Enfermeiro que matou 85 pacientes condenado a perpétua na Alemanha

O ex-enfermeiro Niels Högel foi condenado a prisão perpétua pelo assassinato de 85 pessoas, enquanto estava em serviço nos hospitais alemães até 2005. Ele é o pior assassino em série da Alemanha pós-II Guerra Mundial.

O serial killer e ex-enfermeiro Niels Högel foi condenado esta quinta-feira a prisão perpétua pelo assassinato de 85 pacientes. Högel tinha sido originalmente acusado de ter assassinado 100 pessoas, mas suspeita-se que tenha sido responsável pela more de 300 pacientes.

As vítimas, pessoas de todas as idades e origens, algumas com problemas de saúde e outras em dificuldades, haviam confiado nos centros médicos da Baixa Saxónia, onde Högel trabalhou. O enfermeiro injetava os pacientes com drogas letais que provocavam ataques cardíacos e, posteriormente, simulava tentar reanimá-los.

Um antigo colega do criminoso disse que ele “sempre afastava todos os outros” ao tentar reanimar os pacientes. Högel era conhecido como “Rambo da Ressuscitação” pelos seus colegas.

De acordo com a Deutche Welle, a pena máxima atribuída proíbe ainda a possibilidade de Högel pedir liberdade condicional após 15 anos de prisão cumprida. Normalmente, um prisioneiro sentenciado a prisão perpétua pode fazê-lo, mas caso o juiz entenda que os crimes foram de natureza demasiado grave, o pedido só pode ser feito depois de um período indeterminado de tempo.

Gostaria de pedir perdão pelo que fiz a cada um de vocês“, disse o ex-enfermeiro durante o julgamento e antes de conhecer a sua sentença. Apesar disso, a sua equipa de advogados ainda tentou pedir apenas a condenação por 55 assassinatos e 14 tentativas de homicídio.

Högel foi apanhado por colegas do Hospital de Delmenhorst, em junho de 2005, a injetar um paciente com uma seringa. As provas começaram a acumular-se e o enfermeiro passou de ser acusado de um homicídio para ser julgado por centenas deles.

É possível que “não aguentasse mais ver pacientes gravemente doentes ou a moribundos e depois resolvesse o problema”, teorizou Karl Beine, médico do St. Marien-Hospital Hamm e professor de psiquiatria na Universidade Witten/Herdecke.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

"Novas dificuldades e entropias". Autarcas independentes exigem extinção imediata da CNE

Os presidentes de Câmara e representantes de movimentos independentes decidiram este sábado dar um novo prazo aos partidos para que estes possam alterar a lei eleitoral autárquica. Porém, exigem a extinção imediata da Comissão Nacional …

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …

“Vamos iniciar uma nova etapa". Madeira vai testar toda a população (gratuitamente)

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o …

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …