Enfermeiro que matou 85 pacientes condenado a perpétua na Alemanha

O ex-enfermeiro Niels Högel foi condenado a prisão perpétua pelo assassinato de 85 pessoas, enquanto estava em serviço nos hospitais alemães até 2005. Ele é o pior assassino em série da Alemanha pós-II Guerra Mundial.

O serial killer e ex-enfermeiro Niels Högel foi condenado esta quinta-feira a prisão perpétua pelo assassinato de 85 pacientes. Högel tinha sido originalmente acusado de ter assassinado 100 pessoas, mas suspeita-se que tenha sido responsável pela more de 300 pacientes.

As vítimas, pessoas de todas as idades e origens, algumas com problemas de saúde e outras em dificuldades, haviam confiado nos centros médicos da Baixa Saxónia, onde Högel trabalhou. O enfermeiro injetava os pacientes com drogas letais que provocavam ataques cardíacos e, posteriormente, simulava tentar reanimá-los.

Um antigo colega do criminoso disse que ele “sempre afastava todos os outros” ao tentar reanimar os pacientes. Högel era conhecido como “Rambo da Ressuscitação” pelos seus colegas.

De acordo com a Deutche Welle, a pena máxima atribuída proíbe ainda a possibilidade de Högel pedir liberdade condicional após 15 anos de prisão cumprida. Normalmente, um prisioneiro sentenciado a prisão perpétua pode fazê-lo, mas caso o juiz entenda que os crimes foram de natureza demasiado grave, o pedido só pode ser feito depois de um período indeterminado de tempo.

Gostaria de pedir perdão pelo que fiz a cada um de vocês“, disse o ex-enfermeiro durante o julgamento e antes de conhecer a sua sentença. Apesar disso, a sua equipa de advogados ainda tentou pedir apenas a condenação por 55 assassinatos e 14 tentativas de homicídio.

Högel foi apanhado por colegas do Hospital de Delmenhorst, em junho de 2005, a injetar um paciente com uma seringa. As provas começaram a acumular-se e o enfermeiro passou de ser acusado de um homicídio para ser julgado por centenas deles.

É possível que “não aguentasse mais ver pacientes gravemente doentes ou a moribundos e depois resolvesse o problema”, teorizou Karl Beine, médico do St. Marien-Hospital Hamm e professor de psiquiatria na Universidade Witten/Herdecke.

PARTILHAR

RESPONDER

Carros importados poderão reaver ISV pago em excesso desde 2017

A Autoridade Tributária foi condenada a devolver parte do Imposto Sobre Veículos (ISV) cobrado sobre dois carros usados importados em 2017. Segundo o jornal Público, esta é a primeira vez que a sentença envolve um imposto …

Juventude Popular suspende congresso do próximo fim de semana

O XXIV Congresso da Juventude Popular, agendado para sábado e domingo, em Braga, foi suspenso e será reagendado 15 dias depois do levantamento do estado de emergência, decidiram esta terça-feira os órgãos da estrutura que …

Novo líder do Aliança reúne-se com Rui Rio (com autárquicas em cima da mesa)

Paulo Bento, recém-eleito presidente do Aliança, e Rui Rio, líder do PSD, vão encontrar-se esta quarta-feira. Em cima da mesa vão estar as eleições autárquicas do próximo ano. De acordo com o Público, o encontro destina-se …

Mais de 60% dos portugueses deixaram de ir a restaurantes. Só 33% considera que o Estado prioriza a saúde

A nível nacional, 63% dos portugueses que continuaram a ir a espaços de restauração indicaram o convívio familiar com principal motivo da deslocação. A nível dos cuidados de saúde apenas 33% dos portugueses consideram que …

Santa Casa contratou Paulo Pedroso como consultor por 3700 euros

O ex-ministro socialista Paulo Pedroso, actual director da campanha presidencial de Ana Gomes, foi contratado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) em Setembro passado, com um ordenado de 3700 euros e efeitos retroactivos …

Covid-19. Médicos devem dar prioridade a quem pode recuperar vida normal e não à idade

Os doentes que podem recuperar para uma vida normal devem ter prioridade face aos que têm baixa probabilidade de recuperação e a idade não pode por si só ser critério, recomenda um parecer do Colégio …

"Há doentes a ficar para trás". Ex-ministro da Saúde diz que mortes por falta de cuidados são inaceitáveis

O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes afirmou esta terça-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a ser exposto a um teste de stresse devido à pandemia e que não é aceitável que …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar a médica que divulgou receita para enganar testes à covid-19

Depois de médica divulgar receita para os possíveis infetados testarem negativo à covid-19, a Ordem dos Médicos abriu o terceiro processo contra membros do movimento que contesta o uso de máscaras - os "Médicos pela …

Aprovado alargamento das taxas agravadas do IMI e IMT para empresas em offshores

As empresas localizadas em offshore que criem um veículo para deter imóveis em Portugal vão passar a estar sujeitas a taxas agravadas de IMI e de IMT, segundo uma proposta aprovada pelo Parlamento nesta terça-feira. A …

Processo de contratação pública "é um terror" que "torna um inferno" o trabalho do Estado

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, afirmou esta terça-feira que "o processo de contratação pública é um terror" que "torna num inferno" o trabalho do Estado e das empresas que fazem investimento público. "O processo …