Encontrado fio de cabelo que terá sido de Leonardo da Vinci

Dois investigadores italianos descobriram um fio de cabelo atribuída a Leonardo Da Vinci numa coleção particular nos Estados Unidos e acreditam que será útil para monitorizar o seu ADN.

“Descobrimos e recuperamos um fio do cabelo de Leonardo. Com outro resto seu, esta relíquia extraordinária permitirá que se continue a procurar o seu ADN”, disse o diretor do Museu Ideal Leonardo da Vinci, Alessandro Vezossi e a historiadora Agnese Sabato.

O cabelo será mostrado pela primeira vez numa conferência de imprensa em Vinci, em Itália, em 2 de maio, o dia em que se comemora os 500 anos da sua morte em 1519 em França, onde viveu os seus últimos anos protegido pelo rei Francisco I. Na conferência de imprensa, uma série de documentos provará a “antiga origem francesa” do cabelo e será inaugurada ainda a exposição “Leonardo Live”, conta a ABC.

Na opinião da especialista Sabato, a descoberta é “o elemento que falta para dar “concretização científica” às suas investigações sobre a família do artista renascentistas, que morreu sem filhos e que está enterrado no castelo de Amboise, no centro de França.

Alessandro Vezossi e Agnese Sabato já tinham anunciado em 2016 que tinham conseguido encontrar descendentes vivos de Leonardo da Vinci – em linha indireta. Concretamente, seriam da parte do pai Piero e do seu irmão Domenico.

“Graças à análise genética deste resíduo, que será cruzados com testes de ADN dos descendentes vivos e as sepulturas que temos encontrado nos últimos anos, é agora possível proceder à busca do ADN do génio”, comemorou o especialista.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Astrónomos treinam IA para encontrar antigas colisões de galáxias

Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. Os astrónomos encontraram agora uma nova forma de as encontrar. Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. …

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …

Panteras da Flórida estão a agir como se tivessem sido envenenadas (e os cientistas não sabem porquê)

Algumas panteras da Flórida, nos Estados Unidos, estão a ter um comportamento estranho ao andar, quase como se tivessem sido envenenadas. Os cientistas ainda não conseguiram perceber porquê. De acordo com o Washington Post, pelo menos …

SL Benfica 0-2 FC Porto | "Dragão" astuto arranca triunfo na Luz

O FC Porto foi ao Estádio da Luz vencer o “clássico” por 2-0 e recuperar a desvantagem de três pontos que tinha no campeonato. Com uma estratégia muito bem montada, baseada numa grande pressão sobre o …

Câmaras de Inteligência Artificial podem ser a solução para evitar tiroteios

Câmaras de videovigilância com Inteligência Artificial podem ser a solução para pôr um fim aos tiroteios. Esta tecnologia é capaz de detetar armas de fogo e avisar logo de seguida as autoridades. Com as dificuldades em …

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% do que os médicos fazem é "fantochada"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …