manutenção

A explosão no porto de Beirute, no Líbano, que matou 171 pessoas, feriu mais de 6 mil e deixou um rasto de destruição na cidade, poderá ter sido causada por trabalhos de manutenção num armazém. …

"Crocodilo do terror" tinha dentes do tamanho de bananas e comia dinossauros

Um novo estudo descobriu um grupo de crocodilos antigos que tinham cerca de 10 metros de comprimento e dentes "do tamanho de bananas", que lhes permitiam derrubar até os maiores dinossauros do seu ecossistema. De acordo com …