Descoberto um vírus gigante no gelo da Sibéria

J.-M. Claverie / PNAS / CNRS

Vista ao microscópio do Mollivirus sibericum

Vista ao microscópio do vírus gigante Mollivirus sibericum

Uma equipa de cientistas franco-russos anunciou ter encontrado um novo vírus gigante na Sibéria, batizado Mollivirus sibericum, que tem cerca de 30 mil anos e foi descoberto em terreno de gelo permanente, ou permafrost.

Esta descoberta mostra que os vírus gigantes “não são incomuns e são muito diversificados”, disse à AFP Jean-Michel Claverie, um dos coordenadores do estudo, publicado esta segunda-feira na revista científica PNAS.

Com a revelação do Mollivirus sibericum, passa para quatro o número de famílias de vírus gigantes identificados desde 2003, incluindo dois já encontrados no permafrost, disse Jean-Michel Claverie, professor de medicina na Universidade de Aix-Marseille e diretor do Laboratório do Genoma e Informações Estruturais de Marselha.

Segundo o cientista, esta descoberta deve levantar questões sobre o risco potencial de alguns destes vírus gigantes acordarem um dia, caso se comecem a agitar porões muito profundos do Ártico em busca de minerais valiosos ou petróleo.

Os vírus gigantes, que têm um diâmetro maior do que 0,5 micron (0,5 milésimo de um milímetro) são facilmente visíveis com um microscópio ótico simples, ao contrário dos outros vírus, podendo ser facilmente confundidos com uma bactéria.

Os investigadores ‘acordaram’ o vírus num laboratório usando amebas, organismos unicelulares como as células hospedeiras, com a intenção de verificar se são ou não patogénicos para o homem ou rato.

IGS CNRS / AMU

Os quatro vírus gigantes descobertos até agora

Os quatro vírus gigantes descobertos até agora

O ano passado, a equipa tinha conseguido reavivar um outro tipo de vírus gigante mantido na mesma amostra de permafrost, chamando-o de Pithovirus.

O mundo científico, que sempre pensou que os vírus eram necessariamente muitos pequenos e compostos apenas por um punhado de genes, passou a classificar vírus como “gigantes” após uma descoberta em 2003 de um vírus composto por mais de mil genes, com o nome Mimivírus, da família do Megavirus chilensis.

A análise do ADN contido na amostra do permafrost confirmou a presença de genoma intacto de Mollivirus sibericum, embora com uma concentração extremamente baixa.

O aquecimento global tem libertado o gelo nas zonas polares, fornecendo o acesso à Sibéria Oriental e do Norte por rotas marítimas, que antes não existiam.

“Se não tivermos cuidado, corre-se o risco de acordar um vírus como a varíola, considerada erradicada”, observou Jean-Michel Claverie.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. “A análise do ADN contido na amostra …”. Sr. ou Srª jornalista não será RNA e não DNA? Pelo que sei os vírus, que não são considerados seres vivos, têm um segmento circular de RNA, mas….

    • Cara leitora, obrigado antes de mais pelo seu reparo.
      Efectivamente, os vírus têm ARN e não ADN. No entanto, a nossa fonte (Lusa) referia DNA.
      Sendo este um vírus diferente do habitual (gigante, ao que parece) pusemos a hipótese de que tivesse ADN em vez de ARN, até por ter “mil genes” – mais do que o normal numa cadeia de ARN.
      Infelizmente, não nos foi possível encontrar, ao contrário do que é habitual, a página específica da PNAS onde o artigo científico foi publicado, para podermos confirmar tratar-se de ADN ou ARN.
      No entanto, todos os sites franceses que consultámos, para recolher informação complementar à notícia, referem ADN, não ARN.
      Optámos assim por manter a informação da Lusa, ADN, até porque no limite podemos atribuir-lhe o sentido lato de “código genético” do vírus.

  2. Esse será o vírus necessário para o tal combate ás tropas chinesas ou outras casos tentem uma terceira guerra mundial, há sempre uma solução para tudo!.

RESPONDER

Indonésia tenta parar violência na Papua com envio de tropas e corte da Internet

O corte do acesso à Internet na Papua e territórios adjacentes e o envio de pouco mais de um milhar de efetivos do exército são a resposta do Governo indonésio à onda de distúrbios que …

Itália tem até terça-feira para formar novo Governo

O Presidente de Itália disse esta quinta-feira, após consultas com os partidos, que há uma maioria parlamentar disposta a formar um novo Governo, pelo que vai permitir estas negociações e convocará novamente os partidos na …

Câmara de Cascais paga multa de 200 mil euros por construção ilegal na praia

A Câmara Municipal de Cascais foi condenada a pagar 200 mil euros pela construção ilegal de um acesso em betão à praia do Abano. A construção que data a 17 de junho de 2009 foi conduzida …

Ocean Viking vai desembarcar em Malta. Reservas de mantimentos estão a chegar ao fim

As reservas de mantimentos para os 356 ocupantes do navio Ocean Viking só são suficientes para quatro dias, alertou esta sexta-feira a organização Médicos Sem Fronteiras frisando que o navio está há 19 dias no …

"Não se cumpre a lei". Veterinários acusam autoridades de não recolherem animais abandonados

O bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Jorge Cid, acusou ontem as autoridades de não estarem a cumprir a lei que obriga a recolher os animais abandonados. Em setembro de 2018, passou a ser aplicada no …

"A Leonor é transexual. Ela existe. É a minha filha." Pais ao lado do Governo e contra a direita

A polémica em torno da Lei de Identidade de Género continua, com as críticas da Direita e com uma petição contra a legislação que já vai em mais de 27 mil assinaturas. Associações de pais …

Médicos de fertilidade usaram o seu próprio esperma em centenas de pacientes

Uma longa reportagem do The New York Times dá conta de vários casos de mulheres que recorreram a médicos especialistas em fertilidade à procura de esperma anónimo e acabaram por receber o esperma do próprio …

Nenhum rohingya se apresentou para sair do Bangladesh e regressar a Myanmar

O Comissário para os Refugiados, Assistência e Repatriamento do Bangladesh, Abul Kalam, disse na quinta-feira que nenhum rohingya se apresentou para regressar a Myanmar (antiga Birmânia) numa segunda tentativa de repatriamento da etnia muçulmana. Numa conferência …

No ano letivo passado, houve nove denúncias de praxes abusivas

A linha de denúncias de praxes abusivas e violentas recebeu no passado ano letivo nove queixas relativas a agressões entre alunos que aconteceram, na sua maioria, em instituições de Ensino Superior do norte do país. A …

Motorista de autocarro apanhado a ver filme enquanto conduz 30 passageiros para Lisboa

As imagens de um motorista de autocarro que foi gravado a ver um filme, enquanto estará a conduzir o veículo com 30 passageiros, de Coimbra até Lisboa, estão a gerar burburinho e preocupações de segurança …