Enfermeiro que matou 85 pacientes condenado a perpétua na Alemanha

O ex-enfermeiro Niels Högel foi condenado a prisão perpétua pelo assassinato de 85 pessoas, enquanto estava em serviço nos hospitais alemães até 2005. Ele é o pior assassino em série da Alemanha pós-II Guerra Mundial.

O serial killer e ex-enfermeiro Niels Högel foi condenado esta quinta-feira a prisão perpétua pelo assassinato de 85 pacientes. Högel tinha sido originalmente acusado de ter assassinado 100 pessoas, mas suspeita-se que tenha sido responsável pela more de 300 pacientes.

As vítimas, pessoas de todas as idades e origens, algumas com problemas de saúde e outras em dificuldades, haviam confiado nos centros médicos da Baixa Saxónia, onde Högel trabalhou. O enfermeiro injetava os pacientes com drogas letais que provocavam ataques cardíacos e, posteriormente, simulava tentar reanimá-los.

Um antigo colega do criminoso disse que ele “sempre afastava todos os outros” ao tentar reanimar os pacientes. Högel era conhecido como “Rambo da Ressuscitação” pelos seus colegas.

De acordo com a Deutche Welle, a pena máxima atribuída proíbe ainda a possibilidade de Högel pedir liberdade condicional após 15 anos de prisão cumprida. Normalmente, um prisioneiro sentenciado a prisão perpétua pode fazê-lo, mas caso o juiz entenda que os crimes foram de natureza demasiado grave, o pedido só pode ser feito depois de um período indeterminado de tempo.

Gostaria de pedir perdão pelo que fiz a cada um de vocês“, disse o ex-enfermeiro durante o julgamento e antes de conhecer a sua sentença. Apesar disso, a sua equipa de advogados ainda tentou pedir apenas a condenação por 55 assassinatos e 14 tentativas de homicídio.

Högel foi apanhado por colegas do Hospital de Delmenhorst, em junho de 2005, a injetar um paciente com uma seringa. As provas começaram a acumular-se e o enfermeiro passou de ser acusado de um homicídio para ser julgado por centenas deles.

É possível que “não aguentasse mais ver pacientes gravemente doentes ou a moribundos e depois resolvesse o problema”, teorizou Karl Beine, médico do St. Marien-Hospital Hamm e professor de psiquiatria na Universidade Witten/Herdecke.

PARTILHAR

RESPONDER

Turista danifica escultura do século XIX enquanto posa para fotografia (e é apanhado pelas câmaras de vigilância)

A polícia italiana identificou um austríaco de 50 anos que danificou uma estátua do século XIX num museu em Itália, enquanto posava para uma fotografia. O incidente ocorreu no passado dia 31 de junho, segundo …

Covid-19: Brasil supera as 100.000 mortes

O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 100.000 mortes associadas à covid-19, quase cinco meses depois da confirmação do primeiro óbito no país, indicam dados oficiais divulgados pelas secretarias regionais de Saúde. Segundo os mais recentes …

As vacas leiteiras têm relações complexas (que se alteram quando mudam de grupo)

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Chile e dos Estados Unidos concluiu que as vacas leiteiras vivem em redes sociais complexas que se alteram quando estes animais são movidos para outros grupos.  Para …

Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde. A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver …

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …