Descoberto um vírus gigante no gelo da Sibéria

J.-M. Claverie / PNAS / CNRS

Vista ao microscópio do Mollivirus sibericum

Vista ao microscópio do vírus gigante Mollivirus sibericum

Uma equipa de cientistas franco-russos anunciou ter encontrado um novo vírus gigante na Sibéria, batizado Mollivirus sibericum, que tem cerca de 30 mil anos e foi descoberto em terreno de gelo permanente, ou permafrost.

Esta descoberta mostra que os vírus gigantes “não são incomuns e são muito diversificados”, disse à AFP Jean-Michel Claverie, um dos coordenadores do estudo, publicado esta segunda-feira na revista científica PNAS.

Com a revelação do Mollivirus sibericum, passa para quatro o número de famílias de vírus gigantes identificados desde 2003, incluindo dois já encontrados no permafrost, disse Jean-Michel Claverie, professor de medicina na Universidade de Aix-Marseille e diretor do Laboratório do Genoma e Informações Estruturais de Marselha.

Segundo o cientista, esta descoberta deve levantar questões sobre o risco potencial de alguns destes vírus gigantes acordarem um dia, caso se comecem a agitar porões muito profundos do Ártico em busca de minerais valiosos ou petróleo.

Os vírus gigantes, que têm um diâmetro maior do que 0,5 micron (0,5 milésimo de um milímetro) são facilmente visíveis com um microscópio ótico simples, ao contrário dos outros vírus, podendo ser facilmente confundidos com uma bactéria.

Os investigadores ‘acordaram’ o vírus num laboratório usando amebas, organismos unicelulares como as células hospedeiras, com a intenção de verificar se são ou não patogénicos para o homem ou rato.

IGS CNRS / AMU

Os quatro vírus gigantes descobertos até agora

Os quatro vírus gigantes descobertos até agora

O ano passado, a equipa tinha conseguido reavivar um outro tipo de vírus gigante mantido na mesma amostra de permafrost, chamando-o de Pithovirus.

O mundo científico, que sempre pensou que os vírus eram necessariamente muitos pequenos e compostos apenas por um punhado de genes, passou a classificar vírus como “gigantes” após uma descoberta em 2003 de um vírus composto por mais de mil genes, com o nome Mimivírus, da família do Megavirus chilensis.

A análise do ADN contido na amostra do permafrost confirmou a presença de genoma intacto de Mollivirus sibericum, embora com uma concentração extremamente baixa.

O aquecimento global tem libertado o gelo nas zonas polares, fornecendo o acesso à Sibéria Oriental e do Norte por rotas marítimas, que antes não existiam.

“Se não tivermos cuidado, corre-se o risco de acordar um vírus como a varíola, considerada erradicada”, observou Jean-Michel Claverie.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. “A análise do ADN contido na amostra …”. Sr. ou Srª jornalista não será RNA e não DNA? Pelo que sei os vírus, que não são considerados seres vivos, têm um segmento circular de RNA, mas….

    • Cara leitora, obrigado antes de mais pelo seu reparo.
      Efectivamente, os vírus têm ARN e não ADN. No entanto, a nossa fonte (Lusa) referia DNA.
      Sendo este um vírus diferente do habitual (gigante, ao que parece) pusemos a hipótese de que tivesse ADN em vez de ARN, até por ter “mil genes” – mais do que o normal numa cadeia de ARN.
      Infelizmente, não nos foi possível encontrar, ao contrário do que é habitual, a página específica da PNAS onde o artigo científico foi publicado, para podermos confirmar tratar-se de ADN ou ARN.
      No entanto, todos os sites franceses que consultámos, para recolher informação complementar à notícia, referem ADN, não ARN.
      Optámos assim por manter a informação da Lusa, ADN, até porque no limite podemos atribuir-lhe o sentido lato de “código genético” do vírus.

  2. Esse será o vírus necessário para o tal combate ás tropas chinesas ou outras casos tentem uma terceira guerra mundial, há sempre uma solução para tudo!.

RESPONDER

Investigação confirma que avião ucraniano foi abatido por dois mísseis iranianos

Um relatório de investigação preliminar da Organização de Aviação Civil Iraniana (CAO) acaba de confirmar que foram lançados dois mísseis contra o Boeing 737 da Ukraine International Airlines, abatido a 8 de janeiro pelas forças …

Real Madrid contrata Reinier. É a transferência de inverno mais cara de sempre do clube

O Real Madrid confirmou hoje a contratação do médio ofensivo brasileiro Reinier, que atuava no Flamengo de Jorge Jesus, num negócio que envolve uma verba de 30 milhões de euros, segundo a imprensa espanhola. Os 'merengues' …

Hospitais de Santa Maria e Pulido Valente querem "internar" em casa 1.800 pacientes por ano

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) vai começar no princípio de fevereiro a “internar” doentes em casa, projetando que, dentro de três anos, seja o maior serviço de hospitalização domiciliária do país, tratando 1.800 …

Pneumonia viral na China já fez seis vítimas mortais

Subiu para seis o número de mortos na China devido ao vírus de pneumonia que está a assolar o País. Esta terça-feira registaram-se 77 novos casos da misteriosa doença com origem na cidade Wuhan, elevando …

Gil Vicente tem um registo único em Portugal e apenas igualado por "gigantes" europeus

O Gil Vicente é a única equipa imbatível em casa na liga portuguesa. Apenas oito equipas no resto da Europa conseguem equiparar este registo de invencibilidade. O Gil Vicente é a única equipa da Liga NOS …

Governo avança com incentivos à natalidade. Baixas para assistência a filho vão ser pagas a 100%

O Governo vai avançar com novos incentivos à natalidade. Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, avança que as baixas para assistência aos filhos passarão a ser pagas a 100%. Em entrevista ao …

OE2020. Afinal, o risco de incumprimento é "bastante baixo"

O presidente do Eurogrupo e ministro das Finanças de Portugal mostrou-se esta segunda-feira despreocupado com os alertas da Comissão Europeia, afirmando que, enquanto responsável pela elaboração do Orçamento de Estado para 2020, não conta ter …

Claques do Sporting vão passar a estar numa caixa de segurança no Estádio de Alvalade

A partir da próxima época, o Sporting vai colocar todas as suas claques na arquibancada do Estádio de Alvalade e no interior de caixas de segurança. As claques serão assim "despromovidas" do primeiro anel do …

Rui Tavares sentiu "vergonha alheia" durante discurso de Joacine no Congresso do Livre

O fundador do Livre, Rui Tavares, disse ter sentido “a vergonha alheia dos outros” durante o discurso de Joacine Katar Moreira no congresso do fim de semana. Em entrevista ao Diário de Notícias, o fundador do …

Dono de poço onde Julen morreu condenado a um ano de prisão

O juiz do Tribunal de Instrução n.º 9 de Málaga aceitou o acordo alcançado entre os pais de Julen Roselló, o menino de dois anos que morreu depois de cair num poço, e o dono …