Enquanto John F. Kennedy morria, a CIA tentava assassinar Fidel Castro

 

Alejandro Ernesto / EPA

Fidel Castro foi o líder mundial não ligado a uma monarquia mais longevo do século 20

No dia 22 de Novembro de 1963, quando John F. Kennedy foi assassinado em Dallas, no Texas, EUA, agentes da CIA entregavam uma esferográfica com uma seringa incorporada a um agente cubano para ser usada contra Fidel Castro.

O britânico Independent levanta mais uma ponta do véu que envolve os ficheiros Kennedy, recentemente tornados públicos por Donald Trump e desclassificados pelo National Archives, e revela que, por coincidência, no dia da morte do então presidente norte americano, um agente cubano tentava assassinar Fidel Castro a mando da CIA.

Num dos documentos pode-se ler: “Os dados indicam que o encontro decorria no exato momento em que o presidente Kennedy foi alvejado“.

Esta tentativa de assassinar Fidel Castro, que assumiu o poder em Cuba em 1959, foi apenas uma de muitas que o presidente Kennedy terá ordenado. No final, Fidel acabou por “superar” JFK em mais de cinco décadas, antes de morrer.

“Não podemos deixar de sublinhar a forma como os agentes da agência CIA responsáveis se sentiam sujeitos a pressões extremas da administração Kennedy para fazer alguma coisa em relação ao Sr. Castro e ao seu regime”, pode-se ler no documento intitulado “Relatório sobre as Conspirações para Assassinar Fidel Castro”.

Para além do uso da esferográfica com uma seringa incorporada, a CIA tentou diversas formas para matar Fidel Castro. Entre elas estão comprimidos com veneno, um fato de mergulho envenenado e até uma concha armadilhada pronta a explodir assim que fosse aberta.

Fidel não era, no entanto, o único alvo da CIA. De acordo com o documento “Planos da CIA para Assassinar Líderes Mundiais”, o ex-Presidente da República Dominicana, Rafael Trujillo, também estava na mira da agência norte-americana.

Mas os documentos focam o constante esforço em deitar abaixo o regime comunista que vigorava em Cuba e, por consequência, fazer o mesmo com Fidel Castro.

  ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A teoria das conspirações, a alimentação de ídolos que necessitavam serem apresentados como vitimas para poder sobreviver…enfim uma telenovela do Corin Tellado.
    O bom de Cuba é que a policia protege os turistas e ai daquele que importune um turista é considerado fascista por ser contra a revolução e em menos de dizer 1,2,3 vai parar com as costelas na prisão.
    Cuba antes era considerada o bordel dos americanos agora é o bordel dos europeus, o turismo do sexo está de vento em popa.

RESPONDER

Mexidas no PSD já se fazem sentir no pagamento de quotas dos militantes

Para além de no Conselho Nacional se ter superiorizado a Rio com os conselheiros a chumbarem o adiamento das eleições internas, Rangel conseguiu outra vitória que passou despercebida a alguns: o prolongar de prazos das …

No Reino Unido, o aumento de infeções está a causar preocupação. O que explica este cenário?

No Reino Unido, os casos e internamentos estão a subir, sendo que alguns especialistas já apelam a um regresso de algumas restrições antes do inverno. Mas o que pode estar a causar este aumento dos …

Flamengo acelera compra do Tondela e planeia chegar à Champions em sete anos

O Flamengo quer concluir a compra do Tondela até ao final do ano e planeia levar o clube à Liga Europa dentro de quatro anos e à Champions dentro de sete a oito anos. Num modelo …

Há hospitais em "estado de calamidade" por todo o país

Os presidentes das secções regionais da Ordem dos Médicos consideram que a situação que o SNS ultrapassa atualmente não é nova e que é culpa da "ausência de liderança por parte da tutela". A situação de …

O internacional português Cristiano Ronaldo a festejar um golo.

"O Teatro dos Sonhos está a arder" e Ronaldo foi o piromaníaco da reviravolta

Cristiano Ronaldo fez o golo que deu a vitória ao Manchester United, esta quarta-feira, frente à Atalanta. Bruno Fernandes também esteve em destaque. O Manchester United recebeu e venceu a Atalanta por 3-2, num jogo que …

Restos mortais encontrados junto a pertences do namorado de Petito em parque da Flórida

O FBI divulgou esta quarta-feira que foram encontrados restos mortais junto a alguns pertences do namorado de Gabby Petito. Brian Laundrie continua desaparecido desde setembro. Segundo noticia a Reuters, a descoberta ocorreu no Parque Ambiental Myakkahatchee …

Costa arrasa modelo de leilão do 5G "inventado" pela Anacom: é o "pior possível"

O primeiro-ministro considerou esta quarta-feira que o modelo de leilão para a quinta geração de comunicações móveis (5G) “inventado pela Anacom” é o “pior possível”, razão pela qual está a provocar um “atraso imenso” ao …

Lope Martín: O marinheiro afro-português que "abriu" o Pacífico e foi apagado da História

Lope Martín foi um marinheiro afro-português, injustamente acusado de traição, que foi primeiro a navegar das Américas para a Ásia e voltar. Entre 1415 e 1543, uma série de conquistas foram feitas por Portugal em viagens …

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

Estado de Direito na Polónia ameaça tornar cimeira da UE "numa das mais difíceis"

A situação do Estado de direito na Polónia ameaça perturbar uma cimeira que tem uma agenda oficial já muito carregada. Os líderes da União Europeia (UE) reúnem-se em Bruxelas numa cimeira com uma agenda preenchida, dominada …

Após (algumas) cedências e (muitas) recusas, Governo reúne-se para aprovar medidas da Concertação

Algumas das medidas aprovadas pelo Governo são interpretadas como um piscar de olhos à Esquerda, de forma a aumentar as hipóteses de aprovação do Orçamento do Estado. Após a reunião de ontem da concertação social (que …