/

Filipinos encontram um “mau presságio” na praia e temem a chegada do apocalipse

2

Segundo especialistas, encontrar peixes de água profunda mortos na orla do mar pode ser presságio de um eventual terramoto ou tsunami.

Os habitantes da província filipina Negros Oriental temem a chegada de um apocalipse após encontrar um tubarão boca-grande morto nas orlas da praia, segundo o Daily Star. “Isto significa muito azar. Um desastre pode estar aí à porta e temos que nos preparar”, assegura Paulino Ocana.

Apesar do medo que o tubarão suscita na população, muitas pessoas tentaram devolvê-lo à água para o salvar, afirmou Peter Ramírez, um pescador local. No entanto, “o animal já estava morto“. As autoridades já estão a investigar a causa da morte, avança a RT.

O exemplar de tubarão media quatro metros e pertence a uma espécie rara conhecida como “boca-grande” pelas dimensões da sua cavidade bocal.

O tubarão, que habita em águas profundas, pode medir até 5,2 metros e viver até 100 anos. Desde que foi descoberto em 1976 só foram reportados 60 avistamentos confirmados no Japão, em Taiwan e nas Filipinas.

Pesca de águas profundas: um mau presságio

O sismólogo japonês Kiyoshi Wadatsumi ressalta que os peixes de águas profundas são criaturas “muito sensíveis a movimentos irregulares” do fundo marinho.

É provavelmente por essa razão que, na crença popular, a aparição deste tipo de peixes na orla da praia se associa à iminência de uma catástrofe natural.

No Japão acredita-se que o peixe-remo é um presságio de um tsunami ou um terramoto. Antes do grande sismo que sacudiu o noroeste do Japão, em 2011, encontraram-se cerca de 20 peixes-remo encalhados nas praias da zona.

Seis anos depois, na província de Surigao, nas Filipinas, ocorreu um terramoto nos dois dias a seguir a ter sido encontrado morto um peixe-remo numa das áreas costeiras da província.

ZAP //

2 Comments

  1. Neste caso, para além da “crendice”, até faz um certo sentido.
    Visto que estas ‘criaturas’ vivem suficientemente longe do homem para não poder ser este a causa, é presumível que a causa de uma vasta e súbita mortalidade seja natural e daí poder pensar que essa alteração possa ser o prelúdio de algo grave que está para acontecer.
    Certeza, obviamente, não há; seria necessário um número de observações estatisticamente relevante. Felizmente, por um lado, estes eventos catastróficos são suficientemente raros.
    Por outro, não poderemos ter a certeza e usar como “alerta” fiável.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.