Encontrado corpo de triatleta desaparecido no rio Minho

O corpo do triatleta que desapareceu no rio Minho, no último domingo, foi encontrado esta quinta-feira pelas autoridades, que tinham retomado as buscas ao início da manhã.

Fonte da Polícia Marítima adiantou à agência Lusa que o corpo do triatleta foi avistado pelas 07h10, no rio Minho, em frente às piscinas de Vila Nova de Cerveira. O corpo foi avistado por um bombeiro voluntário, a cerca de 500 metros a montante do cais, onde estava o navio da Marinha, tendo sido transportado para o Instituto de Medicina Legal de Viana do Castelo.

O triatleta, de 23 anos e natural de Barcelos, desapareceu no último domingo, quando fazia a travessia do rio Minho, durante o XII Triatlo da Amizade Cerveira-Tomiño, organizado pelos municípios de Vila Nova de Cerveira, Alto Minho, e Tomiño, na Galiza.

Segundo o comandante da Capitania do Porto de Caminha, Pedro Cervaens Costa, o corpo foi encontrado a flutuar, provavelmente devido à temperatura da água. “As águas do rio estão muito quentes, o que terá acelerado a flutuação”, afirmou.

No domingo, o presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, tinha dito à Lusa que o jovem deixou de ser visto nadar no primeiro terço da prova.

De acordo com o Público, o atleta terá tido dificuldades assim que entrou na água e pediu ajuda pouco antes de se afogar. Juan Díaz, coordenador do dispositivo de busca e salvamento espanhol, disse à agência EFE que uma das embarcações ainda se conseguiu aproximar do jovem, que se poderá ter sentido indisposto, mas os tripulantes não conseguiram ajudá-lo.

Para as buscas desta quinta-feira estavam destacados 40 operacionais, lanchas, uma delas espanhola, motas de água e botes.

O Ministério Público português já abriu um inquérito para apurar as causas da morte do triatleta. A Federação de Triatlo de Portugal, a Federación Galega de Triatlon e Péntatlon Moderno, a Pedal’Arte – Associação de Cicloturismo e Triatlo, a Câmara de Vila Nova de Cerveira e o Concello de Tomiño afirmam, num comunicado conjunto, que aguardam “com a brevidade possível o apuramento dos factos inerentes ao sucedido”.

Na mesma nota, as entidades subscritoras pedem ainda “o respeito necessário de forma a que família e amigos possam realizar as cerimónias fúnebres com a maior privacidade possível”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …