/

O encontro entre Obama e Trump não foi tão cordial como se disse

Michael Reynolds / EPA

O presidente eleito, Donald Trump, nem sequer olha na cara do presidente, Barack Obama. O clima foi tenso.

O presidente eleito, Donald Trump, nem sequer olha na cara do presidente, Barack Obama. O clima foi tenso.

O atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebeu esta quinta-feira na Casa Branca o presidente eleito, Donald Trump, como parte da transição de poder após a vitória do republicano na eleição de terça-feira.

Os dois reuniram-se durante 90 minutos para discutir os detalhes do processo de transição de poder. Trump assumirá o governo no próximo dia 20 de janeiro.

O atual presidente, Barack Obama, comprometeu-se a fazer “todo o possível” para ajudar Trump “a ter sucesso”. “Porque se tiver tem sucesso, então o país terá sucesso”, disse Obama a Trump.

Já o presidente eleito Donald Trump disse que “foi uma grande honra” reunir-se com Obama e que por ele o encontro “poderia ter durado muito mais tempo”. O republicano acrescentou que espera receber conselhos do democrata no futuro.

Apesar do tom cordial de ambos, algumas fotos captadas na Casa Branca indicam um claro desconforto entre Obama e Trump, que trocaram duras críticas durante a campanha presidencial.

Alguns assessores deixaram mesmo escapar que o tom não foi tão cordial como divulgado oficialmente pela Casa Branca, e que havia uma grande tensão entre os dois presidentes.

Durante a campanha eleitoral, Donald Trump chamou a Obama“o pior presidente da história” dos Estados Unidos.

Barack Obama afirmou por sua vez que Trump não estava “preparado para o cargo”.

O empresário de Nova York, agora presidente eleito, questionou também repetidamente a legitimidade da nacionalidade de Obama, que nasceu no Havaí.

Foto de funcionários da Casa Branca chateados viraliza

Uma foto com funcionários desolados da Casa Branca está a circular no Twitter entre os democratas, que afirmam que foi tirada do momento em que os funcionários da Casa Branca viram Donald Trump chegar para a reunião desta quarta-feira com Barack Obama.

Segundo parece, a foto foi partilhada inicialmente por uma mulher, que alegadamente uma londrina que se chama Emma Kennedy.

“Neste momento, todos nós somos estes funcionários da Casa Branca, que assistem à forma como Obama está a saudar Trump na qualidade de próximo presidente”, comentou Emma na quarta-deita, anexando a foto.

Depois de este post se ter viralizado, muitos utilizadores começaram a usar a imagem para os seus próprios tweets, como sendo uma foto de funcionários desolados da atual administração a assistirem ao início do encontro entre Obama e Trump.

Na realidade, a foto foi tirada quando o atual presidente estava a discursar no Rose Garden, no dia anterior, congratulando Donald Trump pela vitória – e Trump não estava mesmo presente durante o evento.

Os comentários que se espalharam por toda a rede foram logo desmistificadas pelo repórter sénior da Casa Branca no jornal norte-americano Politico, Edward-Isaac Dovere, que testemunhou o encontro entre Trump e Obama.

“Esta foto foi tirada ontem, quando Obama estava a discursar sobre os resultados das eleições. Não foi tirada hoje. Estou agora fora do Salão Oval, estão todos aqui à espera também”, diz o repórter.

ZAP / Rede GNI, Sputnik News

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.