Enquanto John F. Kennedy morria, a CIA tentava assassinar Fidel Castro

 

Alejandro Ernesto / EPA

Fidel Castro foi o líder mundial não ligado a uma monarquia mais longevo do século 20

No dia 22 de Novembro de 1963, quando John F. Kennedy foi assassinado em Dallas, no Texas, EUA, agentes da CIA entregavam uma esferográfica com uma seringa incorporada a um agente cubano para ser usada contra Fidel Castro.

O britânico Independent levanta mais uma ponta do véu que envolve os ficheiros Kennedy, recentemente tornados públicos por Donald Trump e desclassificados pelo National Archives, e revela que, por coincidência, no dia da morte do então presidente norte americano, um agente cubano tentava assassinar Fidel Castro a mando da CIA.

Num dos documentos pode-se ler: “Os dados indicam que o encontro decorria no exato momento em que o presidente Kennedy foi alvejado“.

Esta tentativa de assassinar Fidel Castro, que assumiu o poder em Cuba em 1959, foi apenas uma de muitas que o presidente Kennedy terá ordenado. No final, Fidel acabou por “superar” JFK em mais de cinco décadas, antes de morrer.

“Não podemos deixar de sublinhar a forma como os agentes da agência CIA responsáveis se sentiam sujeitos a pressões extremas da administração Kennedy para fazer alguma coisa em relação ao Sr. Castro e ao seu regime”, pode-se ler no documento intitulado “Relatório sobre as Conspirações para Assassinar Fidel Castro”.

Para além do uso da esferográfica com uma seringa incorporada, a CIA tentou diversas formas para matar Fidel Castro. Entre elas estão comprimidos com veneno, um fato de mergulho envenenado e até uma concha armadilhada pronta a explodir assim que fosse aberta.

Fidel não era, no entanto, o único alvo da CIA. De acordo com o documento “Planos da CIA para Assassinar Líderes Mundiais”, o ex-Presidente da República Dominicana, Rafael Trujillo, também estava na mira da agência norte-americana.

Mas os documentos focam o constante esforço em deitar abaixo o regime comunista que vigorava em Cuba e, por consequência, fazer o mesmo com Fidel Castro.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A teoria das conspirações, a alimentação de ídolos que necessitavam serem apresentados como vitimas para poder sobreviver…enfim uma telenovela do Corin Tellado.
    O bom de Cuba é que a policia protege os turistas e ai daquele que importune um turista é considerado fascista por ser contra a revolução e em menos de dizer 1,2,3 vai parar com as costelas na prisão.
    Cuba antes era considerada o bordel dos americanos agora é o bordel dos europeus, o turismo do sexo está de vento em popa.

RESPONDER

Sondas espaciais com "cunho" português vão passar perto de Vénus

As sondas espaciais europeias Solar Orbiter e BepiColombo, ambas com tecnologia e ciência portuguesas, vão passar perto de Vénus a 9 e 10 de agosto, respetivamente, anunciou esta segunda-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). A passagem …

Elvis Presley terá morrido de doenças genéticas (e não por overdose de medicamentos)

Segundo um novo livro de Sally Hoedel, a morte de Elvis Presley estará, afinal, relacionada com o tratamento para doenças congénitas das quais sofria. O cantor norte-americano, que morreu há quase 44 anos, estava fortemente medicado …

A cidade mais populosa de África está a viver em contra-relógio

Os habitantes da Nigéria, o país mais populoso de África, já estão habituados a contornar as inundações anuais que invadem o país. No entanto, este ano a situação saiu fora do controlo, com o principal …

"Pensávamos que a Casa Branca mandava". Biden sob fogo devido ao fim da proibição dos despejos

A inacção de Joe Biden perante o fim das moratórias que proíbem os despejos durante a pandemia está a ser criticada até dentro do próprio Partido Democrata. A moratória federal aos despejos acabou este sábado, para …

Na ausência de Biles, Sunisa Lee coroou-se rainha da ginástica. É a primeira hmong a ganhar ouro

Sunisa Lee chegou a Tóquio com a missão de ajudar os Estados Unidos a garantir o ouro e de garantir a presença em finais individuais de aparelhos. Com o abandono de Biles, tornou-se a estrela …

Presidente afegão culpa retirada “abrupta” dos EUA pelo rápido avanço dos talibãs

O chefe de Estado afegão prometeu vencer o conflito com as milícias talibãs e os Estados Unidos dizem-se prontos a receber mais milhares de refugiados. O Presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, prometeu esta segunda-feira vencer o …

42% das pessoas em enfermaria no Hospital de são João têm vacinação completa

No Centro Hospitalar de São João (CHSJ), 42% das pessoas internadas em enfermaria e 15% das internadas em unidades de cuidados intensivos tinham a vacinação completa. Segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), apenas …

António Oliveira e uma arbitragem "conveniente"

Athletico Paranaense perdeu novamente no Brasileirão e a equipa de arbitragem ajudou os vencedores, queixou-se o treinador português. O Athletico Paranaense, líder do Brasileirão nas primeiras jornadas, está numa fase negativa: apenas uma vitória nas últimas …

André Ventura - Chega

Autárquicas. Chega concorre sozinho a 220 municípios para avaliar o seu "impacto"

André Ventura anunciou esta segunda-feira que o Chega irá concorrer nas eleições autárquicas a “cerca de 220 municípios” do país, sublinhando que o partido vai a votos sozinho para avaliar o seu “impacto”, mas sem …

Ex-guarda nazi julgado aos 100 anos por cumplicidade em assassinatos

Um homem de 100 anos que supostamente serviu como guarda num campo de concentração nazi será julgado em outubro por cumplicidade no assassinato de mais de 3.500 pessoas durante a Segunda Guerra Mundial, informou a …