Há uma “engenharia” para atrasar reformas (em benefício do Governo e dos Bancos)

José Sena Goulão / Lusa

A coordenadora da Federação dos Sindicatos da Função Pública, Ana Avoila

Após 13 anos como líder da Federação de Sindicatos da Administração Pública da CGTP, Ana Avoila está com um pé na reforma e deixa muitas críticas à “engenharia” que diz existir nos processos de pensões, com o intuito de atrasar os pedidos para “ganhar dinheiro com cativações” e para que os Bancos “ganhem dinheiros com os juros”.

As declarações de Ana Avoila são feitas numa entrevista à TSF, onde ela faz um balanço do seu percurso como sindicalista, queixando-se dos sucessivos Governos que enfrentou do outro lado da barricada.

Há Governos que não vêem os trabalhadores, vêem a macroeconomia. Às vezes, uma vitória pode ser ter de deixar como está”, destaca Ana Avoila, queixando-se especificamente do Governo de José Sócrates por se ter perdido o conceito de “carpinteiro”. “Todos eram assistentes técnicos ou operacionais. Perdemos muito e estamos a tentar recuperar”, sublinha, lamentando, contudo, que “o Governo do PS não está para aí virado, nem o PSD”.

Ana Avoila refere ainda que pediu a reforma porque começou “a trabalhar aos 13 anos”. Mas continua à espera de uma resposta no processo. “Há um atraso grande, que não tem que ver só com a falta de pessoal nem só com os equipamentos informáticos desfasados deste tempo”, considera.

A ex-líder da Frente Comum de Sindicatos entende que há uma “engenharia” que visa atrasar os processos de reforma, com o “propósito de ganhar dinheiro com cativações e de que os bancos ganhem dinheiros com os juros“.

No caso dos pedidos de pensões internacionais, após anos de carreira contributiva no estrangeiro, há “atrasos brutais, numa situação muito complexa”, frisa ainda Ana Avoila, notando que “há coisas que se podem resolver numa semana”.

Ana Avoila realça também que a “precariedade [na Função Pública] não está resolvida”, denunciando que a falta de pessoal tem sido colmatada com “trabalho precário”. É urgente “fazer um levantamento das necessidades” e “criar emprego no Estado”, considera.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …