Encontrado um meteorito mais velho que a própria Terra

Os investigadores responsáveis pela descoberta acreditam que poderá despertar novas respostas sobre a origem do Sistema Solar e da vida no nosso planeta.

A equipa de investigadores da Universidade de Curtin, na Austrália, ficou responsável por procurar o meteorito que caiu na atmosfera em novembro passado, mais precisamente no dia 27, avança o RT.

O meteorito estava enterrado no lago Eyre, no sul do país. Para realizar as buscas, os investigadores utilizaram um drone e outros elementos de precisão que lhes permitiram reduzir a procura para uma área de um quilómetro quadrado.

Ainda estiveram sujeitos a uma tempestade, que só lhes veio complicar a tarefa, uma vez que tiveram de enfrentar a lama que se instalou no terreno.

Independentemente das condições adversas, a dupla de investigadores Phil Bland e Robert Howie lá conseguiu alcançar com sucesso a sua missão.

O meteorito encontrado tem cerca de 4,5 milhões de anos, sendo “mais antigo do que a Terra” e “é a pedra mais antiga que alguém teve em mãos”, tal como assegurou Bland.

Igualmente satisfeito está Howie, afirmando que “quantos mais meteoritos” deste tipo se encontrarem, “mais perto” vamos ficar de “responder a certas perguntas”, incluindo sobre a formação e a criação da vida na Terra.

De acordo com o Sydney Morning Herald, antes de entrar na atmosfera, o objeto pesava 80 quilos, valor que baixou consideravelmente para 1,7 quando foi encontrado.

Além disso, o esforço dos australianos compensou, uma vez que este é agora o 20.º meteorito a ser encontrado logo depois de entrar no nosso planeta.

ZAP / RT

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A notícia tem um erro grave pois indica que a idade do meteorito é de 4,5 MILHÕES de anos, quando o que é indicado na fonte é que o meteorito terá 4,5 MIL MILHÕES (billion) de anos. Só assim seria mais antigo que a Terra …
    Há quatro milhões e meio de anos estavamos no Pliocénico e a vida na Terra era já muito semelhante à actual. Os dinossáurios tinham-se estinguido já há 60 milhões de anos.
    Aqui fica a correcção.

RESPONDER

Astrónomos mapeiam grãos de poeira interestelar na Via Láctea

Entre as estrelas da Via Láctea, grandes quantidades de pequenos grãos de poeira flutuam sem rumo. Apesar de formarem os blocos de construção de novas estrelas e planetas, ainda não se sabe quais os elementos …

Inteligência Artificial aprendeu a pintar como Rembrandt

Investigadores ensinaram uma rede neural de Inteligência Artificial a recriar a magnum opus de Rembrandt, à qual lhe faltavam partes da obra original. O cientista Robert Erdmann trabalhou lado a lado com o Rijksmuseum, o museu …

Tempestade de areia "engoliu" cidade na China

Uma forte tempestade de areia "engoliu" a cidade de Dunhuang, no noroeste da China, no passado domingo. De acordo com o South China Morning Post, a forte tempestade de areia, que provocou nuvens de poeira com …

Raíssa faz bolachas com o lema "Fora Bolsonaro". Já se tornaram virais

Uma brasileira começou a fazer bolachas com o lema "Fora Bolsonaro" em jeito de brincadeira, mas agora já vende centenas todos os dias. Aquilo que começou como uma simples brincadeira, acabou por tornar-se viral. A ideia …

Zara, 19 anos, quer ser a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo

Uma jovem, de 19 anos, pôs mãos à obra para levar a cabo um "gap year" (o chamado ano sabático) com um propósito muito fora do comum: tornar-se a mulher mais nova de sempre a …

Francês diz ter usado método matemático para ganhar o Euromilhões

O francês, que não quis revelar a sua fórmula à imprensa, ganhou, no dia 11 de junho, 30 milhões de euros com a combinação com a qual jogava há um mês. A história foi contada, esta …

Mais de metade da população portuguesa já tem a vacinação completa

Mais de metade da população residente em Portugal (52%) já tem a vacinação completa contra a covid-19, revela o relatório semanal de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último relatório semanal …

Campeão olímpico criou problemas no seu país natal

Richard Carapaz, medalha de ouro no ciclismo, foi direto: "O país nunca acreditou em mim". Presidente do Equador, ministro e Comité Olímpico reagiram. Poucos dias depois de ter subido ao pódio final da Volta a França …

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Dois gestos de Cla(ri)sse que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também nos registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas em …