Operação Saco Azul. Empresas “zombie” terão desviado 1,8 milhões do Benfica

António Pedro Santos / Lusa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e a SAD do clube lisboeta foram constituídos arguidos pelo crime de fraude fiscal, no âmbito da operação ‘saco azul’, confirmou esta terça-feira à agência Lusa fonte oficial dos encarnados.

Contactada pela agência Lusa, fonte oficial dos encarnados confirmou que a SAD do Benfica é um dos dois arguidos coletivos cuja constituição foi revelada esta terça-feira pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e que Luís Filipe Vieira é o único arguido individual, por presidir à sociedade em causa.

A mesma fonte disse que os advogados do clube apresentaram um requerimento, a fim de saberem se o processo está em segredo de justiça, ressalvando que em causa está um processo de crime fiscal, que nada tem a ver com questões desportivas ou ‘sacos azuis’.

O inquérito é dirigido pelo Ministério Público (MP) do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) e investiga factos suscetíveis de integrarem crime de fraude fiscal, segundo a PGR. A investigação da Autoridade Tributária (AT) remonta a 2018, quando foram feitas buscas às instalações ‘encarnadas’, por suspeitas da emissão de faturas de serviços fictícios de uma empresa informática, que o Benfica pagou.

O jornal A Bola noticia esta terça-feira que Luís Filipe Vieira foi ouvido na segunda-feira, tendo sido constituído arguido, acrescentando que outros dirigentes ‘encarnados’ devem ser ouvidos nos próximos dias, casos do administrador executivo da SAD, Domingos Soares de Oliveira, e do diretor financeiro, Miguel Moreira.

Em causa estarão 1,8 milhões de euros que terão sido pagos pelas sociedades ‘encarnadas’, durante seis meses, para pagar serviços que não foram prestados.

De acordo com as suspeitas, trata-se de um esquema que envolvia empresas que prestariam serviços fictícios, sobretudo de consultadoria informática, passavam faturas, mas os serviços nunca eram prestados, detalha o Correio da Manhã.

O objetivo, continua o mesmo jornal, passava por “retirar dinheiro da SAD do Benfica, de forma justificada, e sem ninguém perceber”. As empresas em causa são consideradas “zombie”, uma vez que têm muito pouca ou quase nenhuma atividade de faturação.

Terá sido alerta bancário sobre movimentações financeiras fez soar os alarmes da PJ.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Desviar!?!? Estas empresas são plataformas de pagamentos ilícitos (neste caso da direcção do Benfica). Muito provavelmente para obtenção de favores (corrupção?). Não faz sentido um clube de futebol com o orçamento do Benfica lavar 1,8M para fugir aos impostos …

  2. Sou Benfiquista e minha opinião do presidente é que ele elevou o benfica para um patamar que já não tinhamos á muitos anos, mas a ser verdade isto, confesso que se for preso acho justo ele e todos os ladrões do meu País, como esse Pinto da Costa, Valentim Loureiro e todos, sou Benfiquista mas não sou parvo, prisão.

  3. Os casos são tantos e variados que o Benfica parece ser uma central de corrupção e ilicitudes neste país, têm carta branca e é só deixar correr o tempo para que se confirme o que escrevo, a montanha irá parir um rato ou nem isso sequer!

  4. “… para pagar serviços que não foram prestados”. Ai não foram.. Basta olhar para os últimos campeonatos dos vermelhos, e a total impunidade face à manipulação desportiva já desmascarada, para perceber que os serviços foram e continuam a ser muito bem prestados!

RESPONDER

Menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais e menos 151 mil cirurgias em 2020

No ano em que a pandemia chegou a Portugal, houve menos 151 mil cirurgias e menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais públicos. A covid-19, que chegou a Portugal a 2 de março de 2020, obrigou …

Várias escolas de Tóquio pedem "certificados de cabelo real" aos alunos

As escolas japonesas são conhecidas pela sua rigidez relativamente à aparência dos seus alunos, tanto que os estudantes que não seguem o padrão de "cabelo liso e preto" têm de apresentar provas. Dados divulgados, esta semana, …

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …

Mais 41 mortes e 718 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais 41 mortes e 718 novos novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 718 …

Navalny chega a colónia penal a leste de Moscovo

O principal opositor do Kremlin chegou, este domingo, a uma zona a cerca de 200 quilómetros a leste de Moscovo para ser transferido para uma colónia penal onde vai cumprir a sua pena, informou um …

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …

Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da …

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …

Siza Vieira anuncia que Programa Apoiar vai ser reforçado e alargado

O programa Apoiar, destinado a empresas afetadas pela pandemia da covid-19, vai ser reforçado e alargado a novas situações, anunciou o ministro da Economia, indicando que as medidas vão ser anunciadas na próxima semana. "Queremos reforçar …