/

Encontrado o dinossauro com mais problemas de saúde do mundo

Eduard Solà / Wikimedia

Fóssil de Dilophosaurus em exibição no Royal Ontario Museum, Canadá

Fóssil de Dilophosaurus em exibição no Royal Ontario Museum, Canadá

Foi recentemente identificado o dinossauro do Jurássico que bate todos os recordes de problemas de saúde. O resiliente terápode sobreviveu a oito graves feridas, enfermidades e deformações.

O dinossauro com mais inconvenientes de saúde de sempre foi recentemente identificado. No momento da sua morte, este terápode Dilophosaurus tinha nada menos do que oito lesões, enfermidades e deformações graves, revela um estudo publicado esta quarta-feira na PLOS One.

O dinossauro com mais contrariedades conhecido até agora era Sue, uma Tiranossauris Rex que se encontra exposta no Museu de História Natural de Chicago. A infeliz Sue tem quatro ossos fracturados nas patas dianteiras.

“Não nos limitámos a bater o recorde de lesões de Sue, duplicámos esse recorde”, diz o paleontólogo Phil Senter, professor de Biologia na Fayetteville State University da Carolina do Norte, e co-autor do estudo, citado pela Live Science.

Os Dilophosaurus eram bípedes carnívoros do Jurássico, pesavam até 500 quilogramas e mediam cerca de seis metros de comprimento.

Este infeliz exemplar, em particular, foi encontrado no Arizona, em 1942. Ninguém lhe tinha prestado atenção, até que Phil Senter e Sara Juengst, antropóloga e arqueóloga da Apalachian State University, em Boone, nos Estados Unidos, se interessaram pelos restos do animal.

Os investigadores descobriram, em primeiro lugar, que o dinossauro tinha uma fractura curada na omoplata esquerda.

Além disso, o seu cúbito esquerdo apresentava sinais de uma osteomielite – uma inflamação óssea, habitualmente causada por uma infecção bacteriana ou fúngica.

Ao contrários dos mamíferos, os dinossauros e as aves não conseguem regenerar o tecido ósseo depois de uma inflamação.

P.Senter, S.L.Juengst / PLOS One

O Dilophosaurus encontrado por Phil Senter e Sara L. Juengst tinha oito lesões, enfermidades e deformações graves

O Dilophosaurus encontrado por Phil Senter e Sara Juengst tinha oito lesões, enfermidades e deformações graves

O lado direito do corpo do Dilophosaurus estava longe de estar intacto. Os investigadores descobriram nada menos que 3 sarcomas osteogénicos – tumores ósseos malignos – que afligiam o terápode.

E como se não bastasse, o animal sofria de osteodisplasia, uma perturbação do desenvolvimento ósseo no decurso do seu desenvolvimento, que numa das patas lhe provocou uma deformação de dois dos três dedos que caracterizam os terápodes.

“É como se o indivíduo estivesse sempre a mostrar o dedo aos outros num gesto obsceno”, diz Senter.

Este não é apenas o dinossauro mais doente do mundo. É também o mais malcriado.

P.Senter, S.L.Juengst / PLOS One

O Dilophosaurus sofria de Osteodisplasia

O Dilophosaurus sofria de Osteodisplasia

AJB, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.