“Uma memória a flutuar no oceano.” Encontrada, dois anos depois, uma mensagem numa garrafa

Uma mensagem no interior de uma garrafa sobreviveu a uma viagem de dois anos pelo oceano. Recentemente, chegou às mãos de um ativista ecológico, enquanto limpava uma praia da Papua Nova Guiné.

Em novembro do ano passado, Steven Amos limpava uma praia na ilha de Panasesa, na Papua Nova Guiné, quando encontrou inesperadamente uma garrafa que, no seu interior, continha grãos de arroz, cartuchos e uma carta.

Segundo o The Guardian, a garrafa foi lançada ao mar no dia 8 de janeiro de 2019, por Niki Nie, uma adolescente norte-americana que viajava num navio com a sua família, de Vanuatu para as Ilhas Marshall.

“Suponho que se está a ler esta carta, significa que a garrafa sobreviveu à sua longa jornada e conseguiu chegar às suas mãos com segurança. Espero que esteja bem! Estou muito curiosa para saber onde foi parar esta garrafa e quanto tempo demorou a viagem”, lê-se.

Amos confessou ao diário britânico que, quando leu a carta, fez “os possíveis para entrar em contacto” com Niki Nie. Os esforços não foram em vão: “Fiquei tão animado que não consegui dormir quando me disseram que ia conhecê-la pelo Zoom.”

Durante a conversa, o ativista ambiental convidou a jovem a visitar a ilha quando as restrições às viagens impostas pela pandemia de covid-19 forem levantadas.

Por sua vez, Niki Nie confessou que, ao atirar a garrafa ao mar, nunca imaginou que poderia encontrar o “destinatário”, muito menos a 2.500 quilómetros do local de lançamento. “Eu só queria deixar um pequeno pedaço, uma memória a flutuar no oceano”, disse Nie.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Por isso é que há tanto lixo a boiar nos oceanos. Todos querem mandar uma mensagem para alguém. Mas a maior parte das mensagens não estão dentro de garrafas, estão escritas por fora das garrafas, são as listas de ingredientes e a data de validade…

RESPONDER

As vacas podem aprender a ir à casa de banho - e assim ajudar a salvar o Planeta

Os excrementos largados pelas vacas podem ser bastante prejudiciais para o Planeta, mas esta situação pode ser controlada se estes animais aprenderem a usar algo inesperado para a espécie de quatro patas - uma casa …

A receita para produzir cimento em Marte pode levar sangue, suor e lágrimas

Investigadores propõe que se produza cimento em Marte ou na Lua combinando poeira com sangue, suor e lágrimas de astronautas. No seu discurso inaugural como primeiro-ministro do Reino Unido, em 1940, Winston Churchill mostrou como as …

Podem já ter existido buracos negros microscópicos

Investigadores sugerem que, nos primeiros momentos do Big Bang, podem ter existido buracos negros primitivos do tamanho de um átomo de potássio. Desde sempre, os seres humanos quiseram explicar os fenómenos mais imprevisíveis e perturbadores do …

Liga dos Campeões: Haaland quebrou recorde de Nistelrooy (numa lista com Mário Jardel)

Primeiro jogo do grupo do Sporting terminou com vitória dos favoritos. Mas o mesmo não aconteceu na Moldávia. Segundo dia da primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões 2021/22, com recorde na Turquia …

O "maior escritório flutuante do mundo" foi construído para resistir às alterações climáticas

Um edifício flutuante foi construído em Roterdão, na Holanda, para resistir às alterações climáticas — se o nível da água subir, o "maior escritório flutuante do mundo" acompanhará a maré. De acordo com o New Atlas, …

"O sistema inteiro permitiu e perpetrou". Biles acusa Federação de ser cúmplice dos abusos de Nassar

Simone Biles culpou nesta quarta-feira a federação de ginástica dos Estados Unidos e “todo o sistema” por permitir que Larry Nassar, médico da equipa nacional durante 20 anos, abusasse sexualmente dela e de centenas de …

Os psicólogos descobriram um misterioso novo fenómeno - o efeito de desvalorização do clone

Um novo estudo aponta possíveis efeitos com a evolução da tecnologia e concluiu que ver rostos humanos duplicados tende a causar desconforto nas pessoas. Uma nova investigação publicada no PLOS One concluiu que os rostos humanos …

Remodelação no Reino Unido. Johnson demite ministros da Educação, Justiça e Habitação

Os ministros da Educação, Habitação e Justiça foram hoje demitidos do Governo britânico no âmbito da remodelação que o primeiro-ministro, Boris Johnson, iniciou, na sequência de várias crises, como a da pandemia ou a da …

Atlético 0-0 Porto | Dragão não treme no teste de Madrid

MINUTO 79. Renan Lodi e Kondogbia desentenderam-se, Taremi aproveitou, tirou Oblak do caminho e marcou. Porém, a festa nortenha durou poucos segundos. Após auxílio do VAR, o juiz Ovidiu Haţegan anulou o “tento”. Já no período …

Sporting 1-5 Ajax | Poker de Haller chama leão à realidade

O Sporting regressou à Liga dos Campeões da pior maneira. Na recepção ao Ajax, os comandados de Rúben Amorim foram goleados por 5-1, numa partida em que abriram uma autêntica auto-estrada no flanco esquerdo para …