O encontro entre Obama e Trump não foi tão cordial como se disse

Michael Reynolds / EPA

O presidente eleito, Donald Trump, nem sequer olha na cara do presidente, Barack Obama. O clima foi tenso.

O presidente eleito, Donald Trump, nem sequer olha na cara do presidente, Barack Obama. O clima foi tenso.

O atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebeu esta quinta-feira na Casa Branca o presidente eleito, Donald Trump, como parte da transição de poder após a vitória do republicano na eleição de terça-feira.

Os dois reuniram-se durante 90 minutos para discutir os detalhes do processo de transição de poder. Trump assumirá o governo no próximo dia 20 de janeiro.

O atual presidente, Barack Obama, comprometeu-se a fazer “todo o possível” para ajudar Trump “a ter sucesso”. “Porque se tiver tem sucesso, então o país terá sucesso”, disse Obama a Trump.

Já o presidente eleito Donald Trump disse que “foi uma grande honra” reunir-se com Obama e que por ele o encontro “poderia ter durado muito mais tempo”. O republicano acrescentou que espera receber conselhos do democrata no futuro.

Apesar do tom cordial de ambos, algumas fotos captadas na Casa Branca indicam um claro desconforto entre Obama e Trump, que trocaram duras críticas durante a campanha presidencial.

Alguns assessores deixaram mesmo escapar que o tom não foi tão cordial como divulgado oficialmente pela Casa Branca, e que havia uma grande tensão entre os dois presidentes.

Durante a campanha eleitoral, Donald Trump chamou a Obama“o pior presidente da história” dos Estados Unidos.

Barack Obama afirmou por sua vez que Trump não estava “preparado para o cargo”.

O empresário de Nova York, agora presidente eleito, questionou também repetidamente a legitimidade da nacionalidade de Obama, que nasceu no Havaí.

Foto de funcionários da Casa Branca chateados viraliza

Uma foto com funcionários desolados da Casa Branca está a circular no Twitter entre os democratas, que afirmam que foi tirada do momento em que os funcionários da Casa Branca viram Donald Trump chegar para a reunião desta quarta-feira com Barack Obama.

Segundo parece, a foto foi partilhada inicialmente por uma mulher, que alegadamente uma londrina que se chama Emma Kennedy.

“Neste momento, todos nós somos estes funcionários da Casa Branca, que assistem à forma como Obama está a saudar Trump na qualidade de próximo presidente”, comentou Emma na quarta-deita, anexando a foto.

Depois de este post se ter viralizado, muitos utilizadores começaram a usar a imagem para os seus próprios tweets, como sendo uma foto de funcionários desolados da atual administração a assistirem ao início do encontro entre Obama e Trump.

Na realidade, a foto foi tirada quando o atual presidente estava a discursar no Rose Garden, no dia anterior, congratulando Donald Trump pela vitória – e Trump não estava mesmo presente durante o evento.

Os comentários que se espalharam por toda a rede foram logo desmistificadas pelo repórter sénior da Casa Branca no jornal norte-americano Politico, Edward-Isaac Dovere, que testemunhou o encontro entre Trump e Obama.

“Esta foto foi tirada ontem, quando Obama estava a discursar sobre os resultados das eleições. Não foi tirada hoje. Estou agora fora do Salão Oval, estão todos aqui à espera também”, diz o repórter.

ZAP / Rede GNI, Sputnik News

PARTILHAR

RESPONDER

Astrónomos mapeiam grãos de poeira interestelar na Via Láctea

Entre as estrelas da Via Láctea, grandes quantidades de pequenos grãos de poeira flutuam sem rumo. Apesar de formarem os blocos de construção de novas estrelas e planetas, ainda não se sabe quais os elementos …

Inteligência Artificial aprendeu a pintar como Rembrandt

Investigadores ensinaram uma rede neural de Inteligência Artificial a recriar a magnum opus de Rembrandt, à qual lhe faltavam partes da obra original. O cientista Robert Erdmann trabalhou lado a lado com o Rijksmuseum, o museu …

Tempestade de areia "engoliu" cidade na China

Uma forte tempestade de areia "engoliu" a cidade de Dunhuang, no noroeste da China, no passado domingo. De acordo com o South China Morning Post, a forte tempestade de areia, que provocou nuvens de poeira com …

Raíssa faz bolachas com o lema "Fora Bolsonaro". Já se tornaram virais

Uma brasileira começou a fazer bolachas com o lema "Fora Bolsonaro" em jeito de brincadeira, mas agora já vende centenas todos os dias. Aquilo que começou como uma simples brincadeira, acabou por tornar-se viral. A ideia …

Zara, 19 anos, quer ser a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo

Uma jovem, de 19 anos, pôs mãos à obra para levar a cabo um "gap year" (o chamado ano sabático) com um propósito muito fora do comum: tornar-se a mulher mais nova de sempre a …

Francês diz ter usado método matemático para ganhar o Euromilhões

O francês, que não quis revelar a sua fórmula à imprensa, ganhou, no dia 11 de junho, 30 milhões de euros com a combinação com a qual jogava há um mês. A história foi contada, esta …

Mais de metade da população portuguesa já tem a vacinação completa

Mais de metade da população residente em Portugal (52%) já tem a vacinação completa contra a covid-19, revela o relatório semanal de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último relatório semanal …

Campeão olímpico criou problemas no seu país natal

Richard Carapaz, medalha de ouro no ciclismo, foi direto: "O país nunca acreditou em mim". Presidente do Equador, ministro e Comité Olímpico reagiram. Poucos dias depois de ter subido ao pódio final da Volta a França …

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Dois gestos de Cla(ri)sse que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também nos registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas em …