Enquanto John F. Kennedy morria, a CIA tentava assassinar Fidel Castro

 

Alejandro Ernesto / EPA

Fidel Castro foi o líder mundial não ligado a uma monarquia mais longevo do século 20

No dia 22 de Novembro de 1963, quando John F. Kennedy foi assassinado em Dallas, no Texas, EUA, agentes da CIA entregavam uma esferográfica com uma seringa incorporada a um agente cubano para ser usada contra Fidel Castro.

O britânico Independent levanta mais uma ponta do véu que envolve os ficheiros Kennedy, recentemente tornados públicos por Donald Trump e desclassificados pelo National Archives, e revela que, por coincidência, no dia da morte do então presidente norte americano, um agente cubano tentava assassinar Fidel Castro a mando da CIA.

Num dos documentos pode-se ler: “Os dados indicam que o encontro decorria no exato momento em que o presidente Kennedy foi alvejado“.

Esta tentativa de assassinar Fidel Castro, que assumiu o poder em Cuba em 1959, foi apenas uma de muitas que o presidente Kennedy terá ordenado. No final, Fidel acabou por “superar” JFK em mais de cinco décadas, antes de morrer.

“Não podemos deixar de sublinhar a forma como os agentes da agência CIA responsáveis se sentiam sujeitos a pressões extremas da administração Kennedy para fazer alguma coisa em relação ao Sr. Castro e ao seu regime”, pode-se ler no documento intitulado “Relatório sobre as Conspirações para Assassinar Fidel Castro”.

Para além do uso da esferográfica com uma seringa incorporada, a CIA tentou diversas formas para matar Fidel Castro. Entre elas estão comprimidos com veneno, um fato de mergulho envenenado e até uma concha armadilhada pronta a explodir assim que fosse aberta.

Fidel não era, no entanto, o único alvo da CIA. De acordo com o documento “Planos da CIA para Assassinar Líderes Mundiais”, o ex-Presidente da República Dominicana, Rafael Trujillo, também estava na mira da agência norte-americana.

Mas os documentos focam o constante esforço em deitar abaixo o regime comunista que vigorava em Cuba e, por consequência, fazer o mesmo com Fidel Castro.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A teoria das conspirações, a alimentação de ídolos que necessitavam serem apresentados como vitimas para poder sobreviver…enfim uma telenovela do Corin Tellado.
    O bom de Cuba é que a policia protege os turistas e ai daquele que importune um turista é considerado fascista por ser contra a revolução e em menos de dizer 1,2,3 vai parar com as costelas na prisão.
    Cuba antes era considerada o bordel dos americanos agora é o bordel dos europeus, o turismo do sexo está de vento em popa.

RESPONDER

Bolsonaro veta transferência de 1,5 mil milhões de euros para estados e municípios

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, vetou na quarta-feira a transferência de 8,6 mil milhões de reais (1,5 mil milhões de euros) do Fundo de Reservas Monetárias (FRM) para estados e municípios combaterem a covid-19. A decisão …

O núcleo da Terra pode esconder mais de cinco oceanos no seu interior

Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior. Segundo os investigadores, a quantidade pode chegar ao equivalente a cinco oceanos. Muitos estudos comprovam que, sob …

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …