Em três anos foram enterradas 67 mil toneladas de amianto

Montagnoli Rino / Flickr

Entre 2014 e 2016, foram encaminhadas para o aterro 66.799,5 toneladas de resíduos de construção e demolição (RCD) com amianto. A maioria provém do setor da construção.

O novo relatório da Comissão Técnica de Amianto, presidida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), revela que há perto de 67 mil toneladas de amianto enterradas.

De acordo com o Jornal de Notícias, entre 2014 e 2016 foram encaminhadas para o aterro 66.799,5 toneladas de resíduos de construção e demolição com amianto num período de três anos. O mesmo documento adianta que 98% destes resíduos foram colocados em aterros não perigosos.

Segundo o jornal, que teve acesso ao documento, existe uma ambiguidade na lei portuguesa, dado que existem duas portarias com indicações distintas.

“A portaria nº 40/2014, de 17 de Fevereiro, não estabelece a obrigatoriedade de deposição de resíduos de demolição e construção em aterros para resíduos perigosos, o que contraria o disposto do decreto de lei nº 183/2009, de 10 de Agosto, que estabelece o regime jurídico de deposição de resíduos em aterro, com prevalência jurídica”, explicou a APA citada pelo JN.

Isto significa que, embora o amianto seja considerado como perigoso na Lista Europeia de Resíduos, pode ir para ambos os aterros – de materiais perigosos e não perigosos.

Cármen Lima, especialista da Quercus, a decisão tem contornos económicos, isto porque, segundo a associação ambientalista, depositar estes resíduos em centros integrados, os CIRVER, é três vezes mais caro do que levá-los para aterros.

Mas a maior preocupação da Quercus prende-se com a falta de controlo. Em declarações ao jornal, defendeu que o relatório da CTA revela que “o Instituto da Mobilidade e dos Transportes não inspecionou nenhum transporte de resíduos com amianto”.

A construção continua a ser o setor que mais produz resíduos com amianto (73%). No documento é dito também que os municípios foram responsáveis por apenas “1% do quantitativo global de RDC de amianto sujeito a eliminação”, num total de 218,5 toneladas.

No ano passado, adiantou a Autoridade para as Condições de Trabalho, foi determinada a suspensão imediata de 21 trabalhos devido à “exposição ocupacional ao amianto” e levantados 500 processos de contra-ordenação, que deram origem a multas no valor de 122 mil euros.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É UMA VERGONHA, Portugal estar a ser o caixote do lixo , da Itália , e outros, eles que tratem o lixo deles! afinal Portugal tambem é um país pequeno, imagino o que eles não se rieem dos portugueses! mas estes governantes são capacho dos outros, e nem se lembram do povo! afinal o povo tem que aceitar a m…. dos outros? não chegam as lixeiras daqui ? valorlis que deita um cheiro nauseabondo que dá vomitos, por exemplo?

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …