Encontrado o Frankenstein dos vírus gigantes

(dr) Ella Maru Studio / Nature

Klosneuvirus, o "frankenstein" dos vírus gigantes

Klosneuvirus, o “frankenstein” dos vírus gigantes

Uma equipa de investigadores dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA descobriu quatro novos vírus gigantes numa estação de tratamento de águas residuais na Áustria.

As quatro novas espécies de vírus gigantes encontrados formam um novo grupo de vírus, apelidado de Klosneuviruses, e são um tipo de Mimivírus. Provavelmente evoluíram de vírus menores, juntando pedaços de genoma dos seus hospedeiros e incorporando-os no seu próprio código genético.

A descoberta foi apresentada num artigo publicado na revista Science.

Os vírus gigantes Mimivírus foram descobertos em 2003. Podem atingir uma dimensão de até 500 nanómetros de diâmetro, em comparação com algumas dezenas de nanómetros para vírus típicos. Têm também máquinas genéticas mais complexas do que os seus primos mais minúsculos.

Um dos novos Klosneuviruses, por exemplo, é tão grande que possui RNA transportador que pode traduzir o código genético de 19 dos 20 aminoácidos de construção de proteínas encontrados na natureza. Isso é impressionante, mesmo para um vírus gigante.

A tradução é parte do processo no qual as instruções de um gene são decodificadas e executadas. Os vírus usam tRNA em seu processo de replicação, mas nem todos têm seu próprio tRNA – alguns sequestram tRNA de seus hospedeiros.

“Uma vez que a síntese proteica é uma das características mais proeminentes da vida celular, ela mostra que estes novos vírus são mais “celulares” do que qualquer outro conhecido”, disse em comunicado um dos coautores do estudo, Eugene Koonin, biólogo computacional nos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA.

Desvendando os vírus gigantes

A descoberta dos novos vírus foi acidental. A equipa de investigadores, liderada pela bióloga evolucionista Tanja Woyke, estava a estudar sequências genéticas numa estação de tratamento de resíduos de Klosterneuburg, na Áustria, para tentar compreender o mecanismo pelo qual as bactérias convertem amoníaco em nitratos no processo.

A descoberta dos enormes genomas dos novos vírus permitiu aos investigadores compará-los com outros vírus gigantes e com as linhagens do grupo Mimivírus.

A análise mostrou que os Klosneuviruses eram um mosaico de informações genéticas – um “Frankenstein” de diferentes espécies de vírus, muitas delas capturadas a partir de células hospedeiras durante longos períodos de tempo.

Esta abordagem fragmentada para a construção de um vírus gigante sugere que eles surgiram a partir de vírus menores, e não da desintegração de células antigas. Estes vírus provavelmente infectam microrganismos unicelulares, chamados protistas, que vivem na estação de tratamento.

Os primeiros vírus gigantes foram descobertos em ambientes marinhos, na lama de lagoas e até mesmo profundamente no permafrost. Em setembro de 2015 foi descoberto um vírus gigante no gelo da Sibéria que continuava infeccioso ao fim de 30 mil anos.

PARTILHAR

RESPONDER

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …

"Alexa, estou com calor." Já é possível controlar o ar condicionado de um Lamborghini apenas com a voz

A Amazon está a dar um grande passo na indústria automóvel ao integrar a Alexa no Huracán EVO da Lamborghini, não apenas para fazer perguntas, mas dando ao assistente virtual a capacidade de controlar as …

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …

Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout.  "Queríamos ter a certeza de …

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …