/

Enfermeiros em greve nacional nos dias 22 e 23 de março

Rodrigo Antunes / Lusa

Enfermeiros manifestam-se em frente aos Hospital de Santa Maria

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses anunciou uma greve nacional de enfermeiros no setor público nos dias 22 e 23 de março.

O protesto dos enfermeiros, hoje anunciado pelo dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), José Carlos Martins, visa protestar contra a não concretização dos compromissos assumidos pelo Ministério da Saúde, o qual acusa de não resolver os atuais problemas, de os agravar e de criar novos problemas.

Segundo o jornal ECO, o representante do SEP justifica a greve com a “carência estrutural” de pessoal e com a falha no cumprimento dos compromissos.

“Em 2017, não foi aberto um único concurso“, referiu. A associação sublinha que os últimos meses têm sido marcados por ausências prolongadas de profissionais e pela sua saída para os centros de saúde, o que tem deixado as equipas dos hospitais desfalcadas, uma vez que o pessoal não tem sido reposto.

Não pagou o suplemento remuneratório aos especialistas, não pagou os milhões de euros que tem em dívida em horas extraordinárias”, acusa o sindicato. A mesma fonte fez também questão de enfatizar que esse quadro foi agravado pelo “acréscimo das necessidades” expressas pelos utentes.

Os enfermeiros reivindicam, assim, a criação da carreira de especialista e uma nova tabela salarial para toda a classe.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.