Operação Saco Azul. Empresas “zombie” terão desviado 1,8 milhões do Benfica

António Pedro Santos / Lusa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e a SAD do clube lisboeta foram constituídos arguidos pelo crime de fraude fiscal, no âmbito da operação ‘saco azul’, confirmou esta terça-feira à agência Lusa fonte oficial dos encarnados.

Contactada pela agência Lusa, fonte oficial dos encarnados confirmou que a SAD do Benfica é um dos dois arguidos coletivos cuja constituição foi revelada esta terça-feira pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e que Luís Filipe Vieira é o único arguido individual, por presidir à sociedade em causa.

A mesma fonte disse que os advogados do clube apresentaram um requerimento, a fim de saberem se o processo está em segredo de justiça, ressalvando que em causa está um processo de crime fiscal, que nada tem a ver com questões desportivas ou ‘sacos azuis’.

O inquérito é dirigido pelo Ministério Público (MP) do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) e investiga factos suscetíveis de integrarem crime de fraude fiscal, segundo a PGR. A investigação da Autoridade Tributária (AT) remonta a 2018, quando foram feitas buscas às instalações ‘encarnadas’, por suspeitas da emissão de faturas de serviços fictícios de uma empresa informática, que o Benfica pagou.

O jornal A Bola noticia esta terça-feira que Luís Filipe Vieira foi ouvido na segunda-feira, tendo sido constituído arguido, acrescentando que outros dirigentes ‘encarnados’ devem ser ouvidos nos próximos dias, casos do administrador executivo da SAD, Domingos Soares de Oliveira, e do diretor financeiro, Miguel Moreira.

Em causa estarão 1,8 milhões de euros que terão sido pagos pelas sociedades ‘encarnadas’, durante seis meses, para pagar serviços que não foram prestados.

De acordo com as suspeitas, trata-se de um esquema que envolvia empresas que prestariam serviços fictícios, sobretudo de consultadoria informática, passavam faturas, mas os serviços nunca eram prestados, detalha o Correio da Manhã.

O objetivo, continua o mesmo jornal, passava por “retirar dinheiro da SAD do Benfica, de forma justificada, e sem ninguém perceber”. As empresas em causa são consideradas “zombie”, uma vez que têm muito pouca ou quase nenhuma atividade de faturação.

Terá sido alerta bancário sobre movimentações financeiras fez soar os alarmes da PJ.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Desviar!?!? Estas empresas são plataformas de pagamentos ilícitos (neste caso da direcção do Benfica). Muito provavelmente para obtenção de favores (corrupção?). Não faz sentido um clube de futebol com o orçamento do Benfica lavar 1,8M para fugir aos impostos …

  2. Sou Benfiquista e minha opinião do presidente é que ele elevou o benfica para um patamar que já não tinhamos á muitos anos, mas a ser verdade isto, confesso que se for preso acho justo ele e todos os ladrões do meu País, como esse Pinto da Costa, Valentim Loureiro e todos, sou Benfiquista mas não sou parvo, prisão.

  3. Os casos são tantos e variados que o Benfica parece ser uma central de corrupção e ilicitudes neste país, têm carta branca e é só deixar correr o tempo para que se confirme o que escrevo, a montanha irá parir um rato ou nem isso sequer!

  4. “… para pagar serviços que não foram prestados”. Ai não foram.. Basta olhar para os últimos campeonatos dos vermelhos, e a total impunidade face à manipulação desportiva já desmascarada, para perceber que os serviços foram e continuam a ser muito bem prestados!

RESPONDER

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …

PSP apresenta queixa contra jornal Público por causa de cartoon no "Inimigo Público"

A PSP anunciou esta sexta-feira que vai apresentar queixa contra o jornal Público pela publicação, no suplemento Inimigo Público, de um cartoon com uma figura vestida de uniforme, “aparentemente relacionado com uma ação com conotação …

Tensão no Mediterrâneo. Macron envia ajuda militar à Grécia em conflito com a Turquia

O presidente Emmanuel Macron anunciou, quarta-feira, o envio de forças francesas para o Mediterrâneo Oriental. A intenção turca de procurar petróleo e gás no fundo do mar, tem criado tensão política entre a Grécia e …

"O material escolar mais importante". Escolas já receberam verba para comprar máscaras

As escolas já receberam as verbas para comprar as máscaras que irão distribuir gratuitamente pelos alunos e funcionários e alguns estabelecimentos de ensino estão a planear ter equipamentos extra Dentro de um mês, em meados de …